já revirei toda minha papelada e agenda onde anoto os endereços de maior interesse e não achei onde anotei o endereço no qual eu simplesmente fiz o dowload e gravei em DVD, repito DVD; e foi mamão com açúcar instalar o ubuntu tanto o 8.04 como também o 10.04, este último ficou instalado direto na máquina. Encontrei os 2 dvds que gravei. Será que tem como fazer cópias simplesmente ( será que funciona?) e enviar aos amigos? Se alguém souber me de a dica que faremos isto.
Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Edson e demais amigos;
já revirei toda minha papelada e agenda onde anoto os endereços de maior interesse e não achei onde anotei o endereço no qual eu simplesmente fiz o dowload e gravei em DVD, repito DVD; e foi mamão com açúcar instalar o ubuntu tanto o 8.04 como também o 10.04, este último ficou instalado direto na máquina. Encontrei os 2 dvds que gravei. Será que tem como fazer cópias simplesmente ( será que funciona?) e enviar aos amigos? Se alguém souber me de a dica que faremos isto.
Creocad
Boas Creocad
Então , o site oficial como voçe saberá é :
A página dos Downloads aqui :
Registre-se ou faca Login10.04
Registre-se ou faca Login8.04
Quanto a ser em DVD como voçe deu enfase , o linux cabe num CD logo pode gravar num CD, se quiser usar um DVD pode muito bem fazer a gravação nele pois mesmo ficando a sobrar muito espaço , pode fazê-lo , talvez deva colocar a questao na velocidade de gravação e na qualidade do gravador de CD/DVD , mas se tem um DVD bom , sim pode fazer cópias que vai resultar.
Devo dar destaque a uma questão : tem gente que baixa o ubuntu e depois fica querendo instalar o EMC2 (linuxcnc) em cima ...NADA disso , não vai resultar !!!!!
Este tal de LINUXCNC é um linux que já vem preparado especificamente com um KERNEL especial (rtai) que almas caridosas depois de muito trabalharem, nos disponibilizam a CUSTO zero um sistema operativo e um programa para controlar nossas máquinas , tudo isso sem pagar 1 $$$$$$ !!!
Quanto à versao 10.04 , tem varios relatos de alguma incompatibilidade com uns tantos tipos de PC, o melhor é usar o 8.04 e APENAS actualizar o EMC2 (fica cá bem embaixo no final da lista das actualizacoes ) , lembrando ainda que um bom uso deste sistema seria sem acesso permanente à internet , apenas pontualmente se ligar o pc à net , de resto estamos a controlar uma máquina que não gosta de partilhar recursos , e recursos é o que gastamos ao ter aberto janelas com navegadores e várias coisas , para lá do EMC2 / Linuxcnc!!!!
Correndo o risco de me repetir , mas vamos lá , PODE-SE e deve-se testar este sistema a partir do CD/DVD/pen Sem Instalar !!! Por isso ele se chama de Live , se gostarmos e o pc for compativel , beleza , basta partir para a instalação . se der erro , se emperrar , se trancar , ai não se gastou nada senão e apenas um tempinho que serviu tb como aprendizagem.
« Última modificação: 19/06/13 - 18:50 por portuga »
Bem. Depois do dissabor da instalação do Linux 10.04, Instalei o velho Linux 8.04 e está tudo fluindo muito bem.
Acontece que minha porta paralela é PCI e tenho o CD de instalação para o Linux, porem, ]estou com dificuldades para instalar a plaquinha.
A m-e-r-d-a é que no Ruindows é só clicar no arquivo "setup" e tudo é instalado automaticamente. Até nos "Tablets" com o Android é só clicar no programa que que instalar e ele já é baixado da internet e instalado. e é só usar. Mas, no línux, ainda não houve evolução e é preciso usar aqueles cópia, cola, add, reinicia, etc. e tal.
no CD de instalação há a seguinte informação para instalação:
(1)-install
<1>-copy install_ss_80x86.o to /usr/sbin
<2>-Add /usr/sbin/install_ss_80x86 at the end of the /etc/rc.d/rc.local.
<3>-reboot
The ttyS2 and ttyS3 are ready for application.
Um fato importante é que eu não posso copiar e colar o arquivo como está nas instruções acima por eu não ser o proprietário? (legalmente, sou o proprietário e possuidor do PC e do sistema)
Será que há uma alma bondosa que poderá me ajudar?
Abs.
Edson
Voce precisa comprar uma licença, pra tua sorte eu tenho uma aqui que meu cão não usa mais e te vendo pela bagatela de ciscos miss reais ... ai tu vai ser o proprietário, legalizado, autorizado, possuidor não porque eu é que vou possuir o seu dinheiro, mas será mandatário, irrevogável e insubstituível de seu cãoputador...
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente. Abraços! Reinaldo Cavalheri
Desculpa a brincadeira é que hoje estou feliz, perdi todas as definições de programas, e-mails, regras, catalogo de endereços e a pqp inteira e nada melhor do que isto p/ me deixar feliz da vida...
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente. Abraços! Reinaldo Cavalheri
Nessa versão do Ubuntu, não sei se corrigiram o português, mas do que lembro há um comando que permite abrir uma janela de linha de comando de forma simples (e seria nessa para usar o comando sudo), ou tem como abrir a mesma janela como administrador.
Experimente abrir a janela de linha de comando como administrador - tenho certeza que então poderá fazer o que deseja.
Apenas por comentário - no Linux - assim como no Windows, tudo que se deseja fazer deve ser feito como administrador, especialmente nas pastas de sistema.
A diferença é que no Linux é mais fechado, mais protegido, mas dá para fazer tudo...
Fabio Gilii Atibaia - SP Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei) Tecnico em Mecanica de Precisão
Bem companheiros; a coisa está crescendo ante esta dificuldade do nosso amigo Edson. Para situações extrema..medidas extremas. Não me recordo da instalação do 8.04; mas no 10.04 existe uma fase na qual se define uma senha para ser o administrador; daí pergunto: Não seria o caso de reinstalar; caso alguém se recorde se no 8.04 tem a mesma fase ou então instalar o 10.04 colocar a senha do administrador ( proprietário); fazer a instalação da tal placa e depois instalar a versão 8.04 em paralelo? É possível isto? Edson; mas em que meleca vc foi entrar, como dirá p Marcão ( que é o culpado disto tudo) ô meu filho. Creocad
Edson (mulapreta) , normalmente o Linux reconhece e instala praticamente todo o Hardware que encontra quando fazemos a instalação ou mesmo usando em modo Live.
Essa coisa de andar a instalar drivers para placa já vai um pouco contra o que é a facilidade de uso do EMC2/LINUXCNC .
Se me permite a sugestão , com o objectivo de salvaguardar a sua paciencia e não passar a odiar o linux... Se tiver aí um outro PC mesmo mais antigo , um que voçe use mais esporadicamente , um que o vizinho do lado lhe possa emprestar.... EXPERIMENTE com outro PC que tenha a porta paralela de origem e verá que esse é o caminho certo... Se tiver pentes de memoria coloque , esse sistema gosta de memoria , agiliza as coisas...
Nota : estas minhas dicas são baseadas na experiencia pessoal ao longo destes 3 anos que começei a mexer com CNC´s e com EMC2 , tenho aqui 3 computadores velhos que amigos iam deitar fora , tentei usar para a maquina e apenas um deles tinha as condiçoes de trabalho , mas não tive problemas em gastar um bom tempo testando para chegar a conclusões de quais PC me serviriam . Eu tento ter uma máquina Operacional e depois faço copia do HDD para outro PC e esse outro fica de reserva , se o PC principal avariar , simplesmente troco de PC e tenho de novo tudo direitinho .
Abraço e paciencia
Portuga
Zé Vilhena
« Última modificação: 20/06/13 - 21:12 por portuga »
Com todo respeito que tenho por você, se fores colocar desculpar do não funcionamento de uma simples cópia de arquivo de uma pasta do CDRom para uma pasta do HD à má configuração do próprio PC, eu lamentarei desistir realmente do Linux.
Meu PC tem 1500 Ghz. e 2 GB. de memória, e em um outro HD que está desligado, já tinha o Windows XP instalado (inclusive com a plaquinha PCI paralela), o Mach3 funcionando e os motores também.
Se já comentei que a Placa PCI da porta paralela tem o CD de instalação para o LINUX, não vejo o porque de não conseguir fazer esses comandos tão simples que estou tentando fazer. Se o problema fosse na instalação propriamente dita da placa, até poderia compreender minha ignorância no assunto, mas daí ter todo esse problema para uma sumples transferência de arquivo convenhamos...
Estou copiando, abaixo, os comendos que utilizei no terminal do linux:
edson@linux:~$ sudo usage: sudo -h | -K | -k | -L | -l | -V | -v usage: sudo [-bEHPS] [-p prompt] [-u username|#uid] [VAR=value] {-i | -s | <command>} usage: sudo -e [-S] [-p prompt] [-u username|#uid] file ... edson@linux:~$ su Senha: root@linux:/home/edson# copy install_ss_80x86.o to /usr/sbin bash: copy: comando não encontrado root@linux:/home/edson# Add /usr/sbin/install_ss_80x86 at the end of the /etc/rc.d/rc.local bash: Add: comando não encontrado root@linux:/home/edson# Add /usr/sbin/install_ss_80x86 at the end of the /etc/rc.d/rc.local bash: Add: comando não encontrado root@linux:/home/edson# copy install_ss_80x86.o to /usr/sbin bash: copy: comando não encontrado root@linux:/home/edson# copy /drive/DRV_1P/Linux/install_ss_88x86.o to /usr/sbin bash: copy: comando não encontrado root@linux:/home/edson# copy /cdrom/DRV_1P/Linux/install_ss_88x86.o to /usr/sbin bash: copy: comando não encontrado root@linux:/home/edson# copy /cdrom/DRV_1P/Linux/install_p_80x86 to /usr/sbin bash: copy: comando não encontrado root@linux:/home/edson# copy /cdrom/DRV_1P/Linux/install_p_80x86.o to /usr/sbin bash: copy: comando não encontrado root@linux:/home/edson#
On quote
Onde foi que eu errei?
DESISTI, POR ENQUANTO.
Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...
Só para você ver que minha ignorância não é total, estou até usando o linux para postar essa imagem para você saber algo do meu PC. e dizer se há sub-dimensionamento da máquina.
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...
Com todo o respeito que tenho por você , acho que entendeu mal a minha colocação acerca de usar outro PC ou.... EU usei mal as palavras , mas decididamente não o considerei ignorante...
Mas não é isso que está em causa não , sou eu que queria ganhar mais um companheiro adepto do Linux e erro meu tambem em pensar que outras mentes usam a mesma lógica que eu uso.
Sou adepto daquele Provérbio chinês : Sigo o caminho da àgua que descobre caminhos que contornam a Rocha que se agiganta na sua frente ... tento não teimar quando as dificuldades são muitas , pois as energias usadas podem servir para outros propositos.
Sei tambem identificar as virtudes dos que teimam em achar solução perante as dificuldades , mas como muitas historias aqui ja contadas prefiro seguir o caminho mais fácil mesmo ( a historia da Nasa gastar milhoes pra que os astronautas deles pudessem escreverem no espaço com caneta especial e os Russos darem um lápis pros astronautas deles).
Quanto a ainda não o ter ajudado na sua duvida concreta ... não o fiz por não saber como se faz , apenas lhe dei lá atrás os links , já me aconteceu algo parecido em linux , mas com placa de wireless , a minha solução foi... mudar de linux , sou assim é o meu defeito
Na pergunta do seu post anterior : parece que o sistema não está a reconhecer o Comando Copy e o Add , veja a data desse ficheiro no CD de instalação , pode ser que seja demasiado antigo...
Quanto à sua pergunta acerca do dimensionamento : parece que a maquina satisfaz sim.
Uma duvida : como voce sabe que o Linux nao reconheceu a sua placa PCI paralela ?
Abraço
Portuga
Zé Vilhena
« Última modificação: 21/06/13 - 15:56 por portuga »