Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilO que "acende" dentro do tubo é gás ionizado (=plasma). O plasma fica instável devido a:
(1) Temperatura elevada (o "efeito laser" ocorre no gás, porém, ao aquecer muito deixa de ocorrer) devido ao resfriamento deficiente do tubo (dos gases em seu interior); (2) Mistura de gases gasta (com o uso, o CO2 se converte gradualmente em CO) resultando em "efeito laser" instável; (3) Tensão da fonte laser baixa ou apresentando instabilidades; (4) O menos provável, sendo um feixe de partículas ionizado onde circula corrente elétrica, o feixe pode ser desviado por campo magnético externo. Clube CNC BrasilNeste caso...Tensão da fonte laser baixa ou apresentando instabilidades...
Não tem nada haver com o nivelamento da máquina ou do tubo... Como disse nosso Nobre colega Minilathe...O que "acende" dentro do tubo é gás: Não tem como nivelar o gás...aquela oscilação do gás (luz) é simplesmente instabilidade da fonte... Abraço... ![]() Clube CNC BrasilVichi!!!.... agora complicou!!..
Quer dizer então que não tem nada a ver com nivelação do tubo? Pelo que ensina o professor Gil a coisa tem mais a ver com a estabilidade da fonte e com os gases que propriamente com a posição em que se encontra o tubo... O relato de várias pessoas dizendo que sanou o problema ao nivelar o tubo tem a ver então com o que?... já ouvi vários comentários de pessoas relatando isto. Que ao nivelar o tubo o problema desapareceu.... seria coincidência? Eu, em minha humilde opinião, não vejo mesmo nenhuma relação entre nível e geração de plasma pela ionização dos gases... ou seria o caso que citei, o fato de gases serem mais pesados ou mais leves que o ar e se adensarem mais em um lugar que outro, ao ser tirado do nível? Mesmo isto ainda não explicaria o fato, uma vez que imagino que dentro destes tubos é feito vácuo... Sei lá... tem algum mistério misterioso rondando este tema... Clube CNC BrasilO fato de alguns gases "serem mais pesados que o ar" é uma afirmação vaga e que não se aplica neste caso, pois:
(1) Dentro do tubo não há ar, mas uma mistura de 3 gases. Assim, o que ocorre com essa mistura dentro do tubo não tem relação com o ar, fora do tubo. (2) O ar é de fato uma mistura de gases, com predominância de nitrogênio (70%) e se um balão com gás mais leve (exemplo: gás hélio) que a mistura tende a flutuar no ar, mas se não houver um balão separando esse gás se dissipa e se mistura ao ar. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Parece ser algo no tubo... Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ... Empresa do Cássio Alvarenga... Especialista em tubos... Vou procurar aparecer mais aqui ![]() O tubo laser tem 3 tubos, 1º interno que é o ressonante onde a corrente eletrica passa e acende o feixe. 2º o tubo refrigerante que passa água e fica logo sobre o tubo ressonante para esfria-lo. 3º O tubo externo, maior, que é o reservatório de gás. Quando o gás do tubo ressonante vai esquentando ele tem que circular para que não esquente muito (a taxa de depredação do CO2 em CO é proporcional a temperatura) e também para que o gás mantenha a condição de pressão ideal para funcionar com a maxima eficiencia. O gás esquenta mais na parte em contato com o eletrodo de alta tensão, nessa parte que o gás do ressonante sai para o reservatório: E é na outra ponta que ele entra: Assim que o gás sai do ressonante, logo em seguida tem uma espiral de tubo de vidro (essa que é danada pra quebrar no transporte ![]() Nem sempre, pois já vi casos em que o tubo, que tem vidro vagabundo ![]() Agora, fica obvio a saida para o espiral tem que ficar virada para cima para facilitar a circulação do gás, (nessa hora que o pessoal pensa: "Vixxx, vou ate conferir o meu" ![]() ![]() ![]() Os tubos laser de alta potencia tem um sistema de circulação forçada, a Trumph por exemplo inovou quando lançou um ressonador TURBINADO, onde a turbina faz o gás circular em alta velocidade:
Clube CNC BrasilEnfim, como sabemos que o gás circula por convecção, o eletrodo de alta-tesão tem que ficar nivelado ou para cima, caso contrario ele vai circular ao contrario e isso é ruim, pois o gás já vai começar quente no ressonador pro causa do eletrodo de AT ser bem quente.
O gás saindo pelo lado errado acostuma a "dançar" mesmo, pois, como disse, a corrente tende a seguir pelo caminho menos resistivo, que no caso é o caminho ionizado. Veja uma brincadeira que ja fiz com alta-tensão para testar um variac "achado no lixo" que reformei, ao acender a centelha o ar esquenta e sobe a corrente acompanha a subida pois ela tende a ir no ar ionizado (plasma), ate que chega um ponto que o caminho é longo demais e a corrente tende a ir pelo mais facil, ai o arco para e o processo inicia-se pela base novamente:
Este é o mesmo principio de funcionamento da tocha a plasma, o ar comprimido empurra o plasma para chapa, como plasma é super quente ele derrete a chapa facil facil. Agora, isso não é exclusivamente por causa da ionização, já vi casos que a frequência da fonte tava variando e aconteceu essa "dança" o gás quando esta velho também tende a dançar mais, creio que o CO conduza mais que os outros gases e deixe a coisa instavel, não sei... Geralmente é uma mistura de todos os fatores que faz o feixe dançar ou não. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login diz a lenda que esses tubos não funcionam muito bem se não estiveram na horizontal, e creio que isso seja verdade se não algum abençoado (oriental com sempre) já teria feito uma laser comercial com o tubo como se fosse um spindle de router, eliminando assim o uso de espelhos! Ate que funciona e melhor! Como disse o eletrodo "quente" tem que ficar mais alto. Um asiatico (como sempre) já vez isso:
Mas tem um porem, o tubo dele fica paradinho e a mesa que mexe, imagine um tubo instalado assim em uma laser comum gravando pra la e pra ca, com a primeira chicotada o tubo parte no meio ![]() Sem falar que a mesa deveria mover muito rapido para gravação, seria uma mesa enorme, com trilhos enormes, etc... É melhor usar o pórtico móvel e os espelhos... Agora se for para corte e gravação lenta e mesa pequena (caso do asiático) serve muito bem. Clube CNC BrasilHá!!!... agora sim...
Cássio Alvarenga tava mesmo fazendo falta nesta postagem.. rssssssss Fiquei encucado com isto, do feixe "dançar" apenas por estar fora de nível.. rs Quer dizer, o problema na realidade tá na saída dos gases.. e eu nem imaginava que ele circulava lá dentro do tubo.. pensei que era mais ou menos como uma lâmpada fluorescente, onde o gás ioniza dentro do tubo sem provocar uma circulação forçada como esta... Muito boa explicação.. valeu Cássio... Clube CNC BrasilPutz, como faço pra ficar sabido como esses cara
![]() ![]() ![]() Melhor fazer meus puzzles mesmo. Bom mas a critério de informação, quer dizer que uma maquina laser com tubo fixo na vertical, e mesa móvel, teremos um ganho no rendimento (velocidade x espessura do material) bem significativo, já que não teremos problemas com perca nos espelhos por sujeira, poeira, umidade, riscos em espelhos, distancia da mesa e sei lah mais o que, que interfere. A pergunta é, qual esse percentual de rendimento? É logico que seria um trambolho feito as router s com pórtico fixo, já até ví lasers assim mas tem um espelho e o tubo fica na horizontal. To curioso sobre esse rendimento. ![]() ![]() ![]() ![]() Clube CNC BrasilClube CNC Brasilquando ele crescer vai ficar fera mesmo
![]() ![]() ![]() ![]() grande cassio ![]() aproveitando meu amigo, estou esperando sua chamada para ir ai levar o tubo para encher ![]() ![]() ![]() ![]() abraço ricardo Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Será o assunto de um video que irei gravar em breve ![]() Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login aproveitando meu amigo, estou esperando sua chamada para ir ai levar o tubo para encher Chegando o gás eu te falo ![]() Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Muito obrigado Cássio...pela excelente aula...10... ![]() Clube CNC BrasilPeço Desculpas desde já por não ser o mesmo assunto, mais é para aproveitar as respostas do Cassio,
cassio, durante um certo tempo de trabalho com a máquina, ela vai se formando sujeira, no tubo, e da para enxergar, não obstrui passagem de água, falei com o técnico e ele disse que poderia ser sujeira dentro do reservatório, e disse pra mim lavar bem o reservatório quando fosse trocar a água, a minha pergunta é, essa sujeira é causada do que? e pq causa essa sujeira?, é normal? é algo que devo me preocupar? valeu, e desculpa mais uma vez. Clube CNC Brasil
|