Clube CNC Brasil | |||
Páginas: 1 Ir para o Fundo
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC Brasilbrabo, acarma-te, logo tem uma turma de craques aqui que vai te dando umas dicas, se der uma pesquisada nos nichos e tópicos vai achar algumas respostas, pois essas perguntas já foram feitas por outros amigos e respondidas por outros mais amigos ainda.
Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Como posso entender ....Passo cheio, meio passo, 1/8 avos de passo, 1/16 avos de passo... Citar Como posso entender ...A mesma coisa que acima. - por exemplo 1/8 avos de passo = 200 x 8 = 1600 passos/volta do motor, portanto 3200 micropassos são 1/16 avos de passo (200 x 16) Citar Como posso entender ...Máxima frequencia de pulsos... Citar Como posso entender ...Passos por Segundo Clube CNC Brasilantonione eu tô calmo apenas tinha curiosidade de saber essas especificações.
Existe muitos tópicos, porem mais especifico a recursos e/ou pessoas técnicas. Gili, me ajude mais um pouco.... Veja se tenho um motor de passo padrão(200 full),então 360/200=1.8° Ou seja cd passo deslocará 1.8°Graus. Se eu tiver um drive que divida esse passo(1.8°) em (ex)3200=0,0005625°. Esse ângulo é o que chamam de micropasso, certo? Freqüência se eu entendi é a máx freq de pulsos que determinaria a velocidade com que o motor vai girar até esse angulo(0.0005625°). Certo? -------------------- Vou explicar o porque dessas duvidas.Com esse exemplo "PROCURANDO" pelos tópicos observei que (por ex) entre dois fusos passo5 e 10 a maioria dos usuários distinguiam a aplicação desses dois fusos dessa forma passo 5-Ganho de torque,precisão passo 10-Ganho de velocidade(vc) Entendo que o ganho de um significaria a perca do outro. Agora ignorando a parte mecânica(folgas,atrito,classe do fuso). Tento imaginar o máx ganho ou perdas do sistema por parte da eletrônica. Assim um fuso Ø20x5 C7(0.05) ligado a um motor de 15Kgf. Qual será minha precisão?Torque?VC máx? O mesmo motor rodando a um fuso Ø20x10 C7(0.05). Qual será minha precisão?Torque?VC máx? Obrigado... Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Veja se tenho um motor de passo padrão(200 full),então 360/200=1.8°Isso Citar Freqüência se eu entendi é a máx freq de pulsos que determinaria a velocidade com que o motor vai girar até esse angulo(0.0005625°).Se voce viu esta frequencia por exemplo num datasheet de um motor de passo, então deve entender que caso esteja acionando o motor em passo cheio (200 passos/volta completa), se eu quiser fazer o motor girar a digamos 120 rpm , preciso enviar um trem de pulsos a 400Hz de frequencia para o drive. 120 rpm => 2 rps (rotações por segundo) => 200 passos x 2 => 400 Hz. Se eu quiser acionar este motor nos mesmos 120 rpm, mas agora eu estou acionando este motor em 1/8 de passo, preciso enviar ao drive um trem de pulsos de 3200 Hz. 120 rpm => 2 rps => (200 x ![]() Ficou claro? Citar Assim um fusoVeja - aqui há alguns conceitos que devem ser entendidos. Imagino que voce queira saber a "resolução" que voce terá acionando este fuso. (precisão não quer dizer nada) A "Resolução" é o menor deslocamento que se consegue ter por passo, então "SE" estiver acionando este fuso diretamente (sem redução) e com um motor de passo sendo acionado em passo cheio, teremos 0,025mm/passo (dois décimos e cinco centésimos por passo). A resolução aumenta quando se aciona este mesmo motor em micropasso (meio passo é um micropasso) Nota: a resolução é "Teórica" apenas - no mundo real há variações, mas usamos isso para aceitação geral. Se sua intenção é saber o que uma máquina seria capaz de resolver em termos de deslocamento real, repetibilidade, acuidade etc, aí a coisa se complica um pouco mais porque existem outros fatores que devem ser levados em consideração e acima de tudo se deve conhecer (ou criar) uma "tolerancia" para que estes movimentos existam, sejam mensuráveis e o mais importante, sejam validos e reais. Por exemplo, um fuso de categoria construtiva C7 tem uma exatidão de posicionamento de 0,05mm/300mm deslocados isto é - há uma variação aceitável de até 5 centésimos a cada 300mm deslocados! Daí há outras variantes no mundo real, como folgas, flexões, esforços que são bem complexos de se calcular e medir, mas que irão influenciar os resultados finais. O mesmo se aplica a calculos de torque e de velocidade, e nem vou entrar no mérito da questão porque são cálculos complexos e confesso que hoje estou sem disposição para passar alguma coisa paupável. Para facilitar a vida e usar alguma coisa prática, dependendo da máquina eu uso a velocidade final que me interessa, a resolução necessária, os pesos dos conjuntos móveis (porque eu preciso conhecer as inércias das coisas para saber que motor usar) e como pretendo fazer os movimentos. Com isso eu defino o tamanho do motor (ou motores), se vão ou não usar redução e quais seriam as maneiras de acioná-los Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Claríssimo Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login A "Resolução" é o menor deslocamento que se consegue ter por passo, então "SE" estiver acionando este fuso diretamente (sem redução) e com um motor de passo sendo acionado em passo cheio, teremos 0,025mm/passo (dois décimos e cinco centésimos por passo).Certo 5/200=0.025 ou 10/200=0.05 Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Nota: a resolução é "Teórica" apenas - no mundo real há variações, mas usamos isso para aceitação geral. Então aí que está a duvida se eu desejar uma precisão de posicionamento de -+0,03 em por eixo, independente da eletrônica ser mais fina ou não,não posso usar fusos de classe C7 uma vez que o mesmo existe uma variação de +-0.05 . Estou certo? [/quote] Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Então aí que está a duvida se eu desejar uma precisão de posicionamento de -+0,03 em por eixo, independente da eletrônica ser mais fina ou não,não posso usar fusos de classe C7 uma vez que o mesmo existe uma variação de +-0.05 . Mais ou menos isso mesmo - se precisa de uma máquina que garanta um posicionamento de 3 centésimos, a mecanica deve ser capaz de resolver posições melhor que isso. O importante é determinar as tolerancias aceitáveis para os resultados e trabalhar em cima da escolha dos materiais para alcançar tal resultado. Clube CNC BrasilPáginas: 1 Ir para o Topo
|