Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa  (Lida 4384 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline cavadas

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Online: 25/03/13 - 06:24 »
Bom dia a todos!

Este é o meu primeiro post, e quero aproveitar para dar os parabéns a toda a comunidade pois têm aqui um forum de entre ajuda como nunca vi, onde ainda existem valores que hoje em dia infelizmente pouco se vêem na sociedade...os meus parabéns.

Em relação ao meu post, eu tive uma loja de aeromodelismo onde desenhei e fabriquei UAV's e Jactos de rádio controle, e comprei uma fresa PACER Cadet 1200 em 2001, que funcionava com win 95, 98 e posteriormente win XP, através de uma placa ISA.

A vida virou, em 2008 resolvi tirar o curso de piloto, depois de instrutor de voo, que é o que faço hoje em dia, mas à dois meses resolv que queria ter algo que me desse algum dinheiro paralelamente à profissão de piloto. Assim, quis reactivar a fresa e o meu trabalho em compósitos, fibras,  mas.......o pc da fresa não arrancou, quando arrancou a electronica da fresa não o reconheceu e depois, usando a ajuda de um perito em informática, descobri que a eletrónica da fresa (hardware) tinha "morrido".

Assim, resolvi fazer um update e comprei uma electronica totalmente nova, esta:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Já fiz a maior parte das ligações, mas falta ligar a tomada da parede 220v ao controlador L100 da Hitachi. Nos manuais a coisa tá meio confusa para mim e têm muitos avisos sobre perigo de fogo e eletrocussão, pelo que não vou arriscar e vou pedir ajuda a quem sabe.

Em anexo estão fotos dos componentes que falo. No manual do L100 eles dizem que tem de haver um "ground fault interrupter" e um fusivel para cada fase na entrada, e um filtro....irei por também o manual do L100 e o esquema da eletronica original, não a nova, a original...pode ser que ajude a ver como se faz.

o filtro já descobri e já sei como se liga, agora os outros não...será uma das coisas que estão nas fotos?

Agradeço desde já a vossa paciência em ler este extenso tópico e para me ajudarem. Eu estou conectado à internet praticamente 24h/dia, mas por vezes quando estou a voar não consigo responder...mas respondo no dia, garantidamente, a qualquer pergunta que tenham.

Muito obrigado desde já a todos.

Clube CNC Brasil

Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Online: 25/03/13 - 06:24 »

Offline cavadas

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #1 Online: 25/03/13 - 06:31 »
Olá novamente,

em relação aos manual do L100, não consigo por aqui porque é maior que 2Mb :(

Mas se alguém quiser dar uma espreitadela, poderá fazer o download fácil da net aqui:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

a foto do esquemático original está em anexo.

Mais uma vez obrigado a todos!

Cavadas

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #1 Online: 25/03/13 - 06:31 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #2 Online: 25/03/13 - 11:04 »
Cavadas,

Americano é cheio de caution aqui, ali e acola ... se vc der atenção a tudo é melhor não voar mais que é mais perigoso ... eheheee ;D

Este "ground fault interrupter" é um sensor que vai "vigiar" qualquer fuga de corrente p/ a terra e também se houver falta de terra ... é uma proteção p/ evitar que se algo entrar em curto com a carenagem da maquina (Terra), a maquina seja desligada evitando que alguém leve um choque ao encostar na maquina e fique la grudado que nem "estautua" ... kkk  ;D
Obs: Claro que a função não é só está, ele também vai evitar "Roubo de corrente" ... em outras palavras, desperdício de energia.

Em português: "rele de fuga a terra" Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Eu deixaria sem, mas não estou lhe dizendo p/ deixar e sim dizendo que eu deixaria ... ou seja, não me comprometa...  ;D

Em todo caso se $$$ não for problema então coloque.

De resto não vi nenhuma dificuldade em ligar: L1 e L2 liga direto na tomada de 220volts passando pelo filtro, rele de fuga e fusiveis, ou disjuntores => L3 liga o cabo de aterramento.

Anexei o manual pra ti.

« Última modificação: 25/03/13 - 11:06 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #2 Online: 25/03/13 - 11:04 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #3 Online: 25/03/13 - 11:23 »
A quarta foto mostra um contator da Allen Bradley e vc pode colocar na saida dele um rele de sobrecarga como mostrado no link abaixo ...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Este contator deve ficar após os fusíveis de entrada e sua função é ligar e desligar a energia da maquina, o rele de sobrecarga é uma segurança extra igual aos disjuntores ... se usar ele não precisa usar disjuntores. Não precisaria nem de fusíveis, mas é bom te-los antes do contator p/ que vc possa fazer manutenção sem tomar um choque ...

A principal vantagem do contator é que ao ter uma interrupção de energia, por mais curta que seja, ele desligara sua maquina e não permitira que ela ligue sozinha ao voltar a energia garantindo que nada se quebre por estar em posição errada ou etc ...


Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #3 Online: 25/03/13 - 11:23 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #4 Online: 25/03/13 - 11:24 »
A sexta foto é o filtro de linha e a terceira foto preciso de mais detalhes para saber onde vai estes reles.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #4 Online: 25/03/13 - 11:24 »

Offline cavadas

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #5 Online: 25/03/13 - 11:45 »
Olá,

muito obrigado ao membro Portuga pela hora que passámos no skype em que houve progressos significativos.

Caro Mac RC, muito obrigado também: a sua forma clara e concisa realmente ajudou na compreensão do esquema. O rele da terceira foto ía antes do filtro e tinha ligação na eletronica do L100, na parte de sinais não de potência. Esta fresa era controlada com um seletor de 3 posições 12, 18 e 24 mil rpm.

Percebo o que me disse dos avisos :) mas de qualquer forma este equipamento é caro e em relação a segurança, nunca é demais ;)

Tenho então de ver como fazer as ligações do contator e deste relé...

Obrigado!!
Cavadas

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #5 Online: 25/03/13 - 11:45 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #6 Online: 25/03/13 - 13:53 »
Beleza colega, o portuga esta lhe ajudando secretamente ... que bom, isto nos ajuda muito !!!

Parabéns Portuga !!! ...  ?_18 ?_18 ?_18
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #6 Online: 25/03/13 - 13:53 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #7 Online: 25/03/13 - 14:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Percebo o que me disse dos avisos :) mas de qualquer forma este equipamento é caro e em relação a segurança, nunca é demais ;)


Opa... peço desculpas pois não percebi que era um equipamento caro, achei que fosse de fundo de quintal !... ?_26
« Última modificação: 25/03/13 - 14:51 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #7 Online: 25/03/13 - 14:39 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #8 Online: 25/03/13 - 15:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Beleza colega, o portuga esta lhe ajudando secretamente ... que bom, isto nos ajuda muito !!!

Parabéns Portuga !!! ...  ?_18 ?_18 ?_18

Meu caro Mac

As sua explicações valeram por todas as palavras que eu disse mais as que eu não disse porque não sabia  ?_1   ,   essa é a sua area por isso se saiu tão bem  ?_4

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #8 Online: 25/03/13 - 15:31 »

Offline cavadas

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #9 Online: 25/03/13 - 17:33 »
Caro Mac_Rc,

de forma alguma a intenção de qualquer um de nós, eu ou o portuga, guardar as soluções de um problema apenas para nosso conhecimento. A realidade é que é muito mais fácil falar sobre algo que precisa de muita pergunta/resposta do que escrever e encher o tópico com informações que não estarão organizadas, uma vez que o meu problema tem vários pontos.

De qualquer forma, irei fazer abaixo um resumo do nosso telefonema (que iria fazer da mesma forma mesmo que o Mac não tivesse feito os comentários que fez) de forma a continuar a enriquecer este excelente fórum com informação útil para todos, mas agora de forma concisa e organizada.

Em relação ao preço do equipamento, com a enorme experiência que tem sabe que existem equipamentos nas mais variadas gamas de preços...o que quis dizer foi que, por um lado, se a minha eletronica tivesse custado 200€ em vez de 2000€ se calhar não teria tanta preocupação, por mais errada que esteja a minha forma de pensar e que não gosto de pensar que não fiz as coisas como deve de ser, tomando todas as precauções. Nada quis insinuar sobre o conhecimento que o MAc ou qualquer outro tem ou não sobre a matéria.


Resumindo então o que falámos no skype:
- o filtro (a caixa prateada na foto com 3 fios do lado esquerdo e 2 do lado direito) serve para eliminar interferências que possam haver na linha e está bem montado na foto e na ordem correta, antes do L100;
- o relé (que estou a segurar na mão na foto, que tem uma abraçadeira à volta) serve para interromper uma ligação e é activado por uma pequena corrente eléctrica, logo deduzimos que seria controlado pelo L100;
- o contactor (peça grande, cinzenta com muitos fios a entrar) serve para interromper ligações no caso de falha de uma delas e é re activado manualmente. è praticamente um fusivel, mas que não se gasta e que tem de ser re activado por nós;
- Chegámos à conclusão que o "Ground fault interrupter" se chama disjuntor diferencial;
- e por fim, também chegámos à conclusão que nada disto é essencial a não ser o filtro.

Assim, com esta informação quando li a sua mensagem ficou tudo não só confirmado mas também mais completo e mais fácil de perceber.

Assim, mais uma vez agradeço toda a ajuda que tenho recebido e espero que tenha ficado claro que estou aqui não só porque preciso de ajuda, mas também porque quero ajudar sempre que souber para isso.  ?_10

Um bem haja a todos e contem com a minha ajuda sempre que souber o suficiente para ajudar :)

Cavadas


Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #9 Online: 25/03/13 - 17:33 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #10 Online: 25/03/13 - 21:41 »
Sem problemas Cavada, só não gostei da forma como vc escreveu, pois em minhas mensagens não tem nenhuma orientação p/ vc abandonar a segurança de sua maquina e isto independente de ser cará ou não ... um chuveiro é barato mas mata do mesmo jeito.

Eu só disse que eu não usaria o rele de fuga se a maquina fosse minha e na mesma msg estou dizendo que: "EU" não usaria, mas não te recomendei a não utilizar.

Sempre coloco a segurança humana em primeiro lugar e depois a do equipamento ... Americanos colocam a segurança da empresa que lhe vendeu em primeiro lugar pois la tudo dá processo, muito diferente de nosso pais.

Se quer seguir todo o manual então não esqueça de pintar uma faixa laranja em volta da maquina pois está la também...  ;D

Editei e coloquei o smiley que havia esquecido.

abraços
Reinaldo



« Última modificação: 26/03/13 - 09:46 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #10 Online: 25/03/13 - 21:41 »

Offline cavadas

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #11 Online: 26/03/13 - 05:48 »
ok :)

então só para encerrar este pequeno à parte, o Mac e todos nós sabemos que em todas as àreas existe pessoal cuja forma de estar em relação à segurança e a fazer bem as coisas é incorrecta e o que eu quis, na verdade, foi transmitir a idéia de que EU não partilho esse tipo de conduta e que não está a entrar um membro neste forum (eu) que pense dessa forma.
 
Não me passaria pela cabeça insinuar que o MAC não liga à segurança ou outra coisa qualquer desse estilo...


Bom, obrigado mais uma vez pela ajuda, vou agora fazer as ligações e testar :)

Cavadas

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #11 Online: 26/03/13 - 05:48 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #12 Online: 26/03/13 - 09:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ok :)

então só para encerrar este pequeno à parte, o Mac e todos nós sabemos que em todas as àreas existe pessoal cuja forma de estar em relação à segurança e a fazer bem as coisas é incorrecta e o que eu quis, na verdade, foi transmitir a idéia de que EU não partilho esse tipo de conduta e que não está a entrar um membro neste forum (eu) que pense dessa forma.
 
Não me passaria pela cabeça insinuar que o MAC não liga à segurança ou outra coisa qualquer desse estilo...


Bom, obrigado mais uma vez pela ajuda, vou agora fazer as ligações e testar :)

Cavadas

E eu jamais pensaria que um piloto de avião não se preocuparia com segurança, acho que é até meio obsessivo, não é não ? ... kkk ;D

Mas vamos deixar isto de lado, a escrita muitas vezes não condiz com nossas intenções ... ou seja, ao invés de ajudar atrapalha ...  ;D ... mas a mim já ficou claro que tu é do bem e no que precisar conte comigo !!! ...  ?_26 ?_26 ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #12 Online: 26/03/13 - 09:45 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #13 Online: 27/03/13 - 18:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A sexta foto é o filtro de linha e a terceira foto preciso de mais detalhes para saber onde vai estes reles.

Provavelmente se este rele for de duplo contato e bobina dele de 220Vca,ele estaria ligado ao rele de alarme do L100,para no caso de alarme no inversor ele abrir todo funcionamento da maquina,se for assim que ele estivesse ligado,está errado,pois o inversor vai fazer uma leitura de sub-tensão e acusar um erro,assim ele não volta mais a trabalhar sem resetar o inversor.Nas paginas 115 e 116 tem o diagrama de ligação de força e de logica desse inversor,o resto só vi balela e warning's,coisa de loco,parece o manual do Delta chino.Cavadas,por acaso tu tens o esquema de ligação da parte do inversor,quando era a antiga eletronica?

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #13 Online: 27/03/13 - 18:07 »

Offline cavadas

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #14 Online: 27/03/13 - 18:14 »
Olá Pravato,

tenho sim é o P3190022_pq.jpg que tá no meu segundo post aqui em cima neste tópico.

Pois, tá meio dificil para mim decifrar a parte do relé e do contactor, pois não sei exatamente onde ligar os fios. Estou a ver se arranjo um electricista que conheça este equipamento para me dar uma ajuda...para já os testes estão a ser feitos diretos, passando só pelo filtro antes do VFD (controlador).

Mas obrigado pelas dicas vou ver se consigo ver as pags que fala e se consigo alguma ligação!

Cumprimentos,
Cavadas

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para ligação 220v a controlador de fresa
« Resposta #14 Online: 27/03/13 - 18:14 »

 

SiteLock