Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilBom dia pessoal!!
Agradeço aos amigos pelas explicações e possibilidades apresentadas para solucionar o problema... Acho que a idéia do conversor DC/DC seria a mais barata e mais fácil.... Teria também a possibilidade de enrolar novamente o estator do gerador com fio mais fino e maior numero de voltas... mas não sei fazer esse cálculo de quanto mais fino teria que ser o fio para chegar nos 96v... Não sei se é proporcional, coisa do tipo, se está usando fio de 1,5mm de diâmetro e eu usar um de 0.75mm vou conseguir dobrar a tensão.... Mas gente , eu vou postar uma foto de um desenho que eu fiz com diodos e me digam porque isso não funcionaria... ( não vale tirar sarro!!!! ![]() ![]() ![]() Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Bom dia pessoal!! ![]() ![]() ![]() ![]() Oque voce colocou como consumidor, ele na realidade esta ligado em 12v para que funcione é preciso que os diodos sejam substituídos por contatos, e quando estiver em carga não pode estar com o consumidor, para se poder carregar e consumir ao mesmo tempo voce teria que ter o gerador com o mesmo valor de tensão do consumidor. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Rapaz!!!!! Agora minha muringa partiu de vez !! Então quer dizer que ( neste circuito com diodos), se eu deixar o circuito 12v de carga aberto vou ter os 48v no consumidor e na hora que eu ligar uma fonte no cicuito de carga , o consumidor passa a fornecer 12v... É isso? Bom , ai vai umas fotos de como está o andamento do projeto: Qualquer duvida é só ir perguntando... Clube CNC BrasilClube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Bom dia pessoal!! Vixi Maria, Pai Santíssimo, mãe de My Good ... segue as dicas do Minilanche (podia ser um BIGMAC) que tu vai chegar a algum lugar mas esquece este teu esquema pois isto vai explodir tudo ... ahahahaahaa ![]() ![]() ![]() Tu manda o positivo por um diodo e o negativo por outro, depois junta tudo ... vai ser legal de ver, mas em vídeo, de perto to fora ... ahahahaha ![]() ![]() ![]() Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Acho que a idéia do conversor DC/DC seria a mais barata e mais fácil.... Teria também a possibilidade de Escolha uma opção...., conversor ou re-enrolar o gerador. Para re-enrolar o gerador é necessário usar mais espiras para aumentar a tensão. A relação de espiras é proporcional com a tensão desejada. Como a corrente é menor, o fio pode ser mais fino. Se não usar fio fino o fio pode não caber nas ranhuras do estator do gerador. Seu gerador deve ser trifásico, com 3 enrolamentos, certo? Vamos supor que cada enrolamento tenha 50 espiras e o gerador forneça 14 Volts (CC) em vazio (sem carga) na rotação nominal do gerador. Para obter 100 Volts é necessário (100/14)*50 = 357 espiras de fio que seja capaz de conduzir uns 8A (maior que 6,5A). É necessário verificar se há espaço para o fio caber. Se postar umas fotos do gerador aberto ajuda. Com gerador re-enrolado, é necessário um circuito regulador. Clube CNC BrasilSó uma dúvida: Nesse rotor que você está montando, como estão as polaridades dos ímãs? Todos estão com o mesmo polo para fora? Não sei quase nada sobre isso, mas creio que isso possa afetar na geração de energia caso não estejam todos iguais, ou não?
Clube CNC BrasilAproveitando os comentários sobre os imãs, eu não montaria essa trapizonga (rotor de madeira) com imãs de neodímio. Por que:
(1) Um circuito magnético deve ser feito em material magnético (ferro), não use madeira. (2) Os entreferros (gap) devem ser mínimos, para aumentar o desempenho do gerador. Ou seja, use o rotor original. Clube CNC BrasilDepois é que vi que as fotos do gerador (alternador) foram postadas. Um alternador usa vários enrolamentos (múltiplos de 3: 3, 6, 9, 12, ...) de fio interligados em série e também numa conexão do tipo estrela. Exemplo:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Se quiser construir um gerador, segue link. Note que usa-se bastante ferro para "fechar" o circuito das linhas de campo magnético. Se for aproveitar o rotor de seu alternador, eu colocaria imãs no centro, entre os pólos magnéticos do rotor atual, substituindo o enrolamento de campo do rotor (bobina excitatriz) ou faria um "do zero" como no link: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Aliás, a bobina excitatriz original poderia até ser mantida, com vantagem de melhorar o controle de tensão de saída, como é feito num alternador automotivo. Ou seja, variando a corrente (campo magnético) de excitação, varia-se a tensão e/ou a corrente de saída. O problema é que usam-se os anéis coletores que se desgastam. Poderia fazer uma excitatriz brushless, mas ai começa a complicar .... Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Depois é que vi que as fotos do gerador (alternador) foram postadas. Um alternador usa vários enrolamentos (múltiplos de 3: 3, 6, 9, 12, ...) de fio interligados em série e também numa conexão do tipo estrela. Exemplo: Ok Gil , entendi! No caso desse alternador que eu estou usando ,ele é 36 bobinas e 12 pólos.... O rotor original desse modelo de alternador não desmonta ,por isso fiz aquele de madeira... Estou postando umas fotos mais detalhadas para vc analisar.... Já estou começando achar melhor fazer um do Zero! Clube CNC BrasilUma sugestão relativa ao rotor do alternador é a desmontagem do mesmo para a colocação de imãs ou de um novo enrolamento de campo (ver carretel), com fio mais fino e maior quantidade de espiras, para a alimentação com maior tensão (96V, por exemplo) e menor corrente. Pela foto, é bem provável que seja possível separar as duas metades do rotor para ter acesso ao carretel ou a montagem dos imãs.
Clube CNC BrasilEste link mostra como colocar imãs num rotor de alternador.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login O problema do campo de intensidade fixa (com imãs) é que o circuito regulador pode ser menos eficiente se parte da tensão de saída do gerador (que será fixa para uma dada rotação) tiver de ser reduzida para poder carregar a bateria. Atuando na corrente de campo (baixa) pode-se fazer um controle mais eficiente. Note que será necessário um circuito regulador. Você lembra do comercial de pneus: "Potência sem controle não é nada". Clube CNC BrasilBom dia !
Andei pesquisando sobre o conversor dc/dc mas pronto só encontrei de 96v p/ 12v , ao contrário ninguém tem... Teria que confeccionar um , ai o grau de dificuldade p/ mim seria maior. Vou rebobinar esse estator com fio mais fino e mais espiras seguindo aquela proporção de numero de voltas mas daí vou precisar de um controlador de carga p/ 120v se partirmos do principio que cada bateria precisa de 14,5v p/ ser carregada... O sistema de controle mais usado para aerogeradores é com um relé de alta corrente Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login que quando as baterias estão totalmente carregadas o relé desacopla as baterias e desvia a carga para um conjunto de resistências ( normalmente são usadas lâmpadas) para que a turbina não dispare (over speed) e desintegre no caso de ventos fortes... Mais uma vez , o problema é que esses controladores são feitos sempre p/ 12v, 24v ou no máximo 48v.... Clube CNC BrasilUma outra solução que me veio agora....
Se eu comprar dois controladores de 48v e carregar dois conjuntos de 4 baterias separados .... Dá certo?? Clube CNC Brasil |