Não entendi.
Boa tarde a todos!Salve os gurus aqui do forum, aprendi bastante e garanto que muitos também, com aqueles que ´´perderam´´ um pouco do seu tempo para responder a dúvidas de leigos como eu. por isso, parabéns e obrigado.Bom, eu tenho um projeto de CNC plasma, e ainda não consegui entender como passo a resolução ou configuração... para o o software que vai mandar os os comando para as controladoras.Traduzindo: dizer ao software: ´´..estou usando motor com torque X, por sistema de movimentação, Y, com velocidade tal, etc.´´ Desta forma ele sabe que comando mandar para as controladoras, que por sua vez enviam os sinais corretos para que no final tenhamos a movimentação que desejamos.Obrigado a todos!
Ricardo,Vc precisa configurar o software manualmente p/ a sua mecânica e eletrônica ... qual software vai usar ?
Se eu entendí sua questão, digo que o que importa é saber o quanto sua máquina deverá se deslocar para cada unidade de trabalho - o milimetro por exemplo.O torque dos motores não importa nesta altura - o que importa é saber como será feito o acionamento de cada eixo. - para exemplificar, usaremos um fuso de passo 10mm e um motor de passo acionado em meio passo, e este motor gira o fuso diretamente (sem redução ou multiplicação).Sabemos que um motor de passo tem nativos 200 passos e quando acionado em meio passo, serão 400 passos para dar uma volta.Uma volta do fuso desloca a porca 10mm, então é o mesmo dizer que preciso de 400 passos para deslocar 10mm, ou 40 passos por mm - esta informação é que é colocada no programa de controle - a quantidade de passos por unidade de deslocamento linear...O mesmo raciocínio vale para qualquer outro meio de acionamento - o que muda é a forma de entender como isso se dá, mas tenha certeza que precisará determinar isso em qualquer sistema de controle
A máquina, usará cremalheira no X e Y e fuso no Z. A principio pesei em por uma redução, ( para aumentar o torque mesmo diminuindo velocidade) mas...pensei: plasma não tem força mecânica sendo exercida para realizar seu trabalho..então mais vantajoso para mim será velocidade. Por isso, decidi por acionamento direto no pinhão OU multiplicação para ganho de velocidade. Que acham?Abraço!
Quais os motores que pensa em usar?