Resolvi o problema do plano, precisava explicitar o G17, então ta assim:
G17 G01 X20 Y20 --> Este é o ponto de inicio G02 X40 Y20 I30 J20 --> (modifiquei de um exemplo da internet) eu quero fazer metade do circulo. então a ferramenta deveria sair de x20 y20, subir ate x30 y40, descer ate x40 y20. Isso teoricamente devia me dar um arco de 180º com raio de 10, nao devia? Mas sai um oval enorme mto estranho
« Última modificação: 21/11/09 - 16:18 por jacksonrb »
Ai Ai..... Acho que vou ter que mudar o topico de lugar....
As escalas dos eixos estão corretas, a maquina ficou justinha para cortes lineares. Fiz mais um monte de testes com G02, e nao tinha mais o que mexer, só que notei que o elipse estava tao perfeito, e sempre deformado em Y. Entao, pra testar, dividi pela metade a escala do eixo Y na configuração do TCNC e bingo.... circulos perfeitos... porem... retas com tamanhos dobrados.... Alguem tem alguma ideia?
Antes as duas eram iguais, e o circulo saia um elipse achatado em Y. Dividindo pela metade a escala do eixo Y, agora a reta em Y fica com o dobro do tamanho.
Antes: X reta de 10mm = 10mm Y reta de 10mm = 10mm Circulo = Elipse
Agora: X reta de 10mm = 10mm Y reta de 10mm = 20mm Circulo = Circulo
O circulo q mandei tem 20mm de diametro e qdo vc produziu ele saiu com aproximadamente 90mm. No tcnc vc pode mudar a escala de qualquer dos eixos? No Mach pode ser feito.
Mario
« Última modificação: 21/11/09 - 22:33 por Mario09 »
Ola boa tade, e o meu primeiro contato aqui no forum, amigos , terminei de fazer a minha maquina esta semana e estou procurando ajuda, comprei um dvd com varios aquivos em pdf, e gostaria de saber o que fazer para usinar estes programas, pois vou usar o mack3. sera possivel usar o lyaze cam para converter os arquivos? ou se presiso de algum outro programa, se alguem puder me ajudar eu agrdeço muito, pois sou leigo no assunto, mas quero muito aprender;; AGRADEÇO DES DE JA;;;; Me desculpem se postei no topico errado.