Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilIluj agora fique com uma duvida eu sempre tive que soltar o fim de curso para liberar agora se com o botão libera eu não indetifique o botão aqui.
![]() Clube CNC BrasilClube CNC BrasilCreio que dependa de que norma de segurança voce queira seguir, e claro de qual programa de controle estiver usando...
Por exemplo há uma norma de segurança (Americana se não me engano) que quando um final de curso é acionado isso é considerado emergencia então acontece o que voce relatou... Há outras normas (europeias) que quando um final de curso é acionado, o sistema apenas pára o eixo naquela direção, permitindo que se inverta o movimento. De qualquer forma, tem como fazer qualquer dos dois métodos funcionar no Mach3... Clube CNC BrasilClube CNC BrasilEntão é mais ou menos assim:
- final de curso é um dispositivo que sinaliza ao cnc que aquele eixo chegou num ponto limite (num máximo qualquer), só que para o cnc saber onde está este limite, ele precisa antes de mais nada saber onde a máquina está no espaço, então a gente usa uma rotina de inicialização onde o cnc vai primeiro movimentar a máquina e acionar cada um dos sensores (um de cada vez) e zerar os contadores em cada ponto de referencia. Há duas maneiras de se fazer a coisa: com um sensor em cada eixo ou com dois em cada eixo - eles podem estar ligados de forma independente ou em série - o mais simples é em série porque se economizam entradas do cnc... Normalmente eu uso sensores físicos (micro contatos) normalmente fechados ligados em série instalados só de um lado do eixo, e uso uma entrada do cnc - no programa de controle (uso Mach3) eu ajusto na janela de sinais de entrada todos os sinais para "origem" de cada eixo os mesmos pinos (por exemplo pino 10 da LPT) - não uso eles como final de curso. Ainda nas configurações, existem uma janela de ajustes para "limites" - nela eu informo o comprimento físico de cada curso de cada eixo, digo para que lado a origem está (o lado para onde a máquina deve encontrar o sensor de cada eixo) e por fim habilito o comando "soft limits". Uma vez que vou iniciar o programa, a primeira coisa é pedir para o cnc reconhecer as origems - quando ele termina a rotina, se o comando soft limits estiver habilitado posso ir na máxima velocidade para qualquer lado que ela nunca irá bater fisicamente em nada... Clube CNC BrasilObrigado Fábio pela sua pronta explicação.
Fiquei em dúvida sobre algumas coisas, pois você diz que habilita as origens de cada eixo. Isto seria em "X,Y,Z HOME"? Você diz também que "ajusta os limites". Como faço para informar a direção na janela homing/limits? Preciso habilitar o "reversed"? E por último, como faço para encontrar os pontos de origens inicializando o programa? Desde já, muito obrigado. Clube CNC BrasilClube CNC BrasilGeovani, quero ressaltar que eu fiz o teste usando somente a interface e os finais de curso.
Disse isso, pois fiquei aqui pensando que clicando encima do "OFFLINE" pode ser que somente os números na tela se "movam" e não os motores. Estou fazendo testes para pôr os fins de curso em outra máquina que estou construindo, e já possuo algumas peças como motores, interface e drives, mas não utilizei com os motores ligados. Aí fica a dúvida se vai funcionar com os motores, pois pode ser que os sinais não cheguem ao drive, visto que o nome da tecla é "OFFLINE". Tem uma outra dica no início do fórum onde foi dito para clicar no Mach3 em SETTINGS (ALT6) e depois em "OVER RIDER LIMITS" para liberar os movimentos mesmo com os fins de curso acionados. Abraço. Clube CNC BrasilClube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login ... Essa "dica" funcionou aqui no meu... Edson Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Normalmente eu uso sensores físicos (micro contatos) normalmente fechados ligados em série instalados só de um lado do eixo, e uso uma entrada do cnc - no programa de controle (uso Mach3) eu ajusto na janela de sinais de entrada todos os sinais para "origem" de cada eixo os mesmos pinos (por exemplo pino 10 da LPT) - não uso eles como final de curso. Boas nobre amigo Gilii. Vou aproveitar e tentar aprender um pouco mais sobre o Mach3, pois como uso o EMC, quero passar para ele em breve. Pretendo fazer o sistema que você citou, pois alem de economizar porta, economizamos tempo e fios. rsrsr Mas tenho uma dúvida: Se você colocar todos os 3 (ou 2 sensores - não pretendo usar no eixo Z) em série, usando por exemplo o PIN 10 para esse contato. Em seguida informa o limite físico (tamanho) de cada eixo (limites). Até ai tudo bem. Mas..... como que ao iniciar o programa, e se referenciar os eixos, ele (programa) vai saber em que sensor (micro switch) ele tocou (acionou)? SE ESTAREI USANDO UM ÚNICO PINO (10 no exemplo) PARA TODOS OS SENSORES? Ou ele irá seguir uma rotina pré configurada (ordem de checagem) primeiro encontrar o Home de "X" e depois o Home de "Y" por exemplo? Será que entendi errado, ou a "coisa" funciona assim mesmo? (isso porque eu não uso o Mach3 e não tenho como fazer esse teste de imediato). Fico muito agradecido por sua resposta e atenção. Abraços. Rubens Clube CNC BrasilRubens,
No mach3 a rotina de procura de origem está escrita no executável e existe um botão que dispara esta rotina - por isso se pode usar um pino apenas para sinalizar todos os eixos. Quando a máquina começa a procura do primeiro sensor e o encontra, a maquina faz um pequeno retorno até que o contato se feche de novo - imediatamente se inicia a procura do sensor seguinte e a rotina se repete até que todos os sensores presentes tenham sinalizado ao cnc suas posições. A cada contato o sistema zera o eixo que estava se movendo e isso igualmente se repete até o final. A partir desse ponto o sistema conhece os pontos de origem e, se tiver instruído o sistema a conhecer os comprimentos dos eixos, o sistema sabe então onde o movimento começa e onde termina, assim o cnc sabe onde a maquina esta no espaço. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Quando a máquina começa a procura do primeiro sensor e o encontra, a maquina faz um pequeno retorno até que o contato se feche de novo - imediatamente se inicia a procura do sensor seguinte e a rotina se repete até que todos os sensores presentes tenham sinalizado ao cnc suas posições.Gilii, Há algum jeito de aumentar esse pequeno retorno, digamos mais 2 mm.?] Abraço Edson Clube CNC BrasilQue eu saiba nao porque o sistema espera até que o sinal se inverta, então isso depende exclusivamente do tipo de sensor que se esta usando e não necessariamente de alguma configuração.
Clube CNC Brasil |