Já fiz várias experiências com a geração de hidrogênio a partir da eletrólise da água (na época queria economizar gasolina, e um pouco até consegui). O maçarico apontado acima é uma aplicação bastante útil deste sistema. A chama produz muito calor, e não precisa nada mais do que água (deionizada), eletricidade e hidróxido de potássio para reagir.Usa-se antes do maçarico um borbulhador, que quando abastecido com álcool torna a chama mais visível e eficiente para alguns usos. Quem desejar pesquisar pela internet vai encontrar bastante informação de como construir um, pois é de funcionamento simples. Apesar que na prática, para quem quer ganhar tempo, comprar pronto tem algumas vantagens.
Vou postar outras fotos de peças com acabamento em massarico com gás GLP e oxigênio comprimido.
Olá Leandro,trabalho numa indústria de artefatos de acrílico e aqui utilizamos oxigênio comprimido junto com o GLP (gás de cozinha) ...
Oi Alex, tudo bem? Trabalho com comunicação visual e tenho um pouco de experiência no assunto. Você disse que na empresa que trabalha dá-se polimento nas peças com gás GLP e ar comprimido, pois bem, eu já testei de
ale250899,Oxigênio e o Ar comprimido. o Oxigênio também é inflamável e o Ar, comprimido ou não, não é inflamável.
Oi Edson.oxigênio, mas como diz o "VELHO DEITADO", isso é apenas minha humilde opinião.
OXIGENIO INFLAMAVEL !!!!!!!
Compre um cilindro, pequeno, de oxigênio, Lambuze bem as válvulas com GRAXA Abra a válvula e você poderá contará para São Pedro que o oxigênio realmente é inflamável...EdsonAgora, depois de refletir, eu acho que você está pensando que oxigênio é o AR que respiramos...
Quando o Alessandro (que inclusive tá me devendo aqui uma visita.. rs..) diz que o GLP ao queimar produz fumaça preta, ele tem razão.. já vi fotos de umas peças em acrílico onde ficou resíduos desta fumaça... fica realmente feio o serviço... mata a peça...Mas creio que neste caso, é porque se usa apenas o GLP para produzir chamas... do tipo daqueles maçaricos que usamos para soldar cano de cobre ou os tipos usados para derreter manta asfáltica.. só o gás de cozinha...No caso que o Alex cita, ele usa GLP e oxigênio comprimido.. já usei este processo inclusive para corte de metais ferrosos e funciona direitinho.. e realmente... num produz nenhuma fumaça.. acho que o oxigênio melhora a combustão e se estiver bem reguladinho o maçarico, a chama é azul, igual à chama oxi-acetilênica.. deve ser mais "fria", mas num sai nenhum fumaça não....Então nestes casos deve funcionar direito sim.. sem nenhuma fumaça pra prejudicar o acabamento do acrílico... e fica barato, pois basta usar um butijão destes de gás de cozinha.. e rende muito...Principalmente se for usado apenas para isto, dar acabamento em acrílico.. e ainda tem uma vantagem.. se tiver um bom maçarico de corte, pode aproveitar e cortar uma chapas.. e já cortei chapa de 1" usando este processo... funciona direitinho...
ale250899,Realmente, o que o ALEX SIM disse foi Oxigênio comprimido e GLP e não Ar comprimido e GLP. Há uma enorme diferença no emprego do Oxigênio e o Ar comprimido. o Oxigênio também é inflamável e o Ar, comprimido ou não, não é inflamável.No uso do oxigênio a chama é limpa e no uso do Ar comprimido que é usado para soldas e pequenas fundições (estou falando de maçaricos pequenos). Tanto é que os maçaricos usados são totalmente diferentes um do outro.Edson
Edson,Acho que o Corazzi quis alertar pois ele esta afirmando que oxigénio é inflamável, no entanto não há como negar que estou em duvida quanto a isto ?!?! seria bom o amigo Corazzi nos dizer qual foi a intenção.Mas o oxigénio puro não é inflamável e sim um dos reagentes da combustão ... oxigênio puro não queima e nem explode, mas faz outras substâncias queimarem muito depressa. Quando Misturado com outros gases, exemplo: graxa, óleo ou qualquer outro derivado de petróleo haverá uma violenta explosão.Portanto, cuidado galera !!! ...