Eu uso primer + tinta duco. Fica parecendo laqueamento. Com compressor e pistola normal. Especial atencao para a borda, q arrepia no primeiro primer e as vezes precisa de duas demaos de primer. Primer eh bem mais barato q a tinta e sempre da mesma cor....entao prefira deixar a superficie ok no primer e usar a tinta apenas para cobertura. Abs. Carlos
DEPENDE muito da peça que vc vai pintar e para que pois em artesanato se usa tinta PVA mesmo, estas de parede mesmo e depois se usa ou verniz, ou laca acrilica, eu prefiro laca pois é a base de agua a tinta duco é mais cara, mas para moveis acho legal hoje em dia infelismente o pessoal quer barato, então tem que se dançar conforme a musica rsrsrs mas alem da pintura, pode se aplicar inumeras técnica, como , papel de decoupagem, craquele, esfumaçado, e por ai vai uma coisa importantissima, USE SEMPRE O PINCEL CERTO PARA cada técnica ex. dar acabamento com verniz ou laca, com pincel vagabundo, é perder todo o seu trabalho abraço
« Última modificação: 09/07/16 - 13:47 por JOSE RICARDO »
Uso esmalte sintético a base de solvente com compressor...tem um resultado bem melhor que a PVA. A questão das bordas, quando faço trabalhos em peças com chapas de mais de 6mm que é bem complicado de deixar igual as laterais, começei a passar um gesso para artesanato...antes do fundo....o resultado foi muito bom...deixou as peças com uma uniformidade bem satisfatória...Mas como o amigo falou, tudo depende da finalidade do trabalho....
as peças cortado a laser eu passo um selador primeiro, depois taco a tinta pva pra cima e sempre fica bem pintado antes só pintava com a da acrilex, mas como oos $$$ subindo não tava dando legal dai comecei com a pva e compro só a base branca e os pigmentos para peças coloridas
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A questão das bordas, quando faço trabalhos em peças com chapas de mais de 6mm que é bem complicado de deixar igual as laterais, começei a passar um gesso para artesanato...antes do fundo....o resultado foi muito bom...deixou as peças com uma uniformidade bem satisfatória...
Interessante isso.
Só pinto os troféus que faço, o restante vendo somente cru, mas as bordas no MDF de 15mm são realmente um problema. Normalmente uso 2 demão de primer universão e depois esmalte industrial, Mas me interessou essa dica do gesso. Pode falar mais a respeito?
Aqui no sul, encontro nas lojas de materiais para artesanato (gesso acrílico) da marca acrilex...ele é pastoso semelhante uma massa corrida, aplico com um pincel ou até mesmo uma esponja nas bordas sem muitos cuidados pq depois de seco com a lixa vc dá o acabamento..
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Uso esmalte sintético a base de solvente com compressor...tem um resultado bem melhor que a PVA. A questão das bordas, quando faço trabalhos em peças com chapas de mais de 6mm que é bem complicado de deixar igual as laterais, começei a passar um gesso para artesanato...antes do fundo....o resultado foi muito bom...deixou as peças com uma uniformidade bem satisfatória...Mas como o amigo falou, tudo depende da finalidade do trabalho....
ola amigo janio então, existem inúmeras formas de se pintar uma peça em mdf vai depender de cada peça, e até o lugar onde vc esta pintando por exemplo se vc morar em um apartamento pequeno, esta tinta a base de solvente, é complicado, pois o solvente tem um cheiro muito forte e pode complicar tanto para quem usa quanto para seus vizinhos outro fator importante , é que nem sempre podemos usar um compressor, por tres motivos primeiro; o barulho exessivo do compressor, sendo grande , pequeno, ou mesmo ar direto segundo, a peça que vamos pintar é muito pequena, e por isso o desperdício é muito grande terceiro a névoa que o sistema mantém no ar, fica complicado em alguns casos de moradia
por isso digo, que a tinta pva, alem de ser barata, éla é a base de agua, o que facilita e muito a limpeza do pincel a laca também é a base de agua, e deixa a peça muito bonita, alias, eu prefiro mais do que verniz temos agora também , as tintas esmaltes a base de agua, que são ótimas tanto pata pincel, quanto para compressores estou informando isso, pois ja tive ATELIER, durante quatro anos, e consegui, muitas informações dos alunos sobre estes problemas alem do que , muitas pessoas são alérgicas a VERNIZES
mas, todas as dicas são fundamentais, pois todas tem seus objetivos, basta saber quais estão a seu alcance abraço ricardo
« Última modificação: 11/07/16 - 06:21 por JOSE RICARDO »
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Aqui no sul, encontro nas lojas de materiais para artesanato (gesso acrílico) da marca acrilex...ele é pastoso semelhante uma massa corrida, aplico com um pincel ou até mesmo uma esponja nas bordas sem muitos cuidados pq depois de seco com a lixa vc dá o acabamento..
Interessante, vou analizar o custo x benefício, pois como é para trofeus, geralmeet é grande quantidade e a acrilex não é muito boazinha em preços...
Normalmente a primeira canada de primer ou seladora arrepia nas bordas..o grande "macete" se eh q posso chamar assim eh lixar de forma bemsuave para nao eliminar o primer e sim fechar as bordas. Na segunda demao ja da cobertura.....outa coisa interessante eh usar massa para sumir com emendas entre chapas coladas.
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Normalmente a primeira canada de primer ou seladora arrepia nas bordas..o grande "macete" se eh q posso chamar assim eh lixar de forma bemsuave para nao eliminar o primer e sim fechar as bordas.
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Na primeira demão uso lixa 180 ou 220 e na segunda uso lixa 400
eu uso tinta acrilex e corto no laser ja tentei passa tudo antes de pintar mais sempre a parte preta acaba vazando para a pintura principalmente as cores mais claras, sempre que tenho que pintar de branco tenho que pega a dremel e lixar
Eu trabalho como pintura em peças pequenas, e ultimamente tenho feito muitos testes pra ver qual resultado melhor. Meu local de trabalho é pequeno, então não tenho compressor, vai no pincel mesmo xD.
Primeiramente eu lixo a peça assim que sai da router, pra tirar as rebarbas. Depois aplico uma mão de fundo universal a base d'água. Bom que ele cobre imperfeições (mesmo não sendo tão espesso quanto o gesso) e já deixa um fundo branco nas peças, o que realça a cor da pintura. Após isso passo uma lixa fina e depois de limpar a peça, aplico tinta acrílica. Como eu só estou com pincéis, depois que aplico a tinta, passo o rolinho seco por cima (bem de leve), pra tirar as marcas das cerdas e deixar a pintura uniforme. Como eu só tenho tintas de acabamento fosco, estou passando verniz acrílico nas peças, a base d'água também.
Fiz alguns testes com verniz em spray, mas mesmo o incolor deixava a pintura branca meio amarelada, então não gostei do resultado.
Agora pretendo fazer alguns testes com tinta laca e também com esmalte acrílico. Se o resultado final for satisfatório, já paro de usar o verniz também. ^^
Eu gosto mesmo é do acabamento da tinta spray, acho lindo. Mas não dou conta financeiramente de ficar só no spray
Boa tarde, Colegas, Apesar do tópico já ter sido iniciado a algum tempo, vou informar como procedo. Após a retirada da peça da router, lixo com lixa grão 100 em lixadeira de disco, preparo a peça com primer universal branco ou cinza (Fundo automotivo R$ 22,00 900ml) diluído em 50% com thinner comum(R$ 8,00) e aplico com pistola de pintura via compressor de ar. Esta proporção é suficiente para proteção e enchimento de imperfeições leves na face e tem secagem em aproximadamente 10 minutos. Caso a imperfeição na face seja moderada ou grande, aplico massa F12(R$18,00 embalagem 400g), bem como no topo (espessura) da peça. Após secagem de aproximadamente 15 minutos com massa ou 10 minutos apenas primer, lixo a peça na lixadeira de disco com lixa 150 ou 180. Após a limpeza da peça com pano seco,aplico uma demão de tinta automotiva laca nitrocelulose (Duco R$ 26,00 a R$ 45,00 900ml dependendo da cor escolhida), diluída com thinner comum em 50% para aparência fosca ou 70% para aparência brilhante. (Para aparência brilhante a pistola de pintura deve estar mais próximo da peça e a pressão do ar deve ser um ligeiramente maior que a fosca). Após secagem 10 minutos para manuseio e 30 minutos para cura já posso embalar e dar o destino necessário. A vantagem da pintura com laca nitrocelulose é o tempo mais curto de preparação e secagem e o custo que é muito menor que outras tintas. A título de informação, os valores de pintura com outras tintas automotivas é o seguinte: Tinta Poliuretano (PU R$ 90,00 900ml, Catalisador para tinta R$ 38,00 e Diluente R$ 18,00) aplicado preferencialmente em 2 demãos com intervalo de 4 horas ente as demãos, secagem 6 horas. Tinta Poliéster (Tinta R$ 60,00 já pronta para uso e verniz R$ 35,00 900 ml) entre 3 e 4 demãos intervalo 4 horas ente demãos e manuseio em 12 horas. Esmalte sintético(Tinta R$ 35,00 900ml e thinner comum R$ 8,00 l ou thinner de acabamento R$ 14,00 l) geralmente 2 demãos, secagem 6 horas. Com relação às massas para enchimento dce imperfeições, pode-se usar massa plástica (R$ 10,00 400g com catalisador), massa poliéster R$ (19,00) ou massa F12 Colegas, este post foi passado de forma orientativa, cada caso é um caso, façam suas experiências.
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Boa tarde, Colegas, Apesar do tópico já ter sido iniciado a algum tempo, vou informar como procedo. Após a retirada da peça da router, lixo com lixa grão 100 em lixadeira de disco, preparo a peça com primer universal branco ou cinza (Fundo automotivo R$ 22,00 900ml) diluído em 50% com thinner comum(R$ 8,00) e aplico com pistola de pintura via compressor de ar. Esta proporção é suficiente para proteção e enchimento de imperfeições leves na face e tem secagem em aproximadamente 10 minutos. Caso a imperfeição na face seja moderada ou grande, aplico massa F12(R$18,00 embalagem 400g), bem como no topo (espessura) da peça. Após secagem de aproximadamente 15 minutos com massa ou 10 minutos apenas primer, lixo a peça na lixadeira de disco com lixa 150 ou 180. Após a limpeza da peça com pano seco,aplico uma demão de tinta automotiva laca nitrocelulose (Duco R$ 26,00 a R$ 45,00 900ml dependendo da cor escolhida), diluída com thinner comum em 50% para aparência fosca ou 70% para aparência brilhante. (Para aparência brilhante a pistola de pintura deve estar mais próximo da peça e a pressão do ar deve ser um ligeiramente maior que a fosca). Após secagem 10 minutos para manuseio e 30 minutos para cura já posso embalar e dar o destino necessário. A vantagem da pintura com laca nitrocelulose é o tempo mais curto de preparação e secagem e o custo que é muito menor que outras tintas. A título de informação, os valores de pintura com outras tintas automotivas é o seguinte: Tinta Poliuretano (PU R$ 90,00 900ml, Catalisador para tinta R$ 38,00 e Diluente R$ 18,00) aplicado preferencialmente em 2 demãos com intervalo de 4 horas ente as demãos, secagem 6 horas. Tinta Poliéster (Tinta R$ 60,00 já pronta para uso e verniz R$ 35,00 900 ml) entre 3 e 4 demãos intervalo 4 horas ente demãos e manuseio em 12 horas. Esmalte sintético(Tinta R$ 35,00 900ml e thinner comum R$ 8,00 l ou thinner de acabamento R$ 14,00 l) geralmente 2 demãos, secagem 6 horas. Com relação às massas para enchimento dce imperfeições, pode-se usar massa plástica (R$ 10,00 400g com catalisador), massa poliéster R$ (19,00) ou massa F12 Colegas, este post foi passado de forma orientativa, cada caso é um caso, façam suas experiências.
Márcio, muito bem explicado teu processo de acabamento, inclusive com valores...bem legal... Mas posso dar um pitaco?? Quando você lixa da primeira vez, na verdade você tá cometendo um erro. Explico o porque, é que nesse caso acaba-se removendo o acabamento anterior que já estava em grão superior, por volta de 150. Experimente lixar com 180 nas faces e nas bordas sim, com 100/ 120/ 150/ que verás um acabamento ainda melhor e mais rápido. Mas como disse, só um pitaco! Abraço colega!!!