Conforme o MAC falou perguntoSe escolher o fuso com passo maior ou menor(melhor resolução), o que essa escolha implicaria na parte eletrônica(drivers,custo,etc).
Estou na duvida se uso passo de 5 ou de 10 qual voces recomendam?
Com passo de 5mm vc tera maior resolução nos movimentos, torque melhor e menor velocidade final, ja com o de 10mm sua velocidade sera maior, sua resolução menor e o torque tambem sera menor ... ai é só ver o que é mais importante p/ o trabalho que vc pretende realizar ?! AbsReinaldo
Olá Mac;Desculpe-me se parecer debi e loide; mas quando voce diz que com o passo maior a resolução ficará menor e o torque também será menor eu me pus a pensar:A qual torque ele se refere? Ao torque necessário ao motor ao ao torque final, necessário para se fazer a usinagem?? Penso eu que quanto maior o passo melhor pois eu terei como regular a velocidade do motor via soft ( corrija-me se for engano), corrigindo a velocidade do motor para menos eu terei uma resolução também menor menor. Daí a confusão.Nos motores de passo quando se diminui a velocidade ganha-se torque? Creio que sim. Se isto for verdadeiro; o problema será realmente o seguinte: quanto maior o passo provavelmente teremos que utilizar motores com maior Kgf, para evitar a situação de que ao reduzir a velocidade via soft não se tenha a situação de que o motor não forneça ao conjunto o torque necessário para a usinagem.Em tempo: Pretendo em breve abrir um tópico que servirá para tirarmos muitas dúvidas; pois acabei de adquirir dois fusos de portão ( não quero entrar em discussão, nem reabrir o entrevero que já rendeu) e que pretendo começar por aí usando os 3 míseros motores de 5Kgf que recebi junto à uma placa CNC3AX, já montada e com alimentação via fonte de computador. A idéia e vermos o que se consegue movimentar com e sem redução e também creio ter uma boa solução para o caso da castanha mencionado naquele tópico, creio que por alguém que fabricou uma castanha de resina com quartzo, e ficou a dúvida quanto à abrasividade do quartzo.Abraços e vamos ver o que dará.....pretendo começar com algumas fotos desde principiozinho da coisa, fazendo umas experiências meio malucas mas que mostrará as respostas.
E os prórpios motores de passo não 100% precisos, e esses erros acumulados (mesmo que minimos) se refletem mais em fusos de passos maiores.
Agora vamos supor que o motor esteja acoplado a um fuso com passo de 10mm por volta.A cada volta completa, deste motor (200 passos), terei deslocado minha peça em 10mm e minha resolução máxima será de :Passo do fuso dividido por passo do motor igual a resolução máxima.Então terei: 10 / 200 = 0,005mm de resolução máxima.
Acho que o Mac_RC quiz dizer no exemplo10/200=0.05 (cinco centésimo)5/200=0.025