Clube CNC Brasil | |||
pela sua descrição parece ser uma CNC bem parruda em peso. Sua descrição parece ser bem feita e já com um bom nivel de conhecimento , mas como sabe uma imagem vale por mil palavras. 1º tire fotos se possivel 2º Tem multimetro para poder medir voltagem da(s) fonte(s) ? Se sim terá de medir pois com essa electronica parece ser algo que consome bastante energia. 3º A perda de passos se dá em que eixo(s) ? 4º Faça medição entre as guias lineares e procure diferenças que podem ser de 0,1mm até alguns milimetros !!! a melhor maneira é arranjar um pedaço de madeira / mdf que fique justo de um dos lados depois no outro extremo é fácil de verificar diferenças mesmo que minimas . Isto para o eixo X e Y. A imagem que coloquei é apenas um exemplo onde mostra diferenças nos extremos. Não percebi como é essa ligação entre PC e electronica , pode tirar fotos ? Por agora é o inicio de como atacar o problema , vamos esperar pelas suas deligencias. Abraço Portuga Zé Vilhena Clube CNC BrasilBom dia Zé!
Obrigado pelas dicas na laser que estou montando! Bom, é parruda mesmo essa maquina... rs Essa parte não culpo o vendedor, pois quando procurei queria mesmo algo bem reforçado o que me levou a comprar essa. Vc me deu varias coisas pra avaliar e, mão na massa, vou procurar por diferenças! é super estranho não ter uma controladora né.... mas ja tinha perguntado para o vendendor onde estava a controladora... e ele mesmo me disse que nao usava,,.rs bom vou anexar umas fotos simples da maquina e depois começo a fotografar bem especificadamente os locais. Obrigado! Clube CNC BrasilSeguindo as fotos de algumas partes da maquina, e ai vou tirando mais algumas aqui da parte mecanica
Clube CNC BrasilA fonte maior da 24,3v e a menor 5,3v os drivers são TB6600 DIV268-n 5A todos iguais os motores nema 34 ( eu acho ) pelo tamanho ja potencia eu não sei devido nao ter nada especificado neles. não tenho como mostrar bem pra vc's mas o cabo sai do PC, e vai direto para os drivers... não ha placa alguma mesmo. Clube CNC BrasilA questão de qual eixo perde passo é assim:
Se cortar um quadrado = não ha problema nunca se for circulo = ai as vezes da algum problema se o corte se tratar de varias curvas ou se utilizar a maquina para rebaixos ai sim certeza que perde muito, são varios erros e que acontecem em varios pontos da mesa da mesma forma. em determinado momento ela esta cortando em curva ela pode sair para fora ou para dentro dessa curva e terminar o trabalho todo errado. vou tentar exemplificar com fotos, ja afastei bem o o inversor da maquina ja aproximei bem ele da maquina para ver se havia interferencia e consegui ver que muito proximo dava interferencia mas no eixo Z que não me parece o meu problema. ja como o defeito se da em curvas... eu nao consigo avaliar qual eixo faz o erro... me parece sem muita experiencia que X é o eixo com problema... eu ja tive muito problemas de movimentação com o Y mas depois de acertar a lubrificação e posição parece ter melhorado. Clube CNC BrasilEu particurlamente penso assim.... a movimentação do X é muito mais simples e facil que a do Y... utiliza-se o mesmo motor e driver para os 2 eixos... só que o Y empurra o portico, em um fuso de esferas de mais de 1 metro, mais o spindle motor do X etc... e o X apenas move o spindle.
quando desligados os motores da pra sentir bem que o motor do Y tem muito trabalho, quanto ao X é bem leve de se mover.... acho que teria de haver ou um driver mais forte para o Y ou motor mais forte para esse cara.... não sei se a velocidade dessa maquina tem que ser reduzida pois como não ha ninguém que encontrei com uma semelhante não tenho base de como deixar isso ajustado, eu fui diminuindo a velocidade conforme tive problemas com essa movimentação ou quebra de fresas. Mas ainda depois de 3 anos... não sei como se chega nesse acordo entre força e velocidade nos ajustes Clube CNC BrasilOk Alex
Vamos lá então . 1º Se o eixo Y deu problemas no passado ( e melhorou depois de lubrificado ) então temos já 1 candidato a ser a fonte do problema. 2º Colocando a hipótese de ser o eixo Y , nos Drivers vc pode fazer o "desdobramento" dos passos , passando para 1/8 1/16 (isto se o driver tiver essa hipótese , mas mesmo os mais baratos tem essa opção , basta ver a tabela que normalmente acompanha o driver na parte lateral) levando isso a uma redução de velocidade e aumento de precisão e torque . 3º Era interessante saber onde vai o cabo Paralelo que sai do PC , nas fotos não dá para ver ! 4º Se quebra fresas ( ui ui quantas eu quebrei até hoje ) ai a culpa é da velocidade excessiva !! Ou por exemplo a fresa entrar Demasiado dentro do material e ir cortando mas com um esforço enorme que leva a quebrar ( hoje eu aprendi que se quiser não partir fresas devo ter velocidade reduzida ou pouco material (1mm a 2mm) usinado de cada vez mas a velocidades altas , vai depender da dureza do material. Quando vc agarra no eixo Z , e tenta mover Manualmente , não sente nenhuma Folga ? pode ser com os motores alimentados mesmo assim aparecem as folgas mecanicas Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Ok Alex Clube CNC BrasilVoltando ao inicio de uso da maquina, o vendedor me recomendou utilizar apenas WD40 para utilizar a maquina nos eixos, porem apos uns 2 ou 3 meses a maquina começou a a travar mesmo o Y.... fazia o barulho de motor travando...
Resolvi isso tirando os eixos, e verifiquei que algumas partes havia riscado o eixo, virei o eixo para uma outra posição onde os rolamentos poderiam correr mais livres novamente... e limpei e lubrifiquei dentro dos rolamentos , pois só com WD não estava melhorando nada... e creio que esse tipo de rolamento precisava sim de um tipo de graxa para trabalhar, sendo assim consegui uma graxa certa para maquinas bem fina e fiz isso em todos rolamentos, ficou bom essa parte acredito não ter mais problemas. pelo menos nunca mais ouvi a maquina travar o eixo... somente perdas de passos, mas..... é complicado como disse teria que rever tudo minha ideia de erro antes e depois é assim, como travava o Y a maquina dava o barulho do motor forçando e seguia cortando para um outro local, ja atualmente a maquina esta cortando , não escuto e nem sinto nada de difrerente....ela apenas dá uma puxada para algum lado e segue cortando errado... como se ela esquecesse de mover um eixo e derrepente lembra-se e tentasse corrigir o percurso...é um erro muito rapido quase só percebo quando pego a peça e vejo que está com um tipo de dente no corte.... Clube CNC BrasilFotos da parte do cabo do PC.
Existe apenas o conector do cabo paralelo, o cabo paralelo levando 6 fios para os drivers diretamente, neles 2 fios em cada driver e sai mais 2 fios da fonte pequena para cada driver não ha placa mesmo... ligação totalmente direta, e funciona pelo Mach3 dessa forma.... deve ter 1,5m de cabo que é padrão não acho necessidade fotografar.... uma pessoa que liga uma maquina diretamente assim, creio que tinha um bom conhecimento, ou falta dele...rs ainda não sei que seria o certo na verdade.... a todos que ja falei que uso um CNC sem controladora até hj não vi ninguém na mesma situação que eu...rs todos ficam surpresos.... no dia que abri a primeira vez essa caixa achei que teria placas circuitos... me senti puramente enganado por não ter quase nada dentro...rs Clube CNC BrasilRealmente Alex , quando hoje em dia uma controladora tem um preço irrisório ver essa maneira de fazer as coisas que de convencional não tem nada , resumindo se PC tiver problemas afecta directamente Drivers , se drivers tiverem problema afecta directamente pc ( estou falando da falta de opto-acoplamento para isolar as partes envolvidas) e isso ai não se pode chamar de bom conhecimento não , Gambiarra é o mais correcto. por cerca de 100 reais vc no futuro resolve isso usando controladora e cabo convencional. E sim vc tem razão em ter ficado surpreso , todos ficamos perante tal... gambiarra
A minha controladora é parecida com esta ( nao igual ) Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Preço bem acessivel , se vc procurar bem pode achar tão ou mais barato e fica com hipotese de ter Homming que é algo confortavel mandar todos os eixos para ponto zero e a maquina ajustar automaticamento o Zero . Alex os rolamentos dos eixos de 40mm são assim como os da imagem que estou mandando ? Clube CNC BrasilClube CNC BrasilA ultima foto é da parte do X, as demais são do Y por baixo da mesa
acabei baixando bem mais a velocidade para testar hj, ja que ontem de 30 peças cortadas numa unica chapa de MDF de 90x90... tive 5 peças com erros... ja hj diminuindo a velocidade dos eixos pelo Mach3 ( de 3000 para 2300 ) tive uma melhora e apenas 1 erro... porem demorou pra caramba pra cortar a chapa... essa maquina quando recebi tinha nesse campo de velocidade ja ajustado em 3500... veja que pra conseguir algo estou baixando cada vez mais a velocidade... anexo fotos do tipo de peça que corto que geralmente tenho problemas, e em seguida a forma que o erro aparece. Descupe-me, a correta posição da peça cortada segue na ultima foto... me esqueci de ser mais preciso com a posição, este corte externo que ficou errado foi feito no sentido horario. Sendo que poucos erros acontecem no sentido anti-horario... não sei se ajuda. Clube CNC Brasil
|