Boa tarde Mbravo. Acredito que voce já sabe que a tensão aplicada ao motor pode ser bem mais alta que a tensão de trabalho do mesmo certo? Isto desde que sua placa seja shoper, ou seja ela controla a corrente do motor. Agora se seu motor é de 3a por bobina, em meio passo voce tera 2 boninas acionas ao mesmo tempo, resultando em 6a de consumo, só que esses 6a são de pico e pulsos estreitos, oq faz com que a corrente medida seja um pouco inferior, eu costumo colacar uma fonte que aguente tudo, no caso 6a por motor. Espero ter ajudado. Um abraço.
Sendo que com uma fonte de 36V e 10A eu atenderia à demanda de energia dada pelo cálculo ((Vmotor / Vfonte)* Itotal)* Ms , obtido na seção sobre fontes de energia deste fórum.
Deve haver algum critério além da energia. Alguém sabe me dizer qual é? Ou se realmente não tem e o motor funcionaria sem problema.
Bom amigo Mbravo, eu também já vi esse calculo para fonte, e confesso que não entendi. Esperemos que alguém com conhecimento na área nos possa esclarecer. Como disse eu colocaria uma fonte que suporta toda a carga, ( se sobrar não tem problema é até melhor, agora se faltar queima ).
Quanto ao drive 2M542 a corrente Max é de 4,2ª ( na teoria serve perfeitamente para os dois motores indicados mas...) voce garante que ele agüenta 4,2ª sem queimar? Um abraço.
Se a ligação do motor for em série ao invés de paralela ele funciona com amperagem de 2.1A, mas com o dobro da voltagem. Para a fonte de alimentação dá no mesmo pois a relação entre corrente e tensão é mantida e segundo o cálculo de dimensionamento citado acima estaria OK. Dessa forma o drive trabalharia bem abaixo do seu limite máximo. Esse cálculo de dimensionamento da fonte é uma referência para quanto a fonte precisa suportar baseado numa média da potência que os motores utilizam para o uso típico da router e ainda tem um fator de segurança que superdimensiona a demanda (entre 50% e 150% - eu estou usando 100%, ou seja, o dobro). Dificilmente os 3 vão trabalhar no seu máximo, ainda por cima ao mesmo tempo, e ainda tem essa margem para os picos. (isso é o que eu entendi, corrijam-me se estiver errado)
Quanto à corrente, esse 4.2A do motor é o pico da amperagem e o mesmo vale para o drive. Se o drive não for capaz de fornecer os 4,2A o máximo que aconteceria é o motor não desempenhar a força esperada. Faz sentido?
Seria bom mesmo se alguém mais experiente desse uma luz aqui!
Por exemplo, se forem 3 motores e todos estão sendo acionados em meio passo, o pior seria os 3 parados com duas fases energizadas - então verificaria a corrente total e faria uma fonte para uns 70% da corrente total...
Fabio Gilii Atibaia - SP Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei) Tecnico em Mecanica de Precisão
Realmente para os motores ligados em paralela seria tenso, o somatório de todas as correntes daria 25.2A e 70% disso seria 17.6, ainda bem acima da capacidade da fonte. Mas digamos que a ligação fosse serial, a amperagem cai pela metade, ficando em 12.6A total e 8.8A fazendo esse desconto. Nesse caso, acredito que a voltagem passa a fazer diferença, certo? Efetivamente, o que se perde fazendo esse tipo de ligação do motor?
E voltando à minha dúvida inicial: sendo o drive capaz de fornecer os 4.2A/f nominais do motor e a fonte dimensionada para o somatório do conjunto, não teria problema nenhum usar esse drive? Poder-se-ia então dizer que são compatíveis? Porque é recomendado um drive de 8.2A se o motor funciona até mesmo em 2.1A?
Muitas perguntas, eu sei... Em paralelo à elas, estou providenciando as peças para fazer testes práticos também, mas um atalho seria bem vindo.
Veja - tensão (não "voltagem", que é um anglicismo que deve ser evitado) não é tão importante - o que quero dizer é que claro, a tensão deve ser considerada para o drive isto é - deve-se verificar os limites absolutos do drive e trabalhar um pouco abaixo - por exemplo, se o drive é para até 50 VDC, eu colocaria algo em torno de uns 42 ou 45 VDC no máximo.
O mesmo raciocínio eu usaria para a corrente máxima do drive em relação ao motor isto é - se o drive é para digamos 2A, o motor deve no máximo ser de 1,7A - na minha opinião uns 70% da capacidade do drice (em termos de corrente)...
Isso vai valer para qualquer tipo de ligação desejada, mas se me lembro existe uma tabelinha que mostra como as coisas acontecem com a tensão e com a corrente dos motores conforme as combinações das ligações... deve-se respeitar sempre as limitações de cada drive de qualquer forma, pois são estas características (dos motores) que se usam para escolha dos drives e não o contrário.
Fabio Gilii Atibaia - SP Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei) Tecnico em Mecanica de Precisão
Acho que finalmente estou chegando à uma conclusão (ainda que ela possa estar equivocada hehehe)
Eu não sei quão importante a tensão é na prática, mas na teoria ela é sim importante. A tensão é responsável pela aceleração e desaceleração do motor, ou seja, tirá-lo da inércia. Os motores tendem a resistir à mudança no seu padrão de movimento, essa característica é denominada indutância e é proporcional à tensão do motor e inversamente proporcional à amperagem aplicada ao motor. Para um funcionamento ótimo do motor, recomenda-se que a tensão da fonte seja de 10 a 20 vezes a tensão nominal dele, para que o sistema tenha bastante tranquilidade e precisão no controle do movimento do motor. Ou seja, para um motor de 5V, o ideal seria uma fonte de 50 a 100V.
Se a potência elétrica é dada pelo produto entre tensão e corrente, geralmente para produzir um motor mais forte deve-se aumentar uma das ou ambas as características dele (é claro que existem diferentes tecnologias e isso nem sempre é verdade). O bom senso e a coerência com as peças encontradas no mercado deve ditar os limites dessas configurações ao fabricante.
Agora, o que é interessante: os motores com 8 fios nos dão opções quanto à sua instalação. O tipo de ligação que fazemos do motor ao drive nos dá uma flexibilidade de escolha quanto à origem dessa potência extra. Dessa forma podemos escolher a configuração que melhor se adeque ao nosso sistema, principalmente no que diz respeito à fonte de alimentação. Uma ligação serial trabalha com uma tensão maior e uma corrente mais baixa, enquanto a ligação paralela não precisa de tanta tensão mas chama mais na corrente. A relação entre tensão e corrente é diretamente proporcional e uma dobra enquanto a outra é reduzida pela metade (e vice versa) no caso dos motores bifásicos.
Então, na verdade, o drive 2m542 com a fonte de 36V e 10A não é ideal para nenhum dos dois motores que eu falei acima. No caso, mesmo o de 32k tem nas suas especificações a recomendação para o drive de 7.2A. Vejamos porque:
O drive de 4.2A funciona na faixa de tensão entre 24 e 50VDC. O de 7.2A vai até 110VDC e o de 8.2A vai até 220VDC.
O motor de 32k só tem 4 fios e portanto a única possibilidade de ligação é em série. Ele vai funcionar à 2.4A e 8.2V, sendo que IDEALMENTE a fonte deveria ter pelo menos 80V de tensão. Isso significa que mesmo abaixo disso ele vai funcionar mas com uma performance bem abaixo da ótima e é por isso que a maioria dos vendedores vai recomendar tanto o drive quanto a fonte compatível mesmo assim, afinal todo mundo adora economizar um dinheirinho. Idealmente eu deveria pegar o drive de 7.2A e 110VDC e uma fonte compatível com essa voltagem e com amperagem suficiente dada pelo cálculo ((Vmotor / Vfonte)* Itotal)* Ms - (observem que quanto maior a voltagem da fonte menor será a amperagem necessária para o funcionamento ótimo de um ou vários motores)
O outro motor, de 100k, tem 8 fios e vai me dar duas opções: Ligação bipolar em série: 2,1A/f 11.2V (e a fonte deveria ser entre 110 e 220VDC e portanto o drive poderia ser o de 7.2A ou o de 8.2A) (ou) Ligação bipolar paralela: 4,2A/f 5.6V (uma fonte de 50V e o drive de 4.2A vão funcionar bem, mas essa fonte precisaria ter mais ou menos 20A para aguentar os 3 motores e é mais difícil encontrar uma dessas no mercado, ou pelo menos no preço que gostaríamos hehehe)
Conclusão, no drive de 2M542 com uma fonte de 36V e 10A, um motor de 100k deve funcionar bastante abaixo do seu rendimento esperado. Agora vamos descobrir quão abaixo vai ser... Eu já tenho as peças e vou rodar um teste em breve... Não percam o próximo capítulo. hahaha