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o projetista da sua maquina economizou o certo seriam dois rolamentos um em cada ponta do fuso, e um acoplamento entre motor e o fuso.
se vc quiser se dar bem pense deste jeito
luciano
Se o fuso não tiver 2 (Dois) rolamentos, um em cada ponta do fuso. É A MAIOR BURRICE DO RAMOS DAS CNC'S.
Está forçando o eixo do motor, e o eixo do motor pode estar sendo danificado.
Semre soube que o drive CNC3AX são barulhentos mesmo.
Para usar 20 passos por milímetro conforme a configuração dele, o FUSO teria que ter passo 10 mm. e configurado para o motor rodar a 200 passos (FULL). Pelas imagens acho que o fuso não tem 10 mm. de passo.
Se está quebrando as fresas, fatalmente a fresa tá vibrando muito em função da instabilidade da estrutura ou está trabalhando com velocidade excessiva.
NÃO ADIANTA POR VELOCIDADE DE 4000 MM/MIN. SE PARA FRESAR TEM QUE USAR 1000 OU 2000 MM/MIN. COLOQUE A MAIOR VELOCIDADE QUE A MÁQUINA TEM PARA FRESAR. 2000 mm/min já é uma excelente velocidade...
Seria muito bom reconfigurar seu drive para operar em 1/2 passo e, se possível, em maiores passos por volta.
Por enquanto é só, porém, creio que tem mais...
Edson
Registrado
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...
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Se o fuso não tiver 2 (Dois) rolamentos, um em cada ponta do fuso. É A MAIOR BURRICE DO RAMOS DAS CNC'S.
Está forçando o eixo do motor, e o eixo do motor pode estar sendo danificado.
Semre soube que o drive CNC3AX são barulhentos mesmo.
Para usar 20 passos por milímetro conforme a configuração dele, o FUSO teria que ter passo 10 mm. e configurado para o motor rodar a 200 passos (FULL). Pelas imagens acho que o fuso não tem 10 mm. de passo.
Se está quebrando as fresas, fatalmente a fresa tá vibrando muito em função da instabilidade da estrutura ou está trabalhando com velocidade excessiva.
NÃO ADIANTA POR VELOCIDADE DE 4000 MM/MIN. SE PARA FRESAR TEM QUE USAR 1000 OU 2000 MM/MIN. COLOQUE A MAIOR VELOCIDADE QUE A MÁQUINA TEM PARA FRESAR. 2000 mm/min já é uma excelente velocidade...
Seria muito bom reconfigurar seu drive para operar em 1/2 passo e, se possível, em maiores passos por volta.
Por enquanto é só, porém, creio que tem mais...
Edson
NOBRE EDSON Realmente vivi este problema na pele :irrit:na época que comprei a minha, não tinha nenhum conhecimento sobre as maquinas e tambem não conhecia o forum minha maquina tem um fruso de 20mm e 2 metros de comprimento e ficava apoiado em apenas um rolamento e na outra ponta diretamente no eixo do motor parece até brincadeira mas é verdade depois eu fiz uma modificação e coloquei outro rolamento e o motor me agradece até hoje por isso é muito importante ter algum conhecimento sobre estas maquinas e de preferencia va ao local para ver ela trabalhando ir ao local eu até que fui, mas não entendia, e por isso achava que éra correto abraço
Luciano, Edson e Ze Ricardo, obrigado pelas dicas.... Seguinte: o fuso do eixo y, de 2,20 metros, tem realmente dois rolamentos, um em cada ponta.. O fuso do eixo X, mede aproximadamente 1,30 metros, so tem um rolamento na outra ponta, aquele acoplamento de alumino direto no eixo do motor. (Foto1). Ja estou providenciando um acoplamento daquele que tem borracha no meio (foto 2) e ja fiz um damper. Agora, tenho que estudar como colocar o segundo rolamento no fuso do eixo X. Zé, realmente eu nao entendo nada de mecânica de maquinas!!! Mas tambem nao me esforço para isso. A culpa é toda minha mesmo.
Zé Ricardo, realmente é muito complicado quando não se conhece mecânica e a gente dá de cara com isso e realmente pensa que é normal...Mas duvido que agora você cai numa outra furada...
Os fusos X, Y, e Z, todos tem que ser instalado prensado entre dois rolamentos. Uns preferem os rolamentos cônicos colocados, logicamente, em posição um de encontro ao outro. Outros preferem os Angulares, também colocados da mesma forma que os cônicos.
Os motores tem que fazer força somente para girar os fusos.
Para modificar o sistema do fuso X (que,novamente, eu chamo de Y, mas não vamos levantar polêmica sobre isso, pois cada um denomina seu eixo como quer) retire o motor fixado no eixo e faça uma suporte para o motor distanciando ele do fuso. Retire o fuso e mande usinar a ponta onde estava o motor para colocar um rolamento. Não esquecer de deixar uma parte do fuso para fora, afim de acoplar no motor.
Outro conselho útil é usar uma porca e contra porca para regular a prensagem do fuso entra os rolamentos. Ou colocar os mancais na parte interna da estrutura, dessa forma poderá regular adicionando calços entre os mancais e a estrutura.
Quanto ao fuso de 1300 mm., creio que está no limite para que ele dê chicotadas quando acionado.
Atente para as outras considerações do meu poste abaixo.
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Para usar 20 passos por milímetro conforme a configuração dele, o FUSO teria que ter passo 10 mm. e configurado para o motor rodar a 200 passos (FULL). Pelas imagens acho que o fuso não tem 10 mm. de passo.
Se está quebrando as fresas, fatalmente a fresa tá vibrando muito em função da instabilidade da estrutura ou está trabalhando com velocidade excessiva.
NÃO ADIANTA POR VELOCIDADE DE 4000 MM/MIN. SE PARA FRESAR TEM QUE USAR 1000 OU 2000 MM/MIN. COLOQUE A MAIOR VELOCIDADE QUE A MÁQUINA TEM PARA FRESAR. 2000 mm/min já é uma excelente velocidade...
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Edson, ja estou providenciando um segundo rolamento para o fuso, amanha o torneiro vai usinar a ponta do fuso para o segundo rolamento.... Eu me atentei sim para os detalhes da velocidade, etc... quanto as configurações, nao mexi em nada desde que a maquina chegou, mas vou instalar o mach3 novamente e vou fazer aquele reconhecimento automatico dos eixos... vamos ver o que vai acontecer... quanto a velocidade de 4000, acredito que foi colocada so pra auxiliar na hora do jog, ja que ela esta presa a velocidade de configuração da fresa, nao é isso? obrigado pelas dicas.... vou tentando por aki...
Olá amigo Savio, tenho visto sua batalha ai se não der certo desta sua tentativa vou pegar a serra mar levar um drive que tenho aqui por enquanto fora da máquina para agente fazer essa máquina funcionar. Tem coisas que da uma baita dor de cabeça, mais depois quando da certo vem o alivio e aquele sorriso. Pelo vídeo e peles fotos fica meio complicado avaliar, bom mesmo é ver de perto. Trabalho com mecânica e precisando de alguma informação que possa te ajudar basta me enviar informações.
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Luciano, Edson e Ze Ricardo, obrigado pelas dicas.... Seguinte: o fuso do eixo y, de 2,20 metros, tem realmente dois rolamentos, um em cada ponta.. O fuso do eixo X, mede aproximadamente 1,30 metros, so tem um rolamento na outra ponta, aquele acoplamento de alumino direto no eixo do motor. (Foto1). Ja estou providenciando um acoplamento daquele que tem borracha no meio (foto 2) e ja fiz um damper. Agora, tenho que estudar como colocar o segundo rolamento no fuso do eixo X. Zé, realmente eu nao entendo nada de mecânica de maquinas!!! Mas tambem nao me esforço para isso. A culpa é toda minha mesmo.
Sávio quanto a mecânica não é tão dificil, se puder coloque mais fotos dos eixos nos lugares com os rolamentos.
Gosto de usar polia com correias sincronizadora parece que fica mais suave e em caso de drives sem micropasso ainda da para melhorar a resolução.
Sabe em minha máquina coloquei rolamento comum apenas fiz uma rosca interna no fuso e prendi no rolamento, escrever fica complicado vou ver se tiro umas fotos e coloco para vc ver.
A idéia e fazer com que o rolamento fique preso em um rolamento e o outro seria apenas para apoio e fazer ele girar no mesmo eixo.
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Sávio quanto a mecânica não é tão dificil, se puder coloque mais fotos dos eixos nos lugares com os rolamentos.
Gosto de usar polia com correias sincronizadora parece que fica mais suave e em caso de drives sem micropasso ainda da para melhorar a resolução.
Sabe em minha máquina coloquei rolamento comum apenas fiz uma rosca interna no fuso e prendi no rolamento, escrever fica complicado vou ver se tiro umas fotos e coloco para vc ver.
A idéia e fazer com que o rolamento fique preso em um rolamento e o outro seria apenas para apoio e fazer ele girar no mesmo eixo.
Sucessos ai Luiz Carlos
Luiz, no eixo Y, tem polia com correias..... mas ja no fuso do eixo X, nao tem..... vou tirar mais umas fotos e postar aqui, ok ?
Seguem mais fotos da maquina. Reparem o mancal é preso apenas por um parafuso central, nao nao prende o fuso.. O fuso é furado na ponta, mas nao tem rosca, ou seja, o parafuso prende apenas o mancal mesmo. Ja providenciei mais dois furos na lateral do mancal para fixa-lo melhor. Outro detalhe, para eu retirar o motor do eixo X, terei que desdobrar uma parte da chapa, pois, alem de nao dar espaço pra chave entrar, o motor nao sai de lá.
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Gosto de usar polia com correias sincronizadora parece que fica mais suave e em caso de drives sem micropasso ainda da para melhorar a resolução.
Sem sombra de duvida é a melhor solução.
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Sabe em minha máquina coloquei rolamento comum apenas fiz uma rosca interna no fuso e prendi no rolamento, escrever fica complicado vou ver se tiro umas fotos e coloco para vc ver.
Entendi... porem o rolamento não deve apresentar "jogo" dentro do mancal. Todo conjunto tem que ficar sem folga.
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A idéia e fazer com que o rolamento fique preso em um rolamento e o outro seria apenas para apoio e fazer ele girar no mesmo eixo.
Essa eu realmente não entendi... poderia esclarecer melhor essa "idéia"...
Abs.
Edson
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