Clube CNC Brasil | |||
O que vou dizer p/ vc serve p/ o Luiz e p/ todos que querem montar suas CNC3AX também ... O ideal é fazer todos os testes antes de ligar os motores, como ? Depois de ter sido feita toda a inspeção visual, verificando a polaridade de componentes (capacitores eletrolíticos, diodos e etc), posicionamento de CIs nos soquetes, trilhas em curto, abertas ou etc, solda fria, bolinhas de solda perdidas pela placa, ilhas de interligações com mal contato e etc .... Fazer a limpeza da placa (Alias isto pode, e deve, ser a primeira coisa a ser feita) com uma escova bem dura (de dentes serve) e quando for partir p/ os testes com alimentação ... Primeiro, deixe os motores desligados dos bornes da placa e a fonte dos mesmos também... Ligue apenas a fonte lógica de 15vcc, verifique se na entrada do regulador 7805, na placa, esta chegando os 15vcc e se na saída dele tem os 5vcc ... se não tiver, desligue tudo e procure por algum curto, componente super aquecendo sinaliza problema. Passando-se estas etapas, vamos testar o funcionamento dos drivers e para isto vc vai precisar de um scope ou no mínimo uma ponta lógica igual a esta do link abaixo: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Se não puder comprar vc pode montar uma igual a esta : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Esta ponta vai te indicar três situações diferentes: Nível Alto, Nível Baixo ou Sinal Pulsante. Da mesma forma anterior, ligue apenas a fonte lógica de 15vcc sem conectar os motores e nem a fonte dos mesmos ... Deixe o driver em passo Full ... Regule a corrente, do driver em teste, p/ ZERO, isto mesmo, baixe o trimpot até o extremo negativo... coloque a ponta lógica no gate de cada FET, deste mesmo driver ... vc devera ter os seguintes resultados : Dois Gates deverão estar com nível lógico Zero (Baixo) e dois Gates deverão estar com sinal pulsante (Obs: Não tem outro resultado aceitavel, qualquer coisa diferente disto é defeito.), exemplo : Se => A = Pulsante, então *A devera obrigatoriamente estar com Zero ou vice versa. Se => B = Pulsante, então *B Idem ao *A. Se ao invés de pulsante aparecer um sinal alto e continuo é sinal de problema no L297 ... este problema geralmente é no CI mas também pode ser gerado por problemas no circuito oscilador (Cap de 3k3 e resistor de 22k), ou nas trilhas, ou nos resistores de lastro. Eu tenho testado muitos L297 que me chegam como novos, isto faz parte de minha rotina e recentemente testei 10 CIs onde 5 estavam ferrados ... Um canal funciona corretamente e o outro acontece o descrito acima ... ou seja, metade do L297 esta OK e a outra metade esta morta... Se ligar o motor estando o L297 desta forma é queima de FET garantida, isto se a fonte for possante o suficiente, senão fica nesta de dar trancos, aquecer e etc ... Bom pessoal, espero ter ajudado um pouco mais, no momento é o que posso fazer pois estou até a tampa de trampo p/ terminar ... rsrsrs ![]() Abraços Reinaldo Clube CNC Brasilluizgm
Mac_RC
è isto mesmo que estava querendo uma rotina para seguir pois a rotina do manual da cnc3ax é muito vago para quem é leigo saber o que é solda fria coisa basica mas para quem pouco fes, como vai saber?e outros probleminnhas que só vamos aprender se alguem os encinar o depois de perdemos varias peças tive problema em saber qual o ferro de solda ausar porta paralela pci com voltagem de operação baixa 3v peças com defeito estanho de ma qualidade e não conceguia soldar (meide china) cofeccionar o cabo paralelo e como testalo (acabei enmendando 2 cabos) decipação dos fets ( de tamanho das pernas dos transistores aisolação) soquetes do ci com defeito ( mal encaixe e oxidação) placa de cicuito com defeito (trilas rompidas furação obstruida) peças trocada quando compramos e confiamos nos vendedores e ainda bem que temos os colegas para dar uma luz nas horas que enpacamos em falta de imformação? obrigado e ainda não descobri o que esta fervendo meus fets rsrsrsrsrsr ![]() Clube CNC BrasilLuiz.
Esse problema do mal contato dos capacitores da paralela eu peguei na minha placa conforme relatado no inicio do tópico. Reinaldo. Vou realizar alguns testes desse na placa e providenciar a montagem do provador. Infelizmente realizei todos os cuidados da montagem e li bastante, mais não tive sorte. Mais uma vez obrigado pela sua ajuda e dos demais colegas. Clube CNC BrasilReinaldo.
Acho muito estranho esse problema do resistores estarem aquecendo tanto a ponto de fumaçar eu fiz o teste nos 3 eixos um por vez. Isso aconteceu depois que eu resolvi usar essa fonte do trafo, pois antes não estava dando isso usando a chaveada(35V/8A), só o X que ficava dando soquinhos. Testei a fonte como esta na foto anterior (trafo 30V/8A),esta saindo 40V normalmente. Obs. Só pra deixar relatado, estou alimentando a lógica e as 3 pontes resistivas com 15V, e os 3 capacitores da placa são de 1000microfarad/50V. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Reinaldo. Não acontecia antes porque a fonte chaveada estava mascarando o problema ... agora, ou vc resolve ou joga no lixo ... ![]() Se o resistor aquece é porque esta passando mais corrente do que deveria e as causas já foram esmiuçadas aqui neste tópico e eu não tenho mais nenhum coelho debaixo da cartola. Clube CNC BrasilBom,
Já coloquei pra funcionar os Eixos Y e Z , encontrei alguns componentes com problemas (capacitor de 50V/1000microfarad do Y e L297 funcionando apenas um canal como o Reinaldo mencionou). O eixo X ainda continua aquecendo os resistores de lastro a ponto de sair fumaça. Mesmo encontrando problemas também no L297 do X e substituindo os 2 resistores de lastro o problema continua. Fiz os testes usando o multimetro, ainda não montei a ponta lógica pra medir os sinais dos componentes. A placa e dupla face fabricada em processo industrial. realizei os testes comparando todas as tensões de cada eixo sem os motores so com a logica e cabo de comunicação com e sem o Tcnc. A unica coisa que não mudei ainda foi o PC. não tenho mais nenhuma ideia no momento, quando montar a ponta de testes realizarei mais testes. Clube CNC BrasilBom pessoal,
Montei outra placa é os 3 eixos estão funcionando,porém os motores estão aquecendo muito. Por essa placa tentarei consertar a outra placa posteriormente. Desde já agradeço a todos pela ajuda. Clube CNC BrasilLeonardo,resistores quando se sobreaquecem,eles perdem suas propriedades e não fazem mais o trampo que foram designados.Quanto ao aquecimento de motores,é muito normal eles trabalharem em 80ºC
Clube CNC BrasilPravato.
Obrigado pelo retorno, realmente eles estão aquecendo mais ou menos nessa faixa em relação aos resistores ja foram trocados para essa placa. Clube CNC BrasilSegue o video da eletronica.
Clube CNC Brasil
|