Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 10 Visitantes estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login A melhor dica é essa que o Mulapreta disse, o nome para isso é "Tabicar". Marcao, Tinha até esquecido o nome desse processo. Agora que você disse eu lembrei... Abraços Edson Clube CNC BrasilUso o processo de tabicar a madeira. Mas, a quantidade que racha e empena dá medo.
Estou pensando em montar uma estufa, com bastante carinho. Afinal, o tempo de secagem é menor, posso controlar melhor o processo de secagem. E madeira seca tem maior estabilidade estrutural. Sem dizer que, madeira seca é muito melhor de se aparelhar. Vitorette Clube CNC BrasilNa estufa é necessário também tabicar as tábuas. Colocar vários exaustores para retirar a umidade, alem de um sistema para aquecer controladamente o interior da estufa. Deve demorar uns 3 dias ou mais para secar as tábuas.
As rachaduras, geralmente ocorrem quando os tabiques não são colocados exatamente na direção de uns sobre os outros. Edson Clube CNC BrasilVitorette,
Retornando com mais afinco, primeiramente tenho a dizer que não deixei de acompanhar a intelectualidade empregada no teu trabalho. Receba meus sinceros parabéns em letras garrafais. Nós devemos ter por aqui, mas aquele povinho dali da América do Norte usam uma cola danada de boa. Então: há postado por lá, alguns trabalhos realizados com retalhos simétrico de madeira, colados entre si e após recortados e colados novamente em posições invertidas e finalmente usinados. Meu amigo é um trabalho fenomenal. Daí, vem a grande surpresa, o empenamento fica reduzido à proporcionalidade de cada pedaço - considerado nulo. O trabalho final aparenta a marchanteria porém nas quatro faces. É coisa de presidiário, porém o valor de cada peça é saudável. O exposto servindo de exemplo, faz garanti que a inversão das fibras da madeira em pedaços é uma bela solução para fugir do empenamento. O diabo da cola é inodora, resistente, biológica, etc. Abraços Julio Cezar E.T.: Tenho dois anginhos que são Químicos industriais, vou perguntar se conhecem algo parecido. Clube CNC BrasilJulio, obrigado.
Acho que esse processo chamasse bricolagem. Tenho guardado todas as sobras para num futuro próximo aproveitá-las nesse processo. Alguns idiotas acham que a madeira empilhada na oficina é para acender fogo. ![]() ![]() ![]() Edson, quase todos os processos nescessários para secar a madeira da melhor forma já foram empregados por mim. Mas, o meu principal problema deve estar no tamanho das peças que tenho comprado. Minhas tábuas já vem cortadas com 60cm de comprimento máximo. Acho que vou deixar secar as tábuas inteiras e depois mandar cortar quando já estiverem mais estabilizadas. Pelo menos a perda foi menor quando fiz assim, devo ter perdido 10%. Já no outro tamanho a coisa chegou próximo de 20%, ou seja de cada 100 peças tenho tido 20 com problemas. Porém creio que o problema mesmo esteja aqui: a maioria das madeiras encolhem mais no sentido circunferência (direção tangente), do que na direção de raio (radial) e aparece rachada. Não encolhe quase nada nos sentidos complemento (longitudinal), e não precisa se preocupar. Essa diferença de movimento entre direção radial e direção tangencial depende muito da espécie, mas para ter idéia geral, pode lembrar que movimento tangencial é o dobro do movimento radial. Amanhã vou observar nas tábuas como elas foram cortadas e verificar quais são os tipos de corte mais propensos a ter problemas. O duro vai ser chegar na madereira e ficar escolhendo as pranhas de acordo com o tipo de corte. Abraços. Vitorette Clube CNC Brasil
|