Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilOlá Alex
Tente sim colocar uma imagem da janela dos parametros a serem alterados , se lhe for possivel . Normalmente temos vários gurus entre os quais o Guru Fábio Gilii ele entende esse assunto muito bem , esperemos que ele apareça e dê a sua opinião. Abraço Portuga Clube CNC BrasilAlex,
Eu tenho a sensação de que é preciso conhecer alguns valores ou detalhes construtivos da transmissão para poder opinar com mais propriedade. O que sei é que quando se lida com polias dentadas ou engrenagens, devemos calcular os perímetros baseando-nos em certas medidas - uma delas é o que se chama "diametro primitivo" que é uma medida usada nos cálculos construtivos desses componentes. O diametro primitivo é o diametro efetivo, onde "teoricamente" as engrenagens se "tocam" e que fazem o trabalho efetivamente. Frizei a palavra "teorico" porque depende de uma série de fatores a serem ponderados, como a distancia real entre as engrenagens (ou o engrenamento) e o número de PI, que é o fator usado para se transformar por exemplo uma medida circular em linear. Ora, se estamos usando PI e este número é irracional, teremos na realidade um valor aproximado do real perímetro que efetivamente gera trabalho, portanto espere sempre algum erro seja construtivo, seja de cálculo, seja de aproximação matemática pela parte de software... De qualquer forma, descreva aqui detalhadamente como é seu deslocamento e posso tentar calcular alguma coisa... Fabio Gilii Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login ....Olá, vc já verificou se o passo do fuso é realmente o que o fornecedor indica? Uma diferença mínima que seja costuma resultar nesse tipo de problema. abraço Clube CNC BrasilOba.. é por aí mesmo
![]() A questão principal da minha pergunta acho que é uma resposta a inconformação do tal "chutometro" ou aquela resposta não sei por que, mas sei que é assim. Ou mesmo "mais ou menos tá bom" hehe. Agora percebo que há algo mais profundo para isso. Talvez não seja realmente uma precisão absurda, mas deve ser o máximo para uns trabalhos que que tenho a fazer de peças para motocicletas. Precisarão ser perfeitas e as usinagens vão levar horas. Peguei uma máquina robusta agora, mas me espanta o fabricante não entrega-la justa e nem ao menos saber como entrega-la justa. Por isso decidi buscar essa resposta por mim mesmo ou seja, coma ajuda de vcs. Bom.. hj eu ainda não posso ver isso, mas domingo eu coloco aqui os dados. Quero eu mesmo conferir tudo que há nela sem contar com o que me foi passado. Na verdade é até bom pois pode ser que eu tenha uma informação dela que não bate e por isso ocorrem os problemas. Vamos ver! Obrigado pela atenção. Acredito que isso logo ajudará a mais pessoas tbm! ![]() Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login A questão principal da minha pergunta acho que é uma resposta a inconformação do tal "chutometro" ou aquela resposta não sei por que, mas sei que é assim. Ou mesmo "mais ou menos tá bom" hehe.Eu creio que quem te falou isso não sabe o que fala - e se é um fabricante de máquinas, eu não confiaria nele de forma nenhuma... Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Olá, vc já verificou se o passo do fuso é realmente o que o fornecedor indica? Uma diferença mínima que seja costuma resultar nesse tipo de problema.Não acredito que o erro seja causado por um fuso - não um erro grosseiro como este (40mm teoricos x 37mm medidos) - se for este o caso, troque de fuso e de fornecedor de fuso - nenhum dos dois presta nem pra fazer peso de papel. Fabio Gilii Clube CNC Brasilhahah Olá!
Verdade, se eu pudesse eu trocava mesmo. Cai em mais uma arapuca hehe. Só rindo pra não matar alguém. Por na cabeça que tudo se resolve. Eu deixei esse tempo todo a máquina parada e comecei a lidar com ela ontem novamente. Bom, pelo que eu encontrei de respostas fora o seguinte: Só o eixo X tem polias então:
Gente tá dificil hehe, que saudades da minha ex máquina... que cagada.. fiz negócio com ela para pegar uma maior, mais precisa e mais robusta e agora estou com essa máquina que só me dá dor de cabeça. Clube CNC BrasilAlex,
Minha máquina tem uma pequena redução entre motor e fuso (1.25:1) e tive um problema parecido - vou tentar te colocar como resolví a coisa: Antes de mais nada, certifique-se que os motores "REALMENTE" se desloquem o comandado... O que quero dizer é que, supondo que esteja comandando os motores em meio passo, sabemos que serão necessários 400 pulsos para que ele dê 1 volta "exata" - o mesmo vale para quaisquer outras contagens de micropasso... Para isso, olhe apenas para o eixo do motor, e faça uma marca no eixo (e na estrutura) e observe se o deslocamento está correto - eu costumo ajustar o JOG para um deslocamento conhecido onde sei que teríamos teoricamente a correta quantidade de passos. (uso o prisioneiro Allen como ponteiro) Se a cada movimento "sempre na mesma direção" e naquela quantidade de passos (por exemplo 400 pois meu drive é de meio passo) o ponteiro NÃO pára ma mesma posição, sempre ficando um pouco para trás, significa que voce está acionando o drive com o sinal de passo em nivel errado. Explico - muitos drives só reconhecem um passo quando o sinal vai para nivel alto - se no programa ele estiver ao contrário (nivel baixo), ele sempre perde um passo cada vez que começa um movimento qualquer. Se o deslocamento para o mesmo lado é sempre igual, e as dimensões das polias está correta, tenhoi a sensação de que o erro pode ser da fresa que corta fora de medida ou mesmo da soma de diversas folgas naturais do sistema... Muitas vezes a máquina erra os deslocamentos em certas faixas de medidas porque pode ser um erro matemático - depende do passo da rosca, o resultado de deslocamento matemático resulta num numero fracionário, e op programa tem um algoritmo que arredonda os deslocamentos para mais e para menos, porque sempre tenta compensar este erro... apenas por comentar: Minha máquina tem fusos de passo 5mm, mas os motores são de 400 passos - criei uma pequena redução para que o sistema "veja" o pasos do fuso como sendo de 4mm (teoricos), então tenho deslocamentos centesimais exatos e menos erros de arredondamento matemático... Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Alex, Hum.. ![]() Vamos por partes então... Antes obrigado pela atenção A minha esta com 200 passo e o drive é smile 1/2 passo. Acho então que os motores sejam 400 e na configuração do EMC2 aparece 200 como sendo metade dos 400 ok? Eu acho, mas mais tarde eu tiro essa dúvida se for necessário quando estiver lá em casa com ela. Os fusos tem passo 5 também. Então deve ser algo bem próximo do seu. Mas esqueci de mencionar que só há correias (estranhamente) no eixo X e nos outros os motores estão acoplados diretamente nos fusos e suas configurações no EMC2 estão como 1 - 1.022 mas mesmo estes estão dando uma diferença no paquimetro. Sobre a fresa, eu coloquei uma fresa novinha de 6mm de HSS. Vou fazer um esquema lá para ver quanto menos ela dá numa volta completa. Mas fica outra dúvida aqui. Tem onde determinar 400 passos (ou mesmo 200) onde? Como!? Seria em graus? 360º igual a 400 passos, mas entra a diferença das polias, putz.. matemática zero pra mim. essa de usar o jog para "a correta posição" seria então girar a marca até que ela dê a volta completa ok? Mais a noite eu volto depois e posto algum resultado prévio! Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login A minha esta com 200 passo e o drive é smile 1/2 passo. Acho então que os motores sejam 400 e na configuração do EMC2 aparece 200 como sendo metade dos 400 ok?OK - normalmente o Rudolf entrega os drives pré configurados em meio passo ou seja, muito provavelmente voce está em meio passo. Se o EMC está configurado para 200 passos das duas uma - ou está compensando a diferença em outro lugar ou está configurado errado - digo isso porque não conheço as janelas de configuração do sistema Citar Mas esqueci de mencionar que só há correias (estranhamente) no eixo X e nos outros os motores estão acoplados diretamente nos fusos e suas configurações no EMC2 estão como 1 - 1.022 mas mesmo estes estão dando uma diferença no paquimetro.o que são estas medidas 1 - 1.022? Citar Sobre a fresa, eu coloquei uma fresa novinha de 6mm de HSS.O que não quer dizer que é real, mas por enquanto vamos aceitar que são 6mm reais... Citar Mas fica outra dúvida aqui. Tem onde determinar 400 passos (ou mesmo 200) onde? Como!? Eu não lembro direito, mas há um utilitário de configuração e para cada eixo há diversos ajustes a ser feeitos... Se me lembro, num dos campos o operador informa a quantidade de passos por volta - alí o valor deve ser 200 Logo em baixo, há um campo onde se indica a quantidade de micropassos - normalmente se coloca 2 para meio passo Depois há campos onde se colocam as relações de redução entre motor e eixo - alí se colocam os valores de contagem de dentes das polias por exemplo... Só me lembro disso... Citar Seria em graus?Calma - não é ciencia de foguetes... a coisa é mais simples do que parece. Citar essa de usar o jog para "a correta posição" seria então girar a marca até que ela dê a volta completa ok?Mais ou menos isso, mas eu não sei fazer isso com o EMC - talvez usando uma linha de MDI... Clube CNC BrasilAlex,
Utiliza o EMC2 StepConf Wizard e no campo Motor "Step per Resolução" (onde esta 200) vc coloca 400. Clube CNC Brasil
|