Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Gostaria de agradecer ao Fábio e em especial ao Sr. Antonio Morgon, que nos recebeu hoje na Omnilaser e apresentou seus produtos , particularidades e processo de fabricação de tubos laser CO2 selados. Obrigado pela visita Sr Alberto. as portas estarão sempre abertas! abraço Fábio Morgon Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login DIX. Boa noite amigo Douglas! fico muito feliz que tenha conferido nosso trabalho, e tenha gostado. o 150W é um baita tubo, e tem uma performance MUITO boa! claro que pode perguntar.... estamos aqui para isso... rsrsrs o creio que o componente que esteja falando seja o resistor de 100 Ohms que está no fio de retorno do tubo. ele é utilizado para medir a corrente fornecida pela fonte. como medir: coloque um resistor de 100 Ohm por 5W em serie no fio do retorno do tubo. simplificando (corte o fio do retorno e coloque o resistor no meio dele. pegue um multimetro digital, coloque na escala de 200V DC, e ligue em paralelo ao resistor. o mostrador do multimetro mostrará um número com virgula. exemplo: 2.9 que é igual a 29mA. dessa forma vc estará medindo DDP obs: vc verá a amperagem com o tubo cortanto.... não se preocupe, ele funciona normalmente com o resistor na linha. assim vc tem a amperagem correta que sua fonte está fornecendo. aproveite a oportunidade, e compare com o mostrador da sua maquina. sempre tem uma pequena variação para mais ou para menos.. abraços! Fábio Morgon Clube CNC BrasilDix recentemente mandei um e-mail para Curitiba sobre uma fonte que tenho para tubo de 150w, estou tentando fazer funcionar uma maquina mas acho que a fonte bichou.
Vcs reponderam prontamente meu e-mail, como estou a 100 km de curitiba acho que vou pessoalmente levar a fonte para vcs darem uma olhada e fazer um orçamento. Como tenho duas maquinas quero aproveitar para dar uma olhada nos seus tubos. Vcs trabalham tambem com fontes novas? Tem idéia de preço? Abraço Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Dix recentemente mandei um e-mail para Curitiba sobre uma fonte que tenho para tubo de 150w, estou tentando fazer funcionar uma maquina mas acho que a fonte bichou. boa noite Marco! estou em curitiba essa semana, ficarei até sexta-feira. nós temos tubos novos e fontes novas. mas vamos começar do inicio.... não vou ti empurrar uma fonte, antes de saber se realmente esse é o seu problema. quanto tempo seu tubo tem de uso? seu tubo pode ter vencido o gás. isso da retorno na fonte, e queima a mesma. ela pode ser reparada (muito mais barato do que uma nova) e se eu ti vender uma fonte nova, vc pode queima-la novamente se seu tubo estiver fraco. acho melhor fazer o seguinte: venha até curitiba com seu tubo e sua fonte, assim nós testamos, e ti dizemos o que está acontecendo. se for defeito na fonte, podemos arrumar, se for o tubo, vc pode comprar onde quiser. se vc vier ainda essa semana, eu estarei por aqui. se não der, só apartir do dia 15/07, pois na proxima semana estaremos em viagem abraços! Fábio Morgon Clube CNC BrasilBoa noite amigo fabio.
lendo sua resposta fiquei intrigado, pois nunca soube deste acontecimento, nem em teoria e e nem em pratica, de um tubo estar fraco e queimar a fonte. Veja BEM, não estou dizendo ao contrario( pois quem sou eu para isso) e sim fiquei preocupado pelas explicações do técnico quando veio instalar minha maquina, é que quando o laser começa a ficar fraco, podemos ir diminuindo a velocidade para compensar até quando o laser permitir cortar, isto é aproveitar o maximo do gas. mas como vc esta dizendo que com laser fraco, isto é o gaz acabando ele queima a fonte. então poderia explicar como se faz para evitar isso, ou temos que ir na sorte ou rezar para não acontecer, pois ja tive amigos que me contactaram para saber onde comprar tubo, pois os deles estavam ficando fraco, mas nunca queimou nenhuma fonte. Caso vc possa, poderia orientar sobre este assunto, pois acredito ser de enterese de muitos abração Ricardo Clube CNC BrasilBoa noite Ricardo
Acabei de ver sua pergunta e fiquei intrigado também , estava lendo o que nosso amigo me mandou e estava discutindo isto aqui também. Abraço Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Boa noite amigo fabio. Boa noite Ricardo e Marcos eu resumi bem a explicação... por que o assunto é meio extenso.. vamos aos fatos: isso não acontece exatamente por que o gás do tubo "morreu". se ele simplesmente "morrer", fique tranquilo, isso não acontecerá... mas.................................. o que realmente acontece com os tubos chineses é: pegue um tubo chines e olhe na flange (flange é a parte metálica nas extremidades do tudo, onde tem a lente) nos tubos mais simples, essa flange é colada com araldite... isso mesmo, araldite comum... com o passar dos dias, essa araldite degasa (solta impurezas dentro do gás), poluindo a mistura, modificando a resistência elétrica do gás, levando alta tensão em excesso para o retorno da fonte, consequentemente, danifica a fonte, que foi dimensionada para receber um retorno x. nos tubos Reci acontece algo parecido. a flange desses tubos recebe uma resina de melhor qualidade, porem, a lente é presa e vedada por um anel de cobre, quando o tubo é montado, esse anel é bem preso, vedando 100%. mas após a montagem, para conseguir o foco correto, aqueles parafusos da flange são regulados, gerando assim, microrrachaduras. considerando que nos tubos de laser existe uma pressão negativa de 2x10^-5 ... isso é, uma pressão negativa muito forte..... temos a mesma consequência.... entra ar, e tem retorno de alta tensão na fonte..... pessoal, pode parecer que eu falo MUIIIITO... mas tudo isso que estou passando para vocês foi descoberto com muita pesquisa. não estou blasfemando, não sou dono da verdade,e nem estou querendo falar mal de nenhum tubo. mas para produzir um bom produto, nós tivemos que pesquisar diversos materiais, e testar TUDO o que pode dar de errado com o laser no uso diário... espero ter ajudado abraços Clube CNC Brasilmais uma vez eu convido vcs que tem interesse em comprar nossos tubos para visitar nosso laboratório.
todos esses detalhes explicados pessoalmente é bem mais facil de entender.... nós temos tubos desmontados, que com certeza farão com que vcs entendam melhor o que eu disse. quando vc vê uma flange desmontada, fica obvio o que pode acontecer. lembrando que eu não quero influenciar ninguém a nada. façam suas pesquisas, e tirem suas próprias conclusões. estou apenas compartilhando as minhas vivencias abraços Clube CNC BrasilObrigado por sua explicação , realmente não tinha nenhum conhecimento como o sistema funcionava e pesquisas em laboratório vc consegue chegar a informações importantes.
Quando houver necessidade da troca de tubo de laser nas minhas máquinas, irei consultar vc. Outro detalhe a vida útil de um tubo chines comparado com os tubos fabricados por vc é diferente? porque este detalhe é muito importante na hora da compra. Abraço Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Obrigado por sua explicação , realmente não tinha nenhum conhecimento como o sistema funcionava e pesquisas em laboratório vc consegue chegar a informações importantes. Bom dia Marco nossos tubos tem o funcionamento garantido com 100% de potencia 24 horas por dia, durante 18 meses para a carga de gás, e 5 anos para as lentes. utilizando de forma correta (chiller com temperatura e fluxo correto), fixação e etc.... o tubo funciona por mais de 2 anos. abraços Clube CNC BrasilOk. amigo
obrigado pelas respostas, e é uma pena que vcs estão muito longe do Rio, se não com certeza iria dar um pulo ai para ver de perto grande abraço ricardo Clube CNC BrasilFábio , duas informações que recebi na visita , na produtiva conversa com o Sr. Antonio Morgon e que vc podia elucidar aqui:
- Quando se aplica uma corrente em mA (miliamperes) maior do que o tubo está dimensionado este satura e no lugar de uma potência maior de corte na verdade tem-se uma redução devido a saturação. - O Sr. Antônio nos mostrou uma flange traseira de tubo importado que "teoricamente" deveria prover uma regulagem da lente e consequentemente do feixe interno , porém essa flange era somente um dispositivo externo, colado ao tubo sem nenhuma ligação com a parte interna , só "enfeite" mesmo. Se lembro bem simulava um tubo tipo RECI mas na verdade era um selado comum , sem a tal vedação de cobre que permite , com o tempo , a entrada de ar no tubo , perdendo a pressão negativa. Ou seja pensamos que estamos comprando um tubo de um tipo e na verdade é outro... Essas informações que estão sendo colocadas aqui são muito importantes ao meu ver , pois derrubam algumas lendas, mitos e suposições que temos visto por aí e também ajudado a difundir por falta de contato com quem conhece a "coisa" como um fabricante e desenvolvedor. A experiência e conhecimento da maioria dos usuários vem da pratica e do trabalho no dia a dia e das "surras" que cada um leva quando tem um problema nessa área . Acho uma ótima oportunidade para esclarecer esses pontos. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Fábio , duas informações que recebi na visita , na produtiva conversa com o Sr. Antonio Morgon e que vc podia elucidar aqui: Boa noite amigo Beto! pontos importantes vc veio nos lembrar.... - primeira questão saturação: a corrente elétrica aplicada está diretamente relacionada ao comprimento do tubo. quanto maior o tubo, maior a corrente que deverá ser aplicada. dentro do tubo, existe uma quantidade de moléculas exata de gás, que quando são bombardeadas por elétrons, acontece uma reação quântica, fazendo com que as moléculas vibrem liberando o laser. essa reação tem uma curva de funcionamento. no caso de um tubo de 100W por exemplo, vc consegue a máxima potencia com 29mA de corrente. se vc diminuir a corrente, a potencia cairá, se vc passar de 29mA, a mistura satura. o que é "a mistura satura": quando as moléculas do gás se agitam e entram em atrito, é necessário um sincronismo das mesmas. se vc jogar mais do que 29mA, o sincronismo é perdido, fazendo com que elas vibrem desordenadamente. (conforme imagem anexo) desculpe pela imagem torta feita no paint... a essa hora... depois do dia de trabalho, tá complicado o negocio.. rsrsrs as proporções não estão corretas. fiz rápido, somente para que visualizem o que estou querendo explicar. vou fazer outro post para a segunda questão, pq isso aq vai ficar um livro e ninguém vai ler... rsrsrs Clube CNC BrasilBeto,
Segunda questão: O tubo que vc citou é um tubo chinês, Fabricante: FDQ . . . (FUNDO DE QUINTAL) ![]() ![]() ![]() ![]() falando sério..... fabricante: Xianglei (foto 3128) Nesse tubo, a lente é colada direto no vidro, e a após a colagem da lente, a ponta recebe uma flange com parafusos por cima. (foto da flange em anexo) mas na realidade, os parafusos e a flange são de enfeite. Por que a lente está FIXA com araldite na ponta do tubo. Não importa o quanto vc mexa nos parafusos, vc nunca vai mexer a lente. Aí agente se pergunta..... Por que raios fizeram essa flange falsa? Fizeram isso para que as pessoas pensassem que o tubo tem ajuste de foco. Mas é mentira..... Se está sem foco, ficará sem foco para sempre. 3128 = fabricante 3130 = flange que parece ter parafuso de ajuste 3132 = imagem da parte interna da flange (onde não tem local para fixação da lente, pois a mesma já está colada no tubo) 3133 = lateral da flange (onde vc visualiza os parafusos de ajuste) qualquer dúvida, entrem em contato... abraços Clube CNC Brasil |