Clube CNC Brasil | |||
Páginas: 1 Ir para o Fundo
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilOlá Zé Vilhena, olhando o vídeo não parece ter algum truque, pois essa velocidade para mim é normal.
Não sei que estratégia de percurso você está usando, onde dependendo do passe lateral no acabamento (último passe), realmente você pode demorar muito. Eu usinei poucos trabalhos em 3D, mas no que eu pude perceber é que se ao invés de por 0,2 mm de passe lateral você colocar 0,3 por exemplo, seu tempo de usinagem reduzirá bastante. Fiz um quadro de mais ou menos 400 x 500 mm em 3D para minha mãe há uns 3 anos atrás e não demorei mais que 8 horas de usinagem total, com desbaste e acabamento juntos. Utilizei fresa de 6mm para desbaste e de 1mm ball nose com passe lateral de 0,3 mm. Amanhã posto foto do mesmo para você ter uma noção. Abraço. Juliano Clube CNC BrasilEu nunca fiz trabalhos em 3d por este motivo , isto é , um trabalho muito demorado
mas ao meu entender, porque não usar 70% de passe lateral, ou seja ficamos ainda com 30% passando onde ja foi desbastado se usarmos uma fresa de 1mm, podemos colocar 0,7. o que resultaria em menos tempo certa vez fiz o desbaste de minha mesa para nivelar ela, e usei este procedimento e ficou perfeito bem, esta é minha opinião, mas deixo para os especialista em, 3d comentarem abraço ricardo Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Eu nunca fiz trabalhos em 3d por este motivo , isto é , um trabalho muito demorado O problema neste caso é que não são fresas de topo e sim Ball Nose, então não se tem todo este ganho. Clube CNC BrasilCitar O problema neste caso é que não são fresas de topo e sim Ball Nose, então não se tem todo este ganho.Exatamente. Neste caso deve-se levar em consideração o raio da fresa. Clube CNC BrasilClube CNC BrasilBoas nobre amigo Vilhena.
Realmente trabalhos 3D são lentos e demorados, para se fazer direto e bem acabado. Eu fiz um "simples" emblema que tomou quase 3 horas de trabalho (em latão e a acrílico. Esse vídeo está "rápido", pois é quase o final e a parte de acabamento... Vai saber quanto tempo levou para alcançar esse momento??? Acho que é isso, não desanime, trabalhos assim são diferenciados por vários motivos, entre eles o tempo gasto. Seus trabalhos estão show. Meus parabéns. Abraços. Rubens Clube CNC BrasilMedi o quadro e o seu tamanho é de 630 mm de altura X 460 mm de largura, um pouco maior do que eu chutei.
Segue as fotos. OBS: a moldura eu fiz na marcenaria do meu irmão. Clube CNC BrasilVelho Hippie
Olá menino Vilhena
Realmente a usinagem de relevos exige um pouco de paciência e algumas manhas. Claro que cada caso é um caso, se tratando das diferenças entre máquinas e também do modelo a ser usinado e material. No caso da madeira, sabemos que tem espécies mais duras e outras muito macias. Tu não comentou sobre como e quais estratégias está utilizando, nem sobre as velocidades que tem alcançado. Vou deixar alguns dados de como executo para tu ter uma referência: - Geralmente utilizo uma fresa maior (6mm ou 3mm, dependendo do tamanho do modelo) face reta para fazer o que chamo de desbaste grosso. Uso passo lateral de 50% do diâmetro e passo vertical de 2 ou 3mm. Faço este desbaste com múltiplas camadas em Z, deixando uma sobrecamada de apenas 1mm. Para exemplificar melhor, vou deixar aqui um vídeo que fiz, demonstrando estes processos pra tu entender bem:
Se não me engano a velocidade de avanço está entre 2500~2800mm/minuto. E a velocidade de entrada está em 50% do avanço. A próxima etapa é o desbaste final, onde costumo utilizar uma fresa menor (2 a 3mm) ball nose. Uso passo lateral de 10% do diâmetro e a estratégia de usinagem 3D. Como nesta etapa a ferramenta vai retirar apenas a sobrecamada de 1mm, dá pra utilizar velocidades maiores sem risco de quebrar a ferramenta. Geralmente utilizo velocidades de avanço entre 3800 a 4200mm/minuto. Aqui, vale se ter em mente, alguns detalhes e fatores que influenciam diretamente no tempo do desbaste final... Quando abrimos um projeto, determinamos a resolução deste. Quanto maior esta resolução, maior será o código gerado pois este terá mais endereçamentos. Se tu reparar no vídeo que postei, não parece ter muita diferença entre a velocidade de avanço das duas etapas, né? Isto se dá, porque na etapa final a ferramenta esta trabalhando continuamente com deslocamentos em Z, o que causa este retardo no avanço. Então quanto maior for a resolução do modelo, mais deslocamentos em Z serão gerados a cada linha de desbaste, aumentando consideravelmente o tempo (claro que resultando em um nível de detalhes e acabamento melhores). Outro fator é a velocidade de entrada (ou deslocamento do eixo Z), pois se deixarmos menor como na primeira etapa vai levar muito mais tempo. Então sempre deixo a velocidade igual para os três eixos (no caso entre 3800 a 4200). Bem menino, espero que estas informações te sejam úteis, sempre lembrando que não estou as colocando como melhores ou a forma correta, é apenas como faço e dá certo. Há outras questões também, como usinar a primeira etapa com offset, para evitar colisões da ferramenta na segunda etapa, mas isto fica mais pra frente se tu quiser maiores detalhes. Força aí, testa variações e compara os resultados. O importante é não desistir destes trabalhos magníficos que tu está criando ![]() Grande Abraço e Muita PAZ! Elton "Velho Hippie" Ribeiro Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração! Clube CNC BrasilOLá companheiros
Vamos lá então : * Júlio , MUITO obrigado por ter dado aqui o seu testemunho e contributo com imagens e conhecimento. * José Ricardo e Imprimil , é isso , se usa 2 percursos , 1º desbaste com a fresa que voçe mencionou , 2º passagem e Final , se usa a Ball Nose pra acabamento de qualidade. * Rarando , o noso nobre Rubens , obrigado pelo seu testemunho tambem . * Velho Hippie sempre nos ajudando ... Vendo o video do Helton (Nosso querido Velho Hippie) e lendo os relatos do Júlio e Rubens , chego facilmente à conclusão que a minha máquina está LENTA em relação aos videos aqui apresentados. Ela é rápida sim em 2D , mas agora em relevos decididamente não. A conclusão que chego é que tem algo a ver com a velocidade máxima definida no Eixo Z , que já alterei por 2 ou 3 vezes e sempre deu lento no final , sei tambêm que o eixo mais lento é o que vai ditar a velocidade máxima da máquina e o eixo Z é aqui o mais lento. Tenho o Eixo Z com redução 3 : 1 ( polias ) e barra roscada de 20 mm diametro Quando está a usinar passa de muito acelerado 2000mm / Min (retas sem depressão) para perto de 100 mm em alguns pontos da usinagem ! (ai me surge a dúvida se é mecanico ou do software Gcode) Ao gerar o Gcode , uso no Aspire 4 o Post Processador : Emc2 -G64 Arcs (mm).ngc (que me pareceu ser o mais rápido de todos os disponiveis (os outros sao : com G61 . e sem G's ) Pode Ser que se o Gcode for Gerado noutro Programa , a lentidão seja menos evidente ( de momento nao tenho como gerar o Gcode em ArtCam , nem usar o Mach3 ) . Considerações finais : Vou ter de fazer um filme assim como o Helton fez e postar aqui mesmo neste tópico , espero esta semana poder fazer isso , para ter mais umas dicas de vocês . Editado : Faltou falar no geral o que uso : 1º Aspire 4 (gera Gcode ) 2º Linuxcnc ( maquinação ) 3º Fresa 6mm recta 4º Fresa 2,5mm Ball Nose , avanço 10% ( mais do que isto fica a notar-se Muito os "risquinhos" entre cada avanço ) Grato pelo Apoio dado até agora , falta chegar aos finalmentes (perceber de onde vem a lentidão , se do Gcode se do mecanismo do Eixo Z) Abraço e até mais Portuga Zé Vilhena Clube CNC Brasil
|