Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: barra roscada  (Lida 4977 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #15 Online: 08/06/14 - 20:11 »
Eu não vou me meter muito neste post, mas o Flavio merece muito parabéns, que engenharia legal esta montagem do cabo de aço,  ?_21 ?_21 ?_21






Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá, na verdade é assim.

A barra roscada só server para enrolar o cabo de aço.
Veja a imagem abaixo:



Abraços.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #15 Online: 08/06/14 - 20:11 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #16 Online: 08/06/14 - 20:36 »
achei muito interessante tambem, a arno deve vender mais polias e correias para cnc de que para tanquinhos, tambem coloquei esse kit

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #16 Online: 08/06/14 - 20:36 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #17 Online: 09/06/14 - 09:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
achei "infeliz"meio inapropriado sou novo por aqui e nem de longe tive a intencao de contrariar ninguem, apenas postei minha opniao para iniciantes como eu.
as barras funcionam sim eu comprovei, mas porem deixaram muito a desejar na relacao custo beneficio, sou totalmente aberto a discutir as opnioes mas ate o momento mantenho a minha.
peco desculpas caso alguem tenha se sentido ofendido pois nao tive a intencao.

Caro Leonardo;
o termo infeliz postado por mim foi exatamente para não ofende-lo ( parece que não consegui ).
A minha contestaçao, bem como a de alguns outros; foi apenas para evitarmos que se fique como verdadeira uma afirmação que não corresponde à realidade de todos, principalmente para  ão desestimular aqueles que estão iniciando e ao ver tal afirmação deixam os sonhos de construir um máquina apenas porque afirmaram que barra roscada é ruim e dá prejuízos etc etc......
A sua posição é respeitada tanto por mim quanto pelos demais que contestaram; afinal para cada cabeça uma sentença e para cada sentença uma pena..rsrsrsrsrssr
Tenho um conhecido que diz que laranja é uma fruta ruim e que por ser muito ácida só serve para causar feridas nos lábios......mas ele ao invés de descascar a laranja a come cortando em fatias e nada o faz descasca-la antes de fatiar.....então ele afirma e confirma a todo tempo que laranja é ruim e só sere para ferir os labios...........e temos que respeitar este pensamento enquanto for a opinião dele.......
não há como discutir algo quando uma parte crava que continua com o seu ponto de vista, mesmo tendo sido apresentado muita informação técnica e fatos de que a opinião primeira não é uma verdade absoluta; assim sigamos todos em frente.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #17 Online: 09/06/14 - 09:19 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #18 Online: 09/06/14 - 14:06 »
boa tarde meu amigo Creocad,
realmente não tive a intençao de desistimular muito pelo contrario e vc tem razao formei essa minha opniao pq para mim nao foi uma boa experiencia e aqui mesmo no clube fui criticado pelo uso delas e tambem durante minha pequisa antes de começar o projeto encontrei muita gente vendendo maquinas começadas pq desistiram na metade, nao sou uma pessoa "engessada" mudo minha opniao pelo convencimento, aceito criticas construtivas e se ficar convencido passo a defender a ideia.

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #18 Online: 09/06/14 - 14:06 »

Offline MarcoATSantiago

  • Marco AT Santiago
  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 42
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #19 Online: 11/09/14 - 08:47 »
Olá pessoal, muito bom dia !

Acabo de ler esse tópico e, no começo fiquei muito preocupado, mas lendo um pouco mais, relaxei. Estou no início de um projeto CNC, de três eixos e o elemento de movimento será o eixo roscado, que pretendo usar um inox. Como é hobby e não haverá retorno financeiro (pelo menos não é esse o pensamento), comprar fusos de esferas ou algo similar, para o tamanho necessário, acaba sendo um custo exorbitante.

Usando ajuste correto para eliminação da folga e lubrificação adequada do eixo, acredito que não terei problemas, confere ?

Quanto à velocidade do movimento, fica tão crítico assim o uso desse eixo ?

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #19 Online: 11/09/14 - 08:47 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #20 Online: 11/09/14 - 08:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá pessoal, muito bom dia !

Acabo de ler esse tópico e, no começo fiquei muito preocupado, mas lendo um pouco mais, relaxei. Estou no início de um projeto CNC, de três eixos e o elemento de movimento será o eixo roscado, que pretendo usar um inox. Como é hobby e não haverá retorno financeiro (pelo menos não é esse o pensamento), comprar fusos de esferas ou algo similar, para o tamanho necessário, acaba sendo um custo exorbitante.

Usando ajuste correto para eliminação da folga e lubrificação adequada do eixo, acredito que não terei problemas, confere ?

Quanto à velocidade do movimento, fica tão crítico assim o uso desse eixo ?
só uma sugestão, use correias acredito que funcione melhor que as barras roscadas
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #20 Online: 11/09/14 - 08:54 »

Offline MarcoATSantiago

  • Marco AT Santiago
  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 42
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #21 Online: 11/09/14 - 09:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
só uma sugestão, use correias acredito que funcione melhor que as barras roscadas
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fala Leonardo,

Alguma sugestão/indicação sobre as correias e as "polias dentadas" ? Onde adquirir ?

Outra coisa, usar um fuso de portão automático, seria uma boa alternativa ?

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #21 Online: 11/09/14 - 09:00 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:barra roscada
« Resposta #22 Online: 11/09/14 - 10:15 »
Senhores, não ainda manjo nada de CNC, mas de Física eu entendo um pouco, graças ao curso da USP na década de 80....
De fato, pelo perfil triangular da rosca comum, se fizermos a decomposição vetorial das forças, notaremos que parte dessa força é exercida radialmente, o que não nos serve de nada, consome inutilmente potência dos motores "empurrando" as paredes da porca para os lados.
A rosca de perfil "quadrado" do fuso tem uma componente radial quase nula, portanto quase toda a potencia do motor está disponível no sentido do eixo (aproveitável, portanto).
Isso de forma alguma quer dizer que não sirva, pois até mesmo um paquímetro suíço com 0.005% de precisão pode dar medidas erradas se for colocado torto na peça...
Sempre existe um bom meio de usar um material  que não é 100% adequado, assim como sempre existe um meio de usar mal um produto desenvolvido pela NASA... (meu caso, geralmente.... :'( :'()
 

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #22 Online: 11/09/14 - 10:15 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #23 Online: 11/09/14 - 11:40 »
Marco,

Você pode sim fazer sua CNC com BARRA ROSCADA, Siga estas recomendações:

Compre barra roscada com o maior diâmetro possível;
Compre Barra roscada em MILÍMETRO;
Compre Barra roscada com passos de no mínimo 2.5 mm.
Compre 2 porcas para cada Barra Roscada (estas serão usadas numa das extremidades da Barra como porca e Contra-Porca para regulagem longitudinal da Barra).
Faça um castanha de Bronze ou Poliacetal o mais longa que puder (como foi bem dito pelo Claudio, a força do sistema é feita  nas paredes da rosca e quanto maior é a castanha melhor será absorvida essa força.
Monte tudo na máquina sem fixar a castanha, deixe a Barra girar e com uma lixa bem fina vai passando nos fios da rosca eliminando as asperezas dela, deixando-as bem lizas.

Quanto a castanha, eu prefiro as de poliacetal,  pois, elas podem ser feitas com machos feitos com a própria barra roscada, é só ter um pouco de imaginação e limar a ponta do pedaço de Barra roscada  igual a um macho. Assim a rosca da castanha ficará bem justa na Barra roscada. Veja em um poste anterior uma Foto de uma castanha que postei com dispositivo auto ajustável.

A maior idiotice é usar PORCAS NORMAIS como castanhas. Nunca faça isso... :irrit: :irrit: :irrit:

É só por enquanto.


 
« Última modificação: 11/09/14 - 11:41 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #23 Online: 11/09/14 - 11:40 »

Offline MarcoATSantiago

  • Marco AT Santiago
  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 42
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #24 Online: 11/09/14 - 11:45 »
Obrigado MulaPreta, seguirei seus conselhos.

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #24 Online: 11/09/14 - 11:45 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:barra roscada
« Resposta #25 Online: 11/09/14 - 16:16 »
Para "limpar" os fios da rosca pode-se usar também aquele composto para esmerilhar válvulas vendido em casas de auto-peças e de parafusos, que é essencialmente uma graxa com abrasivo...

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #25 Online: 11/09/14 - 16:16 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #26 Online: 11/09/14 - 22:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Para "limpar" os fios da rosca pode-se usar também aquele composto para esmerilhar válvulas vendido em casas de auto-peças e de parafusos, que é essencialmente uma graxa com abrasivo...

Já experimentei os dois tipos: Lixas e Pó (pasta) de esmerilhar válvulas, a que fopi melhor foi a LIXA.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #26 Online: 11/09/14 - 22:18 »

Offline luiz alfredo

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 400
  • Total Likes: +5/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:barra roscada
« Resposta #27 Online: 12/09/14 - 09:00 »
otima  montagem FlavioLeal  ,poderia dizer quantos dentes tem as polias  ,
minha maquina tem quase 6 anos,é com barra roscada  m14 p 2mm,porca de bronze,troquei so uma vez,mantenho sempre lubrificada
uso so pra hobb e faço peças para amigos,visinhos,colegas etc...pra mim funciona muito bem,mas claro que um fuso de esferas seria bem melhor ne ?_26

Clube CNC Brasil

Re:barra roscada
« Resposta #27 Online: 12/09/14 - 09:00 »

 

SiteLock