Este aqui é certeza que vai lhe ajudar, principalmente se o seu objetivo for o de gravar banana, legumes ou etc ... ahahahaa
Eu tenho uma caneta desta, mas eletrica caso interesse posso mandar os detalhes.
Boas meu nobre amigo Cláudio.Com certeza, vou aceitar a sua ajuda, pois como eu disse, qualquer luz, irá nos ajudar a clarear as idéias.Como citei a cima, elétrica, pode trabalhar de 2 maneira.A primeira com um eixo excêntrico, o que a meu ver irá demandar um pouco mais de energia e menos batimentos por minuto.E a segunda, através de uma bobina e embolo com mola, mas mesmo assim nem tenho ideia de como variar ou controlar os batimentos, imagino eu, que seria fixo e sem possibilidade de controle.Enquanto que pneumaticamente, o controle seria feito através do fluxo de ar.Mas se puder nos enviar mais detalhes do seu sistema, antecipadamente agradeço.Abraços.Rubens
Nesta foto não dá para ver direito mas acho que ajuda um pouco ...
Segue abaixo o site do fabricante, eu tenho esta ferramenta a seguramente uns 30 anos, e funciona perfeitamente, espero ter contribuido com sua pesquisa, anexei uma foto da minha maquina.Claudio