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Autor Tópico: Recuperando motores de passo  (Lida 11 vezes)

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Online jao386

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Recuperando motores de passo
« Online: Hoje às 08:50 »
Introdução

Motores de passo tem se tornado muito populares atualmente devido à sua utilização na construção de impressoras 3D, tendo também sido usado na maioria das máquinas do tipo CNC.
Esse tipo de motor pode ser encontrado dentro de impressoras -principalmente as antigas e grandes- e, por um baixo custo, em algumas sucatas (ferro velho)
Venho aqui compartilhar minha experiência com a recuperação de motores de passo usados.

Um problema que ocorre, seja pelos anos de uso ou por ser mal armazenado, é o travamento do eixo ou este girar com atrito.
Abaixo listo os passos que usei - com sucesso -  para recuperar este tipo de motor.

Remova os parafusos

Coloque o motor sobre uma superfície, para conseguir aplicar força sobre os parafusos, pois algum deles pode estar emperrado.
Utilize uma boa chave para soltá-los, senão poderá gastar a fenda da cabeça do parafuso, o que tornará muito difícil removê-lo.
Nunca use chave de fenda se o parafuso for do tipo Philips (tipo mais comum), ou Torx.
Se encontrar dificuldades ao soltar os parafusos, dê pequenas batidas com um martelo sobre a chave (de leve) até soltá-lo. Usar um spray desengripante na extremidade oposta (rosca) pode ajudar.
Um outro truque é aquecer um ferro que tenha uma extremidade que alcance a ponta do parafuso, e encostá-lo neste por alguns minutos. Epere alguns minutos até que ele esfrie para tentar novamente. Isso causará uma dilatação no parafuso que irá comprimir a rosca da tampa. Ao esfriar, a pressão diminui e o parafuso fica mais solto.

Remova as tampas

Puxe as tampas para fora, começando pela tampa onde sai o eixo, pois as bordas ajudam a segurá-la.
Cuidado, pois alguma tampa pode puxar o eixo do motor ao ser retirada - veja como removê-lo abaixo.
Se tiver dificuldade ao remover uma das tampas, apoie o motor sobre uma mesa e dê pequenas batidas com um pedaço de madeira nas bordas, em direção ao centro. Nunca use martelo ou um objeto de ferro, pois irá danificar o alumínio.
A tampa do fundo é mais difícil de ser removida. Se estiver presa, remova o núcleo (vide abaixo), prenda a parte central em uma morsa (coloque madeira entre o motor e a morsa).
Corte um pedaço de madeira com largura um pouco menor que o diâmetro interno do motor -um cabo de vassoura, por exemplo. Coloque a madeira até encostar na tampa e bata com um martelo, de leve, até que ela saia. Aqui um desengripante pode ajudar.
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Remova o eixo

Puxe o núcleo com cuidado, evitando que ele raspe nas laterais. Se ele estiver enroscado, faça movimentos para as laterais.
Se ele ainda não soltar, dê pequenas batidas no eixo com uma madeira.
Caso o eixo estiver preso à alguma tampa e não quiser soltar dela, tire a tampa junto com o eixo.
Normalmente, há ao menos uma arruela entre o rolamento e a tampa, cuidado para não perdê-la.
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Rolamentos

Não é necessário remover os rolamentos, mas se for fazê-lo, não utilize nenhuma ferramenta ou poderá danificá-lo.
Não passe anti-corrosivo no rolamento, senão removerá sua lubrificação - use apenas óleo de máquina ou de motor.
Caso os rolamentos estejam travados, o melhor seria trocá-los. Se for querer usá-los, aplique spray desengripante ou anti-ferrugem, depois passe óleo de motor ou de máquina para lubrificá-lo.

Limpar o imã

Para remover pequenos fragmentos de ferro e do próprio imã que estejam grudados ao eixo, utilize fita adesiva. Outro imã também pode ajudar, principalmente se for de neodímio.

Limpar a carcaça do motor
Se houver muita ferrugem, aplique anti-ferrugem e depois passe óleo de máquina ou de motor.

Receita caseira: deixe o motor (carcaça)  mergulhado em um pote cheio de vinagre por cerca de um dia, ou até que a ferrugem tenha se soltado - troque o vinagre se ele ficar fraco. Uma escova ajuda na limpeza.
Em um dia de bastante sol, remova o motor do vinagre; mergulhe em um pote com água, troque a água e repita o processo.
Coloque água com detergente (ou sabão em pó) no pote e enxague bem, mergulhando-o.
Novamente enxague o motor, trocando a água de duas a três vezes. Se quiser, pode enxaguar por último no álcool.
Deixe escorrer bem a água.
Por fim, mergulhe o motor em um pote com óleo de motor ou de máquina.
Deixe o motor no sol por várias horas. Se aparecer alguma ferrugem, passe um pano e óleo novamente.

Montagem

Comece encaixando a tampa traseira, cuidando para que os furos coincidam com os da carcaça. Se houver alguma arruela entre o rolamento e a tampa, não esqueça de colocá-la.
Encaixe o eixo com cuidado, evitando raspar nas laterais.
Por último, encaixe a tampa onde sai o eixo. Com uma madeira, dê batidas de leve nas tampas para que elas fiquem bem encaixadas.
Coloque os parafusos e aperte-os.
Não tente girar o eixo ainda, pois o eixo pode estar desalinhado.
Dê algumas batidas nas tampas.
Solte os parafusos - não precisa tirá-los.
Faça movimentos em diferentes direções paralelas à tampa - veja na figura abaixo.
Aperte os parafusos.
Tente girar o eixo. Se houver qualquer atrito, solte os parafusos e repita o movimento nos eixos.
Caso o atrito persista, gire as tampas para outra posição e repita o procedimento acima. Faça isso até o eixo girar livremente.
Quando o eixo girar livre, solte os parafusos e repita os movimentos para as direções da imagem, fazendo-o com cada vez menos força. Isso deixará o eixo alinhado.
Para terminar, aperte os parafusos.
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« Última modificação: Hoje às 09:41 por jao386 »

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