Resumindo: Liga tudo que é metálico no mesmo terra, se não tem o terminal p/ ligar, coloque um parafuso e liga junto.
Fiz isto.. na entrada de força, coloquei um parafuso e liguei o fio verde direto na carcaça metálica... só tava na dúvida se usava este local pra "aterrar" a malha ou se usava o (-) da fonte que alimenta o motor...
Cuidado aqui ... é prática comum, mas nem por isto boa prática ... esta é a origem de muitos probs com os famigerados laços de terra ... a coisa pode um esforço um pouquinho maior ...Imaginando uma situação corriqueira, um painel de comando preso à estrutura da máquina por parafusos e um cabo relativamente longo conectado à estrutura da máquina e ponto de conexão de terra do painel, algo como no diagrama abaixo: +------------------------------+ | |+---+ | || |-| || | | || | | || | | || |-|....... |+---+ | . | | | . | | | . | +-----------* terra | | |Com isto criamos um laço de terra - representado pelos pontinhos ... podemos ter criado um prob maior que o que queríamos evitar ... um tiro no pé ...Solução: ao invés do cabo algo longo, um jumper curto no ponto de contato painel - máquina ...Este é um exemplo dos mais simples, mas é bem o tipo de coisa que há por aí ...
Shield, s´íl vous plâit ... melhor ainda, malha de blindagem ... não desprezemos a última flor do Lácio ...
Hi!!!... Vocês tão mesmo perdendo o medo do Guerreiro.. rs..
lembro da época em que mal se pronunciava o nome Sir Jorge e o povo tremia... hoje ele num mais metendo medo em ninguém.... tá tirado na favela...
tá tirado na favela...
Creio que na maquina do Edu os laços serão de amizade !?!?! ... ehehehee
Ou talvez esteja virando um sábio ?!?! ...
Bom.. catei o negativo de todas as fontes e "aterrei" tudo num lugar só, junto com o aterramento da entrada de força... e tou procurando usar fios grossinhos e o mais curtos possível... espero que os "laços" sejam mesmo de amizade, pois se derem problemas não saberia como resolver..
Sir Jorge, Aqui algumas coisas vieram pela DHL, outras pela TNT e outras ainda pelo correio normal e como já faz mais de ano que comprei, não posso precisar com certeza, mas tenho a impressão que foi DHL.. mas posso estar errado... e pensando bem, devo estar errado mesmo.. pois DHL não costuma demorar este tempo todo... perdoe-me se errei.. mas uma coisa tenho certeza... não paguei nada no transporte nem imposto.. isto é fato... o spindle tenho certeza que foi dhl.. acabei de encontrar documento aqui a respeito... agora os motores não posso precisar com certeza não... mas que o transporte foi de grátis, isto foi.. rs...