Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilSávio, quando isto terminar, voce deixará de ser Sávio e passará a ser Sábio.. rs...
Terá aprendido tudo que tem que aprender sobre esta encrenca aí.. nada melhor que a necessidade pra fazer o sapo pular.. rs... Vamos ver uma coisa.. presumo que o motor antigo tenha cores iguaizinhas a este novo.. Então vamos conferir se os fios estão na sequência correta... Pegue todos os fios que tenham branco, ou seja laranja/branco, preto/branco, vermelhor/branco e amarelo/branco e junta todos juntos.. rs... enrole as pontas deles todos num feixe só... Daí voce terá ficado com cinco fios apenas... laranja, preto, vermelho e amarelo e os outros todos ligados juntos... Agora pegue uma pilha, destas de rádio que esteja boa (1.5v) Pega agora o feixe de fios ligados todos juntos e os encoste no polo negativo (ou positivo) da pilha... Agora pegue os outros, na sequencia... laranja, preto, vermelho e amarelo e vai ligando um por vez no outro polo da pilha.. só encoste e desencoste... dá só uma triscada... Quando encostar o fio laranja, vai dar um tranquinho e o motor vai girar para um lado e parar..., encosta o outro da sequencia, o preto.. vai dar outro tranco e parar (observe se girou para o mesmo lado anterior).... Faz assim.. um por vez e o motor tem que girar só para um lado... se girar ao contrário, tá fora da sequencia... Só encostar e desencostar o fio.. é o suficiente para o motor dar o tranco.. parou voce desencosta e liga o próximo.. até o final da sequencia... e o motor tem que girar sempre para o mesmo lado... girou ao contrário, tá fora da sequencia e daí voce precisa ir alterando os fios até que gire sempre para o mesmo lado... Faz isto ai e depois retorna... Clube CNC BrasilSavio,
Com base nos seus relatos algo aconteceu com este motor, hipóteses: 1 - Tu fez alguma cacá e não está nos contando ?! 2 - O motor sofreu alguma avaria no transporte ?! 3 - Defeito de fabricação ?! 4 - Os sujeitos da action motores não vão com a sua cará ... ehehee Eu não consigo ver mais nada ?!?!?! Entra em contato com eles e pede uma analize técnica neste motor. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login amigos, consegui ver o que estava dando curto. era um fet fechando curto..... agora acontece o seguinte. esta tudo ligado. ok.... quando fago jog no eixo Y, faz o barulho normal como se o motor estivesse funcionando, mas o eixo nao gira. ja troquei novamente o L297 e o 74S09... o que pode esta ocorrendo ? agradeço, valeu... Savio, Voltando um pouco no tempo, achei está MSG sua que eu não havia visto e isto explica tudo ... Quando vc ligou pela primeira vez, como a corrente não estava regulada, (talvez estivesse no Maximo ?!) isto causou o curto em um dos FETs ... este FET por estar em curto jogou a corrente Máxima sobre um enrolamento do motor e consequentemente causou a queima deste enrolamento... É provável que o enrolamento esteja bom, mas como geralmente há um circuito impresso que faz as ligações das bobinas e estas trilhas são bem frágeis, então é provável que tenham fritado. Troca o motor que seu problema já era, exceto no bolso pois vai ter que comprar outro motor ... mas veja pelo lado positivo, agora vc sabe que o trimpot não vem regulado de fabrica .... ehehehe ![]() ![]() ![]() Clube CNC BrasilEstou com sono e por isto respondendo a prestação ... mas o teste sugerido pelo Edu (com a pilha) pode confirmar o que acabei de escrever ai atras .... Uma das bobinas não dará nenhum sinal ... em outras palavras, uma das bobinas não tem pulinho nem nada pois esta aberta.
Agora vou dormir ... chau proceis ! Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Sávio, quando isto terminar, voce deixará de ser Sávio e passará a ser Sábio.. rs... amigao, fiz os testes que voce falou, entretanto o fio vermelho nao deu sinal nenhum no motor, sera q o mac matou a charada ? rsrsrs. medindo as resistencias, se é que fiz certo, encontrei ose seguintes resultados. fio laranja/branco com preto...............nada.... fio laranja/branco com laranja .............ok...... fio laranja/branco com preto/branco......nada.... fio preto/branco com preto...............ok.... fio preto/branco com laranja .............nada...... fio preto/branco com laranja/branco......nada.... fio vermelho/branco com vermelho..............ok..... fio vermelho/branco com amarelo/branco......ok..... fio vermelho/branco com amarelo................ok..... fio amarelo/branco com vermelho................ok..... fio amarelo/branco com vermelho/branco......ok..... fio amarelo/branco com amarelo..................ok..... teça seus comentarios, .... obrigado ah, perguntei pro mac, mas tambem vou pergunta-lo, no caso, voce sabe aonde em sao paulo eu consigo comprar esse motor da action? pois a action é em indaiatuba, se nao me engano, eu precisava que alguem comprasse pra mim e colocasse na itapemirim, ou 1001,, porque pelo sedex, como aqui é interior, nao acredito que chegue essa semana.....e eu precisava tanto cara!!! rsrss. forte abraço.. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Estou com sono e por isto respondendo a prestação ... mas o teste sugerido pelo Edu (com a pilha) pode confirmar o que acabei de escrever ai atras .... Uma das bobinas não dará nenhum sinal ... em outras palavras, uma das bobinas não tem pulinho nem nada pois esta aberta. mac, acho que é exatamente o que voce falou, o fio vermelho nao deu sinal nenhum no motor....o demais sim..... olhe o comparativo que fiz das medições das bobinas, se é que medi correto.. amigao, fiz os testes que voce falou, entretanto o fio vermelho nao deu sinal nenhum no motor, sera q o mac matou a charada ? rsrsrs. medindo as resistencias, se é que fiz certo, encontrei ose seguintes resultados. fio laranja/branco com preto...............nada.... fio laranja/branco com laranja .............ok...... fio laranja/branco com preto/branco......nada.... fio preto/branco com preto...............ok.... fio preto/branco com laranja .............nada...... fio preto/branco com laranja/branco......nada.... fio vermelho/branco com vermelho..............ok..... fio vermelho/branco com amarelo/branco......ok..... fio vermelho/branco com amarelo................ok..... fio amarelo/branco com vermelho................ok..... fio amarelo/branco com vermelho/branco......ok..... fio amarelo/branco com amarelo..................ok..... poxa MAC, sera que na fabrica eles enrolam a bobina de novo pra mim ? mais uma semana sem ve-la funcionando......rrsrsrsr......MAC, voce sabe aonde em sao paulo eu consigo comprar esse motor da action? pois a action é em indaiatuba, se nao me engano, eu precisava que alguem comprasse pra mim e colocasse na itapemirim, ou 1001,, porque pelo sedex, como aqui é interior, nao acredito que chegue essa semana.....e eu precisava tanto cara!!! rsrss. forte abraço.. Clube CNC Brasil
|
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login |
Está ai o video que fiz para ajudar meu querido Savio ...
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sávio, multímetro é tudo igual.. ou é analógico (com ponteiro) ou digital.. tanto faz ser xing-ling ou não..
Aí deve ter uma escala que voce gira.. tá escrito X1-X10-X100 e por aí afora...
Só escolher a escala X1, encostar as pontas e verá que no display vai marcar 0, ou próximo disto... isto quer dizer que o circuito apresenta Resistência Zero, ou bem próximo...
Aí voce liga, por exemplo uma das pontas no fio vermelho e a outra no vermelho/branco.. é uma das bobinas...
Vai aparecer outro número. Anota....
Liga depois uma das pontas no Amarelo e a outra no Amarelo/Branco... e assim por diante...
As bobinas (em número de 4) são formadas pelos fios de cor sólida (vermelho, preto, amarelo, etc...) e a as outras pontas com cores sólidas + branco...
Exemplo: bobina fio Vermelho tem que "dar" com o outro fio Vermelho/Branco
Bobina fio Preto tem que "dar" com o outro fio Preto/Branco...
Expliquei? ou confundi mais ainda? rs...
Então.. faz isto, mede as 4 bobinas, anota os números num pedaço de papel e posta aí...
Neste último post voce diz "no teste da pilha, em nenhum dos polos da pilha o motor deu sinal de vida,...."
Como assim não deu nenhum sinal de vida? Ou a pilha tá fraca ou tou entendendo tudo errado, pois num post anterior voce dizia que todos funcionavam, menos um...
Experimenta, se a pilha tá fraca, fazer este teste usando uma fonte de alimentação, tipo 6 volts... funciona melhor ainda...