Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC Brasilclaudiorfernandes
Não entendi COMO um feixe de laser pode imprimir em diversas cores (e considero o meu conhecimento de Física bastante razoável...).
Acho que tem algo mais aí.... Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Não entendi COMO um feixe de laser pode imprimir em diversas cores (e considero o meu conhecimento de Física bastante razoável...). Segundo a explicação da Automatisa de como funciona (A parte em negrito foi destacada por mim): Citar A Automatisa mostrou na feira Serigrafia e Signs 2015 uma aplicação exclusiva para a os setores que fazem uso da gravação a LASER para metais. Sinceramente, uma máquina dessas abre uma grande possibilidade para quem trabalha com todo tipo de brindes, placas comemorativas e de indicação pequenas (Máximo de 205x205mm). Mas tem de ter uma boa clientela, principalmente empresas de grande porte, para fazer logo um monte de brindes para assim compensar a compra de uma máquina dessas... Clube CNC BrasilClube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login tambem esta alem de minha compreesao!Na verdade, agora faz um pouco de sentido para mim. O laser de fibra é um laser em que o meio ativo é uma fibra óptica dotada com metais de terras raras, tais como o itérbio, o neodímio, túlio, ou praseodímio. Provavelmente, ao se mudar o comprimento de onda do feixe, ou se tiver algum outro elemento, o laser poderá criar cores em materiais de aço, como diz da explicação da Automatisa "resulta de um processo controlado de migração de carbono para a superfície do material". Clube CNC Brasilclaudiorfernandes
Então, essa "migração controlada" tem a ver com o substrato então... Os aços mudam de cor conforme a temperatura, isso é fato conhecido, e inclusive é usado como referência para têmpera e recozimento, e então os caras aproveitam essa característica e de alguma forma controlam o aquecimento do material com precisão.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login O comprimento de onda em si não geraria cores no material, isso não existe. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Então, essa "migração controlada" tem a ver com o substrato então... Os aços mudam de cor conforme a temperatura, isso é fato conhecido, e inclusive é usado como referência para têmpera e recozimento, e então os caras aproveitam essa característica e de alguma forma controlam o aquecimento do material com precisão. Essa parte do comprimento de onda eu coloquei por pura especulação, pois física não é minha área, mas achei ser possível para poder gerar calor ou o quê fosse necessário para que o metal adquirisse a cor desejada. Em um outro vídeo que eu vi, mas não coloquei aqui antes, existe uma legenda aonde diz que a qualidade do material, força de marcação, frequência e velocidade são fundamentais para se obter o resultado desejado. O vídeo é esse. Mas deixem a opção de mostrar legendas ou anotações ativada.
Mas como você mencionou, a temperatura da gravação é que faz a mudança da cor do aço nas partes desejadas, o que realmente foi mesmo uma grande sacada deles. Clube CNC Brasilclaudiorfernandes
É possível que a máquina dos caras use algum tipo de termo-visão para determinar a temperatura no ponto e variar a potencia do laser de acordo.
Clube CNC BrasilTalvez não. No laser CO2, quando o programa é integrado ao Corel, se usa cores para se definir o que será gravação, corte e marcação. Acredito que nesse caso das gravações coloridas, o programa já sabe como produzir as cores, mas como já mencionei, a qualidade do material, força de marcação, frequência e velocidade do laser é que vai definir o resultado final. Então não teria muito sentido ter uma termo-visão, pois são os ajustes feitos pelo operador que vão fazer toda a diferença no desenho.
Clube CNC BrasilAchei no site da Wisely Laser (A máquina do vídeo) 2 representantes na América Latina. Uma é na Venezuela, e outra na Argentina. No site da empresa da Venezuela, nenhuma informação sobre a máquina, mas, no da Argentina, fala de uma máquina de uma empresa chamada Raycus, e, pelo que entendi lá, ao se usar um tipo de fonte de energia, a máquina grava colorido em aço inoxidável 316. Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Clube CNC BrasilClaro que tem uma explicação científica para isto, mas tá parecendo coisa do Capiroto.. rsssssssss
Descarto cores sendo ativadas por temperatura.. tem algumas cores aí que não teria como aparecer no aço inox por este meio... Desde o dia que vi este vídeo aqui que fiquei com isto martelando na cabeça e ainda não caiu a ficha... Mas uma das coisa que imaginei é que o laser "ranque" material de uma determinada cor da cabeça de gravação (pode ser sub-dividido por fibra ótica) e sai um feixe de cada lugar, se concentrando nas áreas onde vai ser feito a gravação... e cada feixe deste traz moléculas de uma determinada cor que se agrega ao substrato pela elevação da temperatura.. Um feixe de laser passando através de um material metálico de uma determinada cor conseguiria desprender moléculas deste material que seria "arremessado" em grande velocidade sobre o substrato, mudando a cor do aço... Seria como os tubos de raios catódicos, onde os elétrons se desprendiam do catodo e eram arremessados, em altíssima velocidade sobre o fósforo da tela..... Laser, pela temperatura que atinge, pode desagregar alguns materiais com bastante facilidade, devido à temperatura que consegue atingir... portanto isto poderia provocar o bombardeio naquela região com moléculas em alta temperatura, que se agregaria às moléculas do aço inox e faria com que ele mudasse de cor.... Bom.. tudo isto é apenas suposição e eu gostaria de que alguém mais capacitado pudesse dar aqui alguns pitacos a respeito... mas esta esta minha suposição acima parece ser o caminho.. mas precisava que fosse confirmado pois ainda é só uma suposição sem base científica... Clube CNC BrasilAmigo Edu, só posso dizer que, se eu morasse em SP, eu daria um jeito de ver isso pessoalmente, dizendo estar interessado, e ver se eles faziam uma gravação com uma explicação para mim. Só assim eu entenderia ao certo como isso funciona. Mas a sua explicação é sim bem válida. De alguma forma, eles mudam a composição molecular da área sendo gravada de forma que ela fique colorida.
Clube CNC BrasilClube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Satanas e você? ![]() ![]() ![]() ![]() Pois é... Tem horas que a tecnologia surpreende tanto a gente que achamos é coisa do Demo... Antigamente se fazia coisas na mão em madeira que poderia durar dias ou semanas para ser terminada. Hoje em dia, com uma router ou um laser, pode se fazer em horas... Clube CNC BrasilHum, quem sabe aqui neste trabalho UFSC uma luz para a questão
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Clube CNC Brasil |