Tudo depende da estrutura que vc vai montar, se o eixo vai ser apoiado por inteiro ou só em algumas partes, a distancia dos parafusos fixados no eixo, do peso que vai ser o portico o spindle. Mas com 16 ou 20 funciona bem. Depende do preço desse eixo linear apoiado, seria melhor a guia trapezoidal. É outro padrão de maquina. Leia bastante antes de construir a maquina, que vc vai aprendendo com os erros e experiencias dos outros. Cada um faz a sua maquina conforme oque tem maior facilidade em ferramentas e matéria prima
Tenho uma máquina com pórtico fixo que montei a cerca de 9 anos.Veja se existe ainda o meu tópico.Hoje monto máquinas com guias lineares de 20 e 16mm sem o menor problema.Tenho até as guias universais de apoio para essa guias.E os pillow blocks abertos.Assim que tiver um tempinho, eu tiro umas fotos para você ter uma idéia melhor.Que tal ao invés de usar fusos, você não usa correias? acho que o custo compensa e o resultado é tão bom quanto, se não for melhor, visto que os motores precisarão de menor torque para movimentar os eixos.Vamos nos falando.Abraços.Rubens