Bem AMIGOS. respeito a opinião de todos com certeza e sei do profissionalismo de muitos, mas veja, bem,Existem fatores que se tem que levar em conta.UM deles é a competitividade, e isso não podemos correr e sim acompanhar .Se a minha maquina corta MDF de 6mm, numa passada só e com fresa raiada de 2mm e a outra não corta então levamos a crer que tem alguma coisa errada.se eu for cortar mdf de 6mm em duas passadas ou mais, com certeza estou fora do mercado, ou então vou ter que vender cachorro quente na praça para poder completar minha renda Amigos, quanto mais produtividade, mais condições de mercado teremos, pois hoje não adianta fazer uma LINDA BANDEJA se não tivermos preços para competir.Tambem comprei minhas fresas raiadas num jogo com 50 fresas, e lhes digo que ja duram mais de um ano e corto mdf DE 6MM, TODOS OS DIAS .A unica coisa fundamental é colocar no inicio do corte, MOVIMENTO DE ENTRADA E SAIDA com angulo de entrada e saida em ZERO ou mesmo MOVIMENTO EM RAMPA, mas eu prefiro, o primeiro por ser mais rapidoisso faz com que a fvresa não quebre no inicioo do corte onde éla faz maior esforçoé como empurrar um carro, no inicio é pessado mais depois vai com tranqulidadequando eu corto MDF de 3mm, eu coloco duas chapas junta e corto tudo ao mesmo tempo.não sei o porque tanto desprezo contra as raiadinhas ISSO É BULING ABRAÇORICARDO
. O engraçado é que, antes de formatar o micro, ela tava redondinha, nao quebrava mais fresa, mas coincidentemente , apos a formação eu me perdi nos parametros das fresas,
Nobre Sávio!Faço minhas todas as palavras do grande companheiro José Ricardo!!!E acrescento:Utilizo, normalmente, chapas de 6 e 9mm de ecalipto (prefiro este em função da facilidade do acabamento)! Corto o de 6mm com 3000mm/min e num passe só ... No de 9mm corto a 2000mm/min, também num passe só ... Tudo com fresa raiada de 2mm ... Utilizo movimento de descida em rampas (e vou testar a forma como faz o José Ricardo!) ...Somente consigo esses resultados depois que refiz minha máquina e estando tudo bem justinho!!! Qualquer folga faz com que a ferramenta receba trancos (principalmente nas mudanças de direção) quebrando-a ...Sem falar que troquei minha Retífica Makita por um Spindle de 2hp (que tem um batimento - folga nos rolamentos - insignificante para o meu tipo de trabalho) ...Mas, mesmo quando utilizava a retífica, consegui melhorar em muito o trabalho perseguindo e eliminando, na medida do possível, as folgas ...A única coisa que desconheço é que estas ferramentas (como dito por outro companheiro) fiquem "cegas" ... Pra mim elas nunca perdiam o corte ... Claro que elas quebram ... Normalmente por bobeira minha ... Mas já teve fresa que ficou na máquina mais de um mês ...Dê uma boa revisada na máquina em busca de folgas e tente eliminá-las ... Fora isso também verifique os rolamentos do seu spindle (digo isso pois tinha que trocar os da retífica de tempos em tempos pois a folga destes também ajudava a quebrar ferramentas!)!!!Espero ter ajudado!Abraço!Vagner
Pode não ser o caso, mas ninguém comenta como o MDF é nojento, principalmente em regiões de litoral, como é o caso do Savio. Nunca vi um comentário a respeito da umidade e o que faz ao MDF e às fresas na horas de cortar. Não fica uma inteira! E nem precisa ser muita, não.
JESUIS...