Bom dia Raranda, não sei se vai te ajudar com seu projeto, mas de uma olhada neste link Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca LoginBoa sorte com o projeto
Boas nobre amigo Matheus.Primeiramente quero lhe agradecer pela ajuda.Eu já havia visto esse vídeo exatamente no Guia.Nem me lembrava mais dele, entretanto, a solução apresentada por lá, é bem mais complexa do que possa parecer.Primeiramente precisamos de um drive e um motor de passo á mais, pelo menos.Sem contar o software específico para fazer rodar o "picotador".E o que eu estou buscando é algo infinitamente mais simples.Que pode ser usado até mesmo de maneira manual, exatamente como se fosse uma caneta.Quero apenas salientar que essa "solução" que eu busco, já existe á venda e é industrializada por algumas empresas.Entretanto, busco algo "caseiro", fácil e de baixo custo.Aqui no Brasil uma caneta dessas, pode custar até R$ 800,00, enquanto que lá fora custa menos de USD$ 100,00.E quem sabe com poucos reais, consigamos uma solução bastante boa, apesar de "caseira".Acho que é isso, e vejo que o assunto em breve estará concluído, pois soluções vão aparecer com certeza.Do mais, fico a disposição.Abraços.Rubens