Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilClube CNC BrasilRealmente é muito legal e o efeito na madeira dá um toque diferente.
![]() Acredito que é utilizado cola branca e verniz para o acabamento e fixação. Me corrijam se eu estiver errado. Abraço. Juliano. Clube CNC BrasilJuliano, eu acho que vc matou a charada.. imagino que seja mesmo cola branca.. fixa a imagem e depois é só lavar e tirar o papel... a imagem fica colada...
Eu vi uma entrevista, há uns anos atrás no Jô Soares de um cearence que trabalhava no Museu do Louvre, em Paris.. ele saiu do Brasil, foi para a França e lá acabou sendo convidado para ir trabalhar de auxiliar, no Museu.. na época ele era ajudante de marceneiro, na época em que foi para a França.. lá, trabalhando num restaurante acabou conhecendo uma senhora que o indicou para a Curadora do Museu, ao ver uma mesa que ele havia restaurado.. Mas isto num importa, o que eu ia comentar era sobre uma técnica que ele comentou que desenvolveu lá no Museu, para restauração de quadros muito caros.. Ele usava uma mistura de água e polvilho. Passava este "grude" em cima da pintura original, aguardava ela secar e depois, com um estilete, ia retirando a tela desgastada, por trás... Quando sobrava só a pintura ele colava outra tela na parte de trás da pintura, lavava o "grude" e tava nova de novo a pintura do quadro.. ele disse que esta técnica ele desenvolveu lá, para salvar quadros que estavam precisando de restauração e que não existia, na época, nenhuma técnica eficas para trocar a tela de um quadro sem riscos de perdê-lo.. agora imagina o que é perder um quadro de alguns milhões de dólares durante a restauração... Com esta técnica desenvolvida por ele, restauradores do mundo todo conseguem substituir as telas e manterem as pinturas originais, sem riscos de perdê-las... Lembrei disto, quando vi o vídeo aí da moça tirando o papel e mantendo a imagem intacta grudada na cola.. Bem bacana.. Clube CNC BrasilQuando trabalhava de "office Boy", isso há uns 54 anos, lá pelos lados da praça São Bento e Largo Santa Efigênia ficavam uns camelôs transplantando figuras de revistas (O Cruzeiro, e outras da época) utilizando uma latinha tipe essas de graxa de sapatos, que continha uma pasta branca que passavam na foto da revista e depois pegavam essa foto da revista e grudava em um tecido branco. Depois, com uma colher esfregavam bastante e a foto ficava impressa no tecido.
Como eu era "bobinho", na época com 14 anos (e jé trabalhava, os adolescentes daquela época não eram vagabundos não, tinha até carteira de trabalho) não percebi o alcance que poderia ter aquele produto e nunca comprei. O primeiro produto não é nenhuma cola, é algum produto químico que dissolve a tinta da foto e a fixa na madeira, já o segundo pode ser um verniz a base de água somente para proteger a tinta da foto. Edson Clube CNC BrasilÉ Edu, eu acho que é por aí!
Lembrei do papel de fotografia (sem o gloss) para impressão, utilizado para a confecção de placas de circuito impresso, que ao lavar para tirar o papel que fica grudado a placa, lembra o vídeo. Clube CNC BrasilCaros amigos eu já usei este produto e fica perfeito....aqui no Brasil se chama :
TRANSFER PRINT . só que a impressão tem que ser á laser ( tonner). eis um vídeo ensinando a técnica...abraços á todos. ![]()
Clube CNC BrasilTem como fazer com impressora jato de tinta, este video demostra como,
Clube CNC BrasilVelho Hippie
Olá meninos
Eu já fiz vários trabalhos com esta técnica e gosto muito dos resultados. Fiz alguns em MDF e ficaram uma ![]() ![]() Os melhores resultados que obtive foram transferências em que desejava um resultado envelhecido. Sobre superfícies lisas a imagem fica perfeita, mas daí é melhor utilizar o processo de sublimação. Tenho feito algumas caixas de vinho e bebidas e também quadros vintage. Eis um exemplo: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Este foi feito em compensado, podem ver que o resultado fica interessante e com o tal 'aspecto envelhecido' por conta das falhas nas fibras da lâmina de madeira. Um outro exemplo utilizando um compensado mais bruto: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Dá pra brincar bastante com a técnica, mas vale lembrar que o processo é um pouco demorado e exige paciência. Deve se esperar no mínimo 24 horas para a secagem e o processo de desgastar o papel com água e dedo também leva um bom tempo. ![]() Eu estou utilizando papel vegetal formato A4 e A3 e o processo fica bem mais rápido, pois basta encharcar o papel... Depois de uns 5 minutos a folha sai inteira e não precisa esfregar. Quanto aos produtos utilizados são: - Transfer Print da Corfix. Um frasco de 60ml custa +- 14,00 e dá pra fazer uns 4 quadros de 350x300mm. ou - Gel Médium Acrílico da Corfix. Uma bisnaga de 37ml custa +- 8,00 e dá pra fazer uns 3 quadros de 350x300mm. Obs.: O Gel Médium é o de bisnaga. O de frasco (Gel Médium para Matizar) não serve! Eu tenho conseguido bons resultados passando o líquido ou gel apenas sobre o compensado. Pois percebi que se passar também na folha de papel, esta enruga muito dificultando aplicar sobre o compensado. Outra dica: Enrolo a folha de papel vegetal em um cano de pvc e vou desenrolando sobre o compensado, assim evita as bolhas e fica bem liso ![]() Vou repetir: É uma técnica que exige tempo e paciência, então esqueçam alta produção. Eu faço poucas peças e por isto cobro bem, hihihi ![]() Espero ter contribuído ![]() Grande Abraço e Muita PAZ! Elton "Velho Hippie" Ribeiro Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração! Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (Mail e Skype chat) Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Clube CNC Brasil
|
Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
| |
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login |