não estou levando em consideração troca de ferramentas, ou tipo de Gcode apenas saber se dentro de cada pós processador é editado já o sentido de rotação de cada máquina ou se é feito de forma manual no cad cam?
Se o eixo gira apenas para um lado, pode configurar no software de controle (Mach3, LinuxCnc etc...). A principio o sentido de rotação é definido no gcode Positivo vai para um lado e negativo para o outro
Se quer positivo para outro lado, tipo eixo Z desce positivo ao invés de negativo, configure no software de controle
« Última modificação: 19/08/21 - 23:35 por cientista13 »
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry
existem milhões de postprocessador....Cada um atendendo a necessidade para a qual ele foi criado (ou editado).
O normal é que o sentido de giro dos motores seja feito pelo Gcode....
tipo positivo para a direita ou no sentido horário ou para cima etc... e negativo ao contrário para a esquerda no sentido anti horário para baixo etc...
Tipo X 10.00 move o eixo X para a direita X -10.00 move o eixo X para a esquerda
Z 10.00 move eixo Z para cima Z -10.00 move eixo Z para baixo
A 10.00 gira o eixo A no sentido horário A -10.00 gira o eixo A no sentido anti horário
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry
Obrigado novamente cientista por sua explicação amigo!
vou tentar ser mais claro, estou errando ao me expressar
por exemplo um pós processador 5 eixos que foi editado para uma máquina 5 eixos para executar um tipo de movimento Eu posso usar o mesmo pós para criar outro tipo de movimento diferente com ele estando dentro de 5 eixos?
quero saber se o pós já determinado para uma função unica de movimento ou pode ser alterado pelo cad cam.