Amigos, segue uma foto do sistema de resfriar o spindle.Bem , é composto de duas cxs plasticas unidas por baixos para a passagem da agua, e numa esta o motorzinho submerso, que leva a agua para o spindle, e a outra é o retorno da agua.Bem , a garrafinha em cima, tem um furinho na tampinha, onde da uma vazão de saida menor que a entrada, onde a agua fica pela metade, ai eu posso sempre ver que a bomba esta em funcionamento, pois vcs sabem que e ela parar por um tempo e não mais mandar agua para o spindle, o mesmo pode queimar, como eu não tenho um sistema que possa me avisar com um apito ou caoisa parecida , esta foi a maneira que achei de resolver este problema.Aceito sugestõesAbraço
Amigo.bom dia. lhe digo com certeza que se vc comprar um chiller para CNC, vais colocar dinheiro no lixo.Chiller é bom para laser, pois o tubo necessita de uma refrigeraçção controlada e em torno de 23 a 25 graus.para cnc, vc pode fazer como eu fiz , ou mesmo comprar um reservatório e um radiador de carro popular( o mais barato que encontrar) pois resolve tranquilamente.Eu estou usando O MEU sistema sim, tambem vc pode usar um pouco de aditivo para radiador, pois ajuda a refrigerar .nunca tive problemas com refrigeraçãoabraçoricardo
resucitando o tópico amigos.a pouco tempo coloquei um pouco de aditivo para radiador na agua do spindle, mas sinceramente não gostei, pois esta deixando a agua gosmenta e tambem esta com um cheiro de podre.se alguem utiliza este aditivo, poderia dar algum palpite aquiabraçãoricardoseu moderador chato
Zé Ricardo meu filho, o aditivo é o mesmo daqueles de por no radiador de carro?Marcao