Clube CNC Brasil | |||
O mantra das cncs é essa:
Construa a máquina, e só depois compre os motores e a eletrônica. Clube CNC BrasilRubens,
Não ha nada para se desculpar, o correto é isto mesmo: criar um novo tópico e se estiver em local errado, eu mudo sem problema algum ... rsrsrs Vou responder por etapas, porque motores para indicar eu não tenho na ponta da língua, preciso pesquisar antes, mas os colegas podem nos ajudar com isto ... Sobre a montagem, ha varias maneiras de se montar o conjunto Apoena, mas eu diria que basicamente é só ligar os cabos, ajustar a corrente dos motores e sair para o abraço ( No extintor, claro ... rsrsrs) ... Mas de qualquer forma ha varias explicações aqui no fórum e repetirei tudo caso seja necessário, digamos que não deixarei você com a batata quente na mão ... Não ha complicações na montagem do conjunto Apoena, todos os assessórios estão disponíveis, exceto a parte elétrica. Mas neste quesito cada um tem sua idéia e orçamento, porem como já disse anteriormente, lhe oriento no que for preciso, da forma mais simples, eficiente e sem complicações ... Se tiver mais duvidas não hesite em perguntar ! Vou procurar por motores e lhe passo algumas opções, só preciso de um tempo para isto ... Abraços Clube CNC Brasilfcamargo
RARANDA .. vou me meter novamente..
vamos por alguns principios básicos na conversa.. contornando situções deerro de montagem.. e usando bons métodos pra construção.. vejamos tamanho.. 800X800X150 não é lá enorme.. mas é bem grande.. vejamos se vc adorar bons métodos de movimento (guias lineares) boms fusos (esferas recirculantes, com passos de uns 5mm) os motores de 15KG nesa situação podem ser suficiêntes.. (se vc não for usinar aço é claro) vou psotar aqui fotos da minha 2 máquina.. com 950X650X200 feitas em MDF com fusos tradicionais (barras roscadas com paasos de 1,75mm) que me deu bastante alegria.. lógico que não tinha robustes da máquina atual.. mas me ajudoa a conehecer todo principio envolvido .. erros possiveis na construçÃo e demaid detalhes.. (última foto da máquina atual) se precisar é só continuar questionando... Clube CNC BrasilRubens,
Que tipo de material voce pretende usinar ? Como o Camargo ja disse e eu tambem concordo, 15 Kgf é um bom motor, mas vai depender muito dos componentes mecanicos e material a ser usinado ... Quanto a forma de começar, eu acho que cada um tem o seu sistema, mas a sujestão do Alebe não é má ... começar pela mecanica daria uma boa base para saber qual motor utilizar, mas nada impede de começar pelos motores, porem sou suspeito para falar sobre isto ... rsrsrs Quanto a eletronica, sou mais suspeito ainda, mas o que posso dizer é que os drivers Apoena aceitam uma grande gama de motores e esforços ... Do mais conte conosco para encontrar a solução, porem a decisão é e sempre sera, sua ... ! Clube CNC BrasilNobres "amigos" (se é que posso ter a petulancia de me intutular como amigo de voces) a cada nova resposta, sinto-me mais feliz de participar desse celeto grupo de pessoas.
Bom vejamos, pensei em montar minha máquina com pórtico fixo, primeiro para ter uma redução de custos, segundo, pois imagino que o motor terá menos esforço em movimentar a mesa de trabalho, do que o portico todo, com os eixos x, y e z todos juntos, estou certo? Em segundo, quanto á eletronica, é evidente que não me preocuparei, pois sei que serei bem assistido. Mas tenho ainda algumas dúvidas, quais sejam: A parte eletronica aceita tanto 110 como 220 v de entrada, correto? Pois usarei como spindle uma retifica que só encontrei até agora em 220v, portanto, poderei controlar essa retifica através do programa usando a solução Apoena? Ligar e desligar a retifica via software, ou terei que alimenta-la individualmente? Quero também uma placa de reles e sensores, pois pretendo fazer com que o eixo x y e z tenham inicio sempre no mesmo lugar, conseguirei isso também? E o mais importante, falo dos motores que irei utilizar, pelo simples fato de que quero ter uma precisão no orçamento, e até agora não consegui saber com exatidão quanto vou gastar com os motores. Pretendo usar minha máquina em principio com serviços em acrílico, pvc e aluminio. Nada muito duro, mas que exigirá extrema precisão. Portanto, continuo a pensar se o pórtico fixo ou móvel será o melhor (mais preciso, economico e rápido). Por fim pergunto ao Reinaldo, se quando adquirir o conjunto Apoena poderei convidar-me para retirar pessoalmente ai em Peruibe, momento em que nos conheceremos pessoalmente e poderei também "fuzila-lo" com mais algumas centenas de perguntas. rsrsrsrs. Muito obrigado pela atenção. ***** Á seguir cenas dos próximos capítulos********** Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Nobres "amigos" (se é que posso ter a petulancia de me intutular como amigo de voces) a cada nova resposta, sinto-me mais feliz de participar desse celeto grupo de pessoas. Obrigado ! Mas sinta se tambem um seleto participante que soma-se a nós neste grupo seleto ... rsrsrs E não vejo petulancia, todos aqui estamos ligados por uma amizade e não ha como se livrar disto ... rsrsrs ![]() ![]() ![]() Citar Bom vejamos, pensei em montar minha máquina com pórtico fixo, primeiro para ter uma redução de custos, segundo, pois imagino que o motor terá menos esforço em movimentar a mesa de trabalho, do que o portico todo, com os eixos x, y e z todos juntos, estou certo? Eu acredito que sim ! se alguem for contra que se manifeste ... rsrsrs Citar Em segundo, quanto á eletronica, é evidente que não me preocuparei, pois sei que serei bem assistido. Obrigado pela confiança e esta correto quanto aos 110/220volts ! O conjunto aceita 110 ou 220 volts ... Citar Pois usarei como spindle uma retifica que só encontrei até agora em 220v, portanto, poderei controlar essa retifica através do programa usando a solução Apoena? Sim, voce pode controlar o spindle atraves do software utilizando a placa de reles e sensores ! A alimentação para o motor do spindle tem que vir de fontes externas, passa pelo contato do rele da Apoena e vai para o motor ... Citar Quero também uma placa de reles e sensores, pois pretendo fazer com que o eixo x y e z tenham inicio sempre no mesmo lugar, conseguirei isso também? É só ligar sensores de posição Home e etc ... e fazer o setup do software no PC ... Citar E o mais importante, falo dos motores que irei utilizar, pelo simples fato de que quero ter uma precisão no orçamento, e até agora não consegui saber com exatidão quanto vou gastar com os motores. Ainda não pude ver, mas verei em alguns fabricantes e te informo ! Citar Pretendo usar minha máquina em principio com serviços em acrílico, pvc e aluminio. Nada muito duro, mas que exigirá extrema precisão. Veja, perfeição voce não vai conseguir, mas tambem não tera nenhum elefante branco na mão, qualquer que seja a sua decisão lhe trara bons frutos e logo estara construindo uma segunda, terceira, quarta e etc ... maquinas .... Não da para ficar com uma maquina só, principalmente se voce pretende montar um negocio ... Citar Por fim pergunto ao Reinaldo, se quando adquirir o conjunto Apoena poderei convidar-me para retirar pessoalmente ai em Peruibe, momento em que nos conheceremos pessoalmente e poderei também "fuzila-lo" com mais algumas centenas de perguntas. rsrsrsrs. Voce pode passar para tomar uma cerveja, mas retirar é melhor em SP na Kintec, pois nem todos os componentes do KIT vem para mim (principalmente os componentes pesados) e sempre mando p/ SP o que tenho pronto p/ venda ... ou seja, aqui só vai encontrar agua, sal e areia ... rsrsrs Mas voce pode "fuzilar" o meu socio que tambem chama-se Reinaldo e gosta de falar que nem o homem da cobra ... rsrsrsrs Só não sei quem vai ser mais "fuzilado", ele ou voce ... rsrsrsrs ![]() Abraços Reinaldo Cavalheri Clube CNC Brasil
|