Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilNa minha opinião o problema maior está na rotação do motor, pois dificilmente você consegue velocidade maior que 13~14.000 RPM usando este motor com inversor de frequência.
Na minha máquina utilizo uma tupia Makita como spindle e corto MDF de 6mm em uma passada só com velocidade de 2.000 mm/min, e máquina está com uma folga já acentuada devido ao desgaste e nem por isso quebra a fresa. Acontece de quebrar, mas é mais por barbeiragem do operador. Me parece que que você deixa a haste da ferramenta muito comprida. Tente deixar o mínimo possível de comprimento, pois diminui o efeito alavanca que o esforço referente ao corte causa na ferramenta. A descida em rampa ou a forma que o nobre colega José Ricardo citou é fundamental para não quebrar a ferramenta (2mm) no início do corte. Espero ter contribuído para tentar amenizar o seu problema. Abraço. Clube CNC BrasilGrande EDSON.
Com certeza concordo com vc em genero , numero e grau, quando comentaste sobre CADA MAQUINA É UMA MAQUINA, pois existem inumeras variaveis para o bom desempenho da mesma. apenas citei sobre como trabalho, pelo motivo de que muitos acham que cortar MDF de 6mm com fresa de 2mm numa passada só, é praticamente impossivel, ou mesmo , prejudica ou quebra as fresa INDEPENDENTE da maquina ser robusta ou não. , citei este comentario, mas não quer dizer que realmente seja o problema do SAVIO, pois como ele falou que começou quando sua maquina desconfigurou, então fiz o relato. tambem acredito que o problema dele seja configuração errada( mas não me pergunte pois não sei ![]() ![]() ![]() junto com os erros da estrutura da maquina abraço ricardo Clube CNC BrasilMeu amigo Ricardo,
Acompanho seus postes desde os primeiros, quando você surgiu no Fórum para resolver os problemas da sua fresadora que sambava mais que "Mestre-Sapa e Porta-Bandeira". Surpreendentemente você superou todos seus problemas e até está dando aulas de conhecimento sobre CNCs. Route e Laser. Conheço bem sua máquina pelos postes de vídeos e ela é muito boa, topa qualquer trabalho. ![]() ![]() ![]() Acontece que nosso amigo Savio, desconhecedor, confesso, de Fresadoras, está usando um motor trifásico pesadão e o mais crítico é essa emenda que fez para acrescentar a pinça que me causa calafrios. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Como você deve saber, tenho um torninho em minha oficina e poderia muito bem fazer uma "gambiarra" dessas para minha fresadora, mas eu me recuso a tal heresia. ![]() ![]() ![]() É melhor ele colocar uma tupia que usar esse Pseudo Spindle. ![]() ![]() ![]() Como ele já deve ter um Inversor de frequencia, creio eu, ele deveria investir um pouco mais e comprar um bom e verdadeiro "Spindle". ![]() ![]() ![]() ![]() Abraço ![]() Edson Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Meu amigo Ricardo, ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() vc me fez lembrar as tantas noites sem dormir ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() por isso sempre digo que o melhor presente que ganhei em todos os tempos foi conhecer O FORUM e os exelentes amigos que conquistei por aqui. Sobre o motor do savio, realmente não sei o porque que ele ainda tem este MAUSOLÉU ![]() ![]() ![]() ![]() tenho absoluta certeza que se ele comprar um SPINDLE, ele vai pagar com facilidade e sei que ele tem condições diiso e não vai se arrepender em nada do investimento. é outra qualidade de trabalho. grande abraço ricardo Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Meu amigo Ricardo,Opa, tudo bem Edson? seguinte amigo, sou completamente leigo no assunto fresadora mesmo, porem me esforço para entender um pouco. Acontece que esta maquina minha foi montada pelo falecido Gilberto (GimbaBF), que, para mim, era um exímio conhecedor do assunto. Ela fez usinagens com ela, com tanto detalhe e precisao, que duvido que muitas maquinas aqui do forum assim o faça, basta ver as maquetes do gilberto. O spindle sempre foi esse, casco de alumino, pesa menos do que voce imagina, tem rotação de 3600 a 60hz, o que multiplicado, chega a 18000. O porta pinça nunca teve problema, foi muito bem alinhado e sempre foi esse. Estou com a maquina tem um ano e sempre cortei mdf de 6 em duas passadas, com velocidade de 2000 ou 1800, usando estas mesmas fresas de 2.00mm. Entao, o problema nao é esse ou aquele, nao é uma maquina nova, ja foi mais do que testada e aprovada pelo construtor, o que acontece é que em algum lugar ela ta dando esse problema. que nao resolvo. mas continuo lendo e aprendendo. um dia eu a conserto e tudo volta ao normal..... obrigado pelas dicas.... abração Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login boas nobre amigo Jose Ricardo, para ser sincero, desanimei desta maquina, nem to usando mais., to juntando dinheiro pra comprar uma nova ou, quem sabe, tentar construir uma melhor, mas pode ter certeza de que a nova sera um spindle legal. obrigado amigo... Clube CNC BrasilBom dia, como o problema era com corte em MDF não me interessei muito pelo assunto. Mas, semana passada apareceu o primeiro serviço nesse material.
Também estou enfrentando problemas no corte. Como não tenho fresa raiada estou usando fresa de dois cortes paralelo 6mm. Comecei usando uma fresa com haste de 1/4. Essa fresa não quebrou nenhuma, mas perdeu o corte muito rápido. Comprei uma fresa nacional, a única que achei a pronta entrega por aqui, e voltei ao trabalho. Essa não cegou, mas já quebrou duas. Estou cortando MDF de 9mm em três passadas de 3mm cada à 900mm/m, com 24000 rpm de giro e mergulho à 250mm/m Como li o tópico todo, já verifiquei alguns detalhes na máquina antes mesmo de ter vindo consultar os sábios companheiros. Cheguei a trocar um rolamento e reapertei vários parafusos pra deixar a máquina mais ajustada. Não estou usando movimento de entrada. A quebra está ocorrendo sempre no primeiro passe. E sempre na segunda letra, estou fazendo duas a cada painel. O mais interessante é que, todos os problemas ocorrem sempre na segunda metade do painel. Sávio, muito cuidado na hora de comprar um equipamento. Escolhi, escolhi, pesquisei e acabei não comprando o melhor, pra o tipo de serviço que pretendia, talvez pra hobby essa máquina me atendesse muito bem. Apesar de, o cara que me vendeu dar toda assistência que preciso. Mas, a minha máquina quando o serviço é em larga escala, sempre me dá um problema. Já quebrou fuso, rolamento, acoplamento e eixo do motor. E olha que cuido muito da bichinha. Clube CNC BrasilSe vc usar fresa de 2 cortes metal duro helicoidal, com certeza não vais ter mais problema.
]eu corto mdf de 9mm com fresa de 2 cortes metal duros 3mm em dois passe tranquilamente. fresa de 2 cortes reta, acredito não ser a melhor opção use tambem movimento de entrada e saida com angulo de entrada e saida em ZERO, pois assim tende a não queimar a fresa e não quebrar na hora do incio, pois é esta ahora que da o tranco corto 6mm com fresa raiada em um passe só, mas caso sua maquina não consiga, utilize em dois passe que corta muito bem mesmo abraço ricardo Clube CNC Brasil
|