Vamos lá. Pelas imagens que vc postou e pelas características do que vc descreveu (arduino/grbl) o arduino com drivers funciona muito bem porém drivers chineses possuem algumas características/limitações, esses drivers sofrem muito com interferências principalmente quando vc usa spindle motores com escovas, nesse caso tupia. Comece desenrolando o cabo de energia da tupia que está no motor de passo do eixo z, revisa o cabeamento dos motores de passo e passe o cabo de energia da tupia o mais longe possível do cabeamento dos motores de passo e da parte eletrônica. E principalmente verifique o aterramento da fonte de alimentação dos motores e também do computador/notebook que usa para enviar os códigos.
Sobre as peças vc já tem motores relativamente fortes e com polia de redação, eu investiria em um spindle de verdade com inversor. Os motores que vc tem junto com a redução e um spindle (tecmaf por ex.) devem dar conta de passo vertical de uns 10mm sem forçar a estrutura, mas já vi máquina caseiras com motores de 24kg sem redução com passo vertical de 15mm a 1000mm/s (spindle 2cv)
Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Vamos lá. Pelas imagens que vc postou e pelas características do que vc descreveu (arduino/grbl) o arduino com drivers funciona muito bem porém drivers chineses possuem algumas características/limitações, esses drivers sofrem muito com interferências principalmente quando vc usa spindle motores com escovas, nesse caso tupia. Comece desenrolando o cabo de energia da tupia que está no motor de passo do eixo z, revisa o cabeamento dos motores de passo e passe o cabo de energia da tupia o mais longe possível do cabeamento dos motores de passo e da parte eletrônica. E principalmente verifique o aterramento da fonte de alimentação dos motores e também do computador/notebook que usa para enviar os códigos.
Sobre as peças vc já tem motores relativamente fortes e com polia de redação, eu investiria em um spindle de verdade com inversor. Os motores que vc tem junto com a redução e um spindle (tecmaf por ex.) devem dar conta de passo vertical de uns 10mm sem forçar a estrutura, mas já vi máquina caseiras com motores de 24kg sem redução com passo vertical de 15mm a 1000mm/s (spindle 2cv)
Boa noite Adde, melhorar a instalação elétrica está em meus planos também, vou fazer o teste puxando o cabo da tupia do teto, o problema é que mesmo com apenas um driver ligado, e a tupia desligada acontecem perdas de passo, com 3 drivers, um funciona perfeitamente. Caso não precisasse trocar os motores seria uma boa economia, mas meus motores estão ficando super quentes com uma hora ou menos de trabalho se movimentando à apenas 1000mm/m, você acredita que com um driver digital eles podem esquentar menos? O spindle também está na lista, a tupia já deu o que tinha pra dar. Estou pensando em um de 3kw ou quem sabe 4Kw comprado da china, meu objetivo é cortar uma chapa de 18mm em uma passada só, com pelo menos 3000mm/m e fresa de 4mm, o que você acha? Estava em contato com a Tecmaf no começo do ano, mas de lá pra cá o preço subiu absurdamente. Abraço.
Olá, vamos partes. Aquecimento dos motores: é comum motores de passo aquecerem, dentro dos limites do fabricante, caso estejam aquecendo ao ponto de queimar a mão ao encostar possivelmente vc esteja com a configuração errada nos drivers, verifique no datasheet dos motores a corrente máxima de operação e configure os drivers para limitar a corrente no valor especificado para o motor. Isso deve evitar a queima dos motores, outra opção é a instalação de. Coolers sob os motores, nesse caso pode usar aqueles de 120mm ou 140mm usados em computadores. Isso irá resolver seu problema de aquecimento. Perda de passo: após verificar o aterramento, ajeitar a alimentação da tupis e configurar os drivers corretamente faça o seguinte: 1- verifique a velocidade dos motores: cuidado com a unidade de medida 1000mm/s é igual a 1m por segundo isso é muito rápido a perda de passo pode estar ocorrendo aí, sugiro que reduza a velocidade para algo em torno de 1000 a 4000mm/m (milímetros por minuto) depois vai aumentando até encontrar o limite de seus motores. 2- verifique a configuração de micro passo dos drivers: quanto maior (1/16) menor será o torque disponível, só como exemplo uso na minha 1/4 de micro passo. 3-fonte de alimentação: sua fonte é de apenas 10A, motores de 24kgf dependendo do modelo podem consumir até 3A, como vc usa 4 está sobrecarregado a fonte, necessitando de 12A e a fonte entregando apenas 10A, quando isso ocorre fontes chateadas costumam baixar a tensão para compensar a corrente, o que tbm pode gerar ruído que tbm pode ser a causa de sua perda de passo.
Resumindo: configuração errada de limitação de corrente dos drivers somado a baixa potência da fonte pode ocasionar a perda de passo. Para sanar esse problema tem 2 opções: 1- limitar a corrente de trabalho dos motores a no máximo 2A (vai causar perda de torque, para saber o quanto perde pode verificar no datasheet do motor) 2- troca da fonte para uma de pelo menos 20A
Vai postando os resultados, que vou tentando ajudar.