Clube CNC Brasil
Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.
Clube CNC Brasil, o maior repositório de projetos p/ corte da America.
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Início
Quota Extra
Deposito mínimo de R$ 5,00
Pagar com Pix - (obs: envie comprovante por e-mail)
Pagar com Mercado Pago
Forum
Ajuda
TinyPortal
Logar-se
Registrar
Clube CNC Brasil
»
Forum
»
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ...
»
Mecânica Geral
»
Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o Fundo
Autor
Tópico: Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm? (Lida 7619 vezes)
Mauricio Hasmann
Madeira
Total Likes:
+1/-2
Topic Likes:
+0/-0
«
Online:
05/01/16 - 17:30
»
Pessoal
Tenho uma Router que fabriquei com Fusos de Esfera de 30mm de Diâmetro, estrutura em alumínio, motores de Passo Nema 23 e spindle de 400W de 12.000rpm. Área útil de usinagem de 1000x850mm
Estou utilizando uma fresa de 4 cortes, diâmetro de 2,4mm e corte de topo reto. Para corte de MDF de 3mm executo o mesmo com a velocidade de 600mm/min em X e Y, já em Z deixo com 300mm/min.
- Notei que a fresa deixa alguns cortes com algumas pequenas rebarbas e em alguns pontos com "dentes".
Acredito que os dentes que vejo nas peças sejam causados devido a fixação da peça que realizo somente nas extremidades e por este motivo acabo tendo vibração da chapa de mdf de 3mm oque ocasiona um corte com "dentes". => FAVOR COMENTAREM MINHA CONCLUSÃO
- Gostaria também de saber se alguém consegue avaliar as características da minha maquina que sitei acima e me indicar uma fresa a qual eu possa aumentar a velocidade de corte da router sem prejudicar o acabamento do corte.
- Outra questão é me orientem se a velocidade que estou trabalhando pode ser considerada boa para uma router ou ainda tenho que melhorar muito!!!
- A ultima opinião que gostaria de receber é se um spindle de maior potencia e com maior rotação causaria grande diferença na velocidade de corte para o MDF de 3mm nesta minha maquina, caso eu supostamente comprasse outro spindle?
Grato
Mauricio
«
Online:
05/01/16 - 17:30
»
Guilherme Cassio
Bronze
Total Likes:
+3/-0
Topic Likes:
+0/-0
Re:Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?
«
Resposta #1 Online:
01/02/16 - 14:31
»
Boa tarde, não sei se o dente a que se refere é no local onde a pç acaba de ser cortada, se for esse o caso eu tinha esse problema tambem, isso se deve ao fato da pç se soltar e esbarrar na ferramenta, isso voce resolve deixando pontes prendendo a pç ou segursando a mesma com uma ferramenta tipo chave de fenda ou um pedaço de madeira etc, para que ela não pegue na ferramenta de corte.
Quanto a velocidade é relativo, depende da maquina da fresa do material.
Eu cortava mdf de 3mm com fresa de 2,2 a 1200mm/mituto, até que comprei um mdf tambem de 3mm só que mais escuro, meio marrom, fui cortar e lá se foi a fresa, tive q abaixar a velocidade para 800 para não quebrar a ferramenta.
Outra coisa fresa para mdf é melhor de um ou dois cortes apenas, tambem tem fresas raiada, deixa uns pelinhos na borda do corte, porem uma simples passada de lixa resolve e corta muito melhor.
Um abraço.
«
Resposta #1 Online:
01/02/16 - 14:31
»
velhinho56
Aluminio
Total Likes:
+20/-0
Topic Likes:
+0/-0
«
Resposta #2 Online:
01/02/16 - 15:34
»
Oi Mauricio,
Tentando responder suas perguntas.
1 - Os dentes que você menciona sem uma foto podem ser também alguma folga nos eixos ou vibração.
2 - A Fresa raiada de 3mm ou com 1 corte, no máximo com 2. Nunca com 4 para MDF , não tem saída para o pó do MDF.
3 - O José Ricardo é o mais veloz nesse corte com fresa de 3mm, splinde de 2,2 kw , rpm de 24000, velocidade de 2000mm/min.
É muito comum a chapa ser pinada para não vibrar. Fazer pontes como o nosso amigo falou ou como a dica do Jose Ricardo comece e termine a peça no maior lado e na reta.
abraços
armando
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"
Clube CNC Brasil
«
Resposta #2 Online:
01/02/16 - 15:34
»
Mauricio Hasmann
Madeira
Total Likes:
+1/-2
Topic Likes:
+0/-0
«
Resposta #3 Online:
01/02/16 - 17:58
»
Velhinho 56 e Guilherme , agradeço imensamente pela ajuda.
Consegui melhorar bastante o desempenho da maquina. Realmente a fixação da chapa foi um fator determinante para os "dentes" que falei, outro problema que identifiquei foi a falta de "rigidez" que existia no eixo Z da minha maquina por estar apenas com dois rolamentos lineares, sendo que agora coloquei quatro peças.
Então a solução resumidamente foi:
1° - Colocação de 4 Rolamentos Lineares no eixo Z
2° - Melhorias na Mesa de Sacrifício como nivelamento e maneira de fixação das peças
Hoje estou cortando MDF de 3mm com 1200mm/min com a maquina nas configurações citadas acima com uma fresa de 1,3mm de diâmetro
«
Última modificação:
01/02/16 - 17:59
por Mauricio Hasmann
»
«
Resposta #3 Online:
01/02/16 - 17:58
»
Josemar Jr.
Prata
Total Likes:
+101/-3
Topic Likes:
+0/-0
«
Resposta #4 Online:
01/02/16 - 19:02
»
Prezado Maurício, você tem muitas questões aqui que acredito que não sejam respondidas ao mesmo tempo. Pois dependendo da máquina construída... se você aumentar a potência do spindler terá que mexer na máquina para ela suportar o peso da nova ferramenta. Com uma Splindler mais potente com certeza você poderá cortar mais rápido (desde que sua mesa não vibre).
Espero ter ajudado um pouco....
Clube CNC Brasil
«
Resposta #4 Online:
01/02/16 - 19:02
»
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o Topo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Clube CNC Brasil
»
Forum
»
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ...
»
Mecânica Geral
»