Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Amigos, dividindo por aqui meu sucesso parcial porque estou no meio da montagem ainda. Fiz o projetinho meio na orelhada, vendo soluções em outras maquinas e com peças encontraveis na minha região, com area util de 1000 x 1000 para usinagem. Os primeiros passos estão animadores, o carro está se movendo muito macio e sem absolutamente nenhuma folga...
Opiniões e criticas sao bem-vindas...
[youtube]FW17uafMpaw[/youtube]
Muito legal, Esta de parabéns
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!
Legal, só uma dúvida, há rolamento por baixo, pra não levantar o pórtico?
abraço e parabéns.
Sim, cada "carrinho" trabalha com 6 rolamentos, 2 em cima, 2 em baixo e 2 na lateral. Ao todo entao para esse portico foram necessario 4 desses carrinhos, total de 24 rolamentos...
Entendi, bem bolado, toda estrutura vc está usando alumínio? que espessura é?
abraço
A maior que consegui para a barra 50 x 50 foi 1/8 de espessura da parede interna. No caso do portico eu reforcei com um perfil "L" tb de 50 x 50 x 1/8 que esta aparafusado junto com os carros. Fiquei em duvida se iria aguentar o peso do Z pelo tamanho do portico e coloquei cerca de 10 kg bem no centro da barra (ainda sem o L) e no olhometro achei que nao torceu, mas mesmo assim dei uma reforçada.
Queria ter montado com o perfil estrutural, mas nas lojas de aluminio aqui do RJ ninguem nunca nem ouviu falar disso (e olha que eu ia com uma foto hehehehe)
A maior que consegui para a barra 50 x 50 foi 1/8 de espessura da parede interna. No caso do portico eu reforcei com um perfil "L" tb de 50 x 50 x 1/8 que esta aparafusado junto com os carros. Fiquei em duvida se iria aguentar o peso do Z pelo tamanho do portico e coloquei cerca de 10 kg bem no centro da barra (ainda sem o L) e no olhometro achei que nao torceu, mas mesmo assim dei uma reforçada.
Queria ter montado com o perfil estrutural, mas nas lojas de aluminio aqui do RJ ninguem nunca nem ouviu falar disso (e olha que eu ia com uma foto hehehehe)
O Rio para isso é um a porcaria ( VIVA SÃO PAULO)
ESTA FICANDO BACANA PARABENS
Estou precisando arrumar tempo para montar uma outra pára mim, para poder parar e fazer manutenção na minha abraço ricardo
claudinei. não seria uma idéia para a LASER???
Sim, dá para diminuir o custo, eu comprei pra minha cnc, mas esse anunciante tinha uma pessoa aqui em Sorocaba e na casa dele tinha perfil usado também, então fui até lá e escolhi os melhores, agora comprar a distância, sei lá é um risco, apesar que o material não é ruim não.
Amigo os rolamento estão tendo contato direto com o alumínio?, pergunto isso pois estou montando uma tbm porem em aço carbono e com guias de cantoneira 3/4x1/8, utilizo tbm rolamentos porem estou tendo problemas com os mesmo pois esta marcando as cantoneiras e fazendo canais nelas. Como podem verificar na foto abaixo, olhem que essa foto foi tirada quando ainda estava testando os eixos.... Isso acaba criando folgas,
Será que não seria melhor vc colocar algum material mais resistente entre o alumínio e os rolamento para evitar o desgaste?
Boa noite Vtrucco e galera do forum,
Amigo os rolamento estão tendo contato direto com o alumínio?, pergunto isso pois estou montando uma tbm porem em aço carbono e com guias de cantoneira 3/4x1/8, utilizo tbm rolamentos porem estou tendo problemas com os mesmo pois esta marcando as cantoneiras e fazendo canais nelas. Como podem verificar na foto abaixo, olhem que essa foto foi tirada quando ainda estava testando os eixos.... Isso acaba criando folgas,
Será que não seria melhor vc colocar algum material mais resistente entre o alumínio e os rolamento para evitar o desgaste? Pessoal do fórum que acham disso? Obrigado e boa sorte !!! Antonio Morato
Antonio Morato; É uma excelente idéia colocar um material mais resistente; só que será bastante trabalhoso e dificil conseguir manter o paralelismo; então sugiro inverter a idéia, ou seja; faça uma capa de bronze ou nylon para os rolamentos. esta "solução" funciona se não for muito pesada a estrutura que os rolamentos estão suportando.
Boa noite Creocad , obrigado pela resposta e desculpa Vtrucco por usar seu espaço, pois penso que vc poderá ter o mesmo problema que tenho
amigo Creocad interessante sua ideia, a estrutura minha deve ter em media uns 18 kilos com a tupia, será que uma capa de nylon servirá?
aguardo e boa noite...
Depende da densidade ( dureza ) do nylon. Na dúvida; para os 18Kgs use capas de celeron. Faça alguns sulcos (ranhuras) no rolamento e monte com uma boa interferencia, de preferencia resfriando o rolamento e passando uma cola forte no interior da capa de celeron. Creocad