Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões  (Lida 4249 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Não sei se o nome do tòpico que eu coloquei explica bem o que eu preciso saber.

Bom. Eu sempre usei turbocnc e agora estou com outra máquina que veio com o EMC2 e estou usando e aprendendo.
Muitas coisas eu perguntei, lí e aprendi batendo a cabeça ou comparando com o TBCnc. Porém a uma coisa que eu ainda não me conformei.
Quando se seta os paramentros do programa onde há passo do motor x fuso x etc. Há ao lado um valor que atua sob o tamanho do recorte por exemplo eu tenho um traço de 40mm e coloco um valor lá de 1.0, mas o corte é feito (exemplo) com 37mm. Ai se coloca outro valor até chegar na medida certa onde se faz uma medição com um paquimetro.
Lí aqui e obtive do fabricante da máquina um calculo onde eu divido o valor da polia do eixo com a polia do motor (neste caso 19:15), mas o valor ainda não bate no resultado. As outras informações das caixas de diálogo estão certos.
Já me disseram para fazer a fórmula de 3, mas tbm não dá ceto.
Segundo o fabricante e algumas pessoas a resposta é que é assim mesmo e qua não há um calculo correto para isso e que o negócio vai no chutometro mesmo.
Eu penso no seguinte, mesmo que eu verifique com o paquimetro e ele dê 0,0 de precisão, isso é o que o paquimetro mostra com sua precisão e nossa "olhada". Mas a soma de horas de trabalho podem resultar em distorções eu penso.
Penso tbm que não é possível que isso seja feito no chutometro sendo que para coisas muito mais complexas existem matemática para isso. Seria ofender ao Einstein dizer que algo aparentemente tão simples não há um calculo matemático preciso para tal. Fica chato até ter uma referencia EMC2 do dito mencionado e não haver uma conta para se chegar a valor preciso. Deve haver.
Se alguém aqui sabe como fazer ou onde esta a resposta neste fórum por favor me informe. Ou ao menos uma direção, uma LUZ!!  ?_6


Obrigado


Acho que eu não soube muito bem explicar.. estou sem o programa aqui para visualizar a janela e dizer bem onde é que eu estou com duvida.
Alex Navarro

Clube CNC Brasil


Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #1 Online: 08/09/11 - 12:47 »
Olá Alex

Tente sim colocar uma imagem da janela dos parametros a serem alterados , se lhe for possivel .

Normalmente temos vários gurus entre os quais o Guru Fábio Gilii ele entende esse assunto muito bem , esperemos que ele apareça e dê a sua opinião.

Abraço

Portuga
« Última modificação: 08/09/11 - 12:48 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #1 Online: 08/09/11 - 12:47 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #2 Online: 08/09/11 - 15:24 »
Alex,

Eu tenho a sensação de que é preciso conhecer alguns valores ou detalhes construtivos da transmissão para poder opinar com mais propriedade.

O que sei é que quando se lida com polias dentadas ou engrenagens, devemos calcular os perímetros baseando-nos em certas medidas - uma delas é o que se chama "diametro primitivo" que é uma medida usada nos cálculos construtivos desses componentes.

O diametro primitivo é o diametro efetivo, onde "teoricamente" as engrenagens se "tocam" e que fazem o trabalho efetivamente.

Frizei a palavra "teorico" porque depende de uma série de fatores a serem ponderados, como a distancia real entre as engrenagens (ou o engrenamento) e o número de PI, que é o fator usado para se transformar por exemplo uma medida circular em linear.

Ora, se estamos usando PI e este número é irracional, teremos na realidade um valor aproximado do real perímetro que efetivamente gera trabalho, portanto espere sempre algum erro seja construtivo, seja de cálculo, seja de aproximação matemática pela parte de software...

De qualquer forma, descreva aqui detalhadamente como é seu deslocamento e posso tentar calcular alguma coisa...

Fabio Gilii
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #2 Online: 08/09/11 - 15:24 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #3 Online: 08/09/11 - 15:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....
Quando se seta os paramentros do programa onde há passo do motor x fuso x etc. Há ao lado um valor que atua sob o tamanho do recorte por exemplo eu tenho um traço de 40mm e coloco um valor lá de 1.0, mas o corte é feito (exemplo) com 37mm. Ai se coloca outro valor até chegar na medida certa onde se faz uma medição com um paquimetro.....
Olá, vc já verificou se o passo do fuso é realmente o que o fornecedor indica? Uma diferença mínima que seja costuma resultar nesse tipo de problema.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #3 Online: 08/09/11 - 15:31 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #4 Online: 08/09/11 - 15:42 »
Oba.. é por aí mesmo ?_26

A questão principal da minha pergunta acho que é uma resposta a inconformação do tal "chutometro" ou aquela resposta não sei por que, mas sei que é assim. Ou mesmo "mais ou menos tá bom" hehe.
Agora percebo que há algo mais profundo para isso. Talvez não seja realmente uma precisão absurda, mas deve ser o máximo para uns trabalhos que que tenho a fazer de peças para motocicletas. Precisarão ser perfeitas e as usinagens vão levar horas.
Peguei uma máquina robusta agora, mas me espanta o fabricante não entrega-la justa e nem ao menos saber como entrega-la justa.
Por isso decidi buscar essa resposta por mim mesmo ou seja, coma ajuda de vcs.

Bom.. hj eu ainda não posso ver isso, mas domingo eu coloco aqui os dados. Quero eu mesmo conferir tudo que há nela sem contar com o que me foi passado. Na verdade é até bom pois pode ser que eu tenha uma informação dela que não bate e por isso ocorrem os problemas. Vamos ver!

Obrigado pela atenção.

Acredito que isso logo ajudará a mais pessoas tbm! ?_4
« Última modificação: 08/09/11 - 15:44 por Alex Navarro »
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #4 Online: 08/09/11 - 15:42 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #5 Online: 08/09/11 - 15:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A questão principal da minha pergunta acho que é uma resposta a inconformação do tal "chutometro" ou aquela resposta não sei por que, mas sei que é assim. Ou mesmo "mais ou menos tá bom" hehe.
Eu creio que quem te falou isso não sabe o que fala - e se é um fabricante de máquinas, eu não confiaria nele de forma nenhuma...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá, vc já verificou se o passo do fuso é realmente o que o fornecedor indica? Uma diferença mínima que seja costuma resultar nesse tipo de problema.
abraço
Não acredito que o erro seja causado por um fuso - não um erro grosseiro como este (40mm teoricos x 37mm medidos) - se for este o caso, troque de fuso e de fornecedor de fuso - nenhum dos dois presta nem pra fazer peso de papel.

Fabio Gilii
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #5 Online: 08/09/11 - 15:54 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #6 Online: 30/09/11 - 08:18 »
hahah Olá!

Verdade, se eu pudesse eu trocava mesmo. Cai em mais uma arapuca hehe. Só rindo pra não matar alguém. Por na cabeça que tudo se resolve.
Eu deixei esse tempo todo a máquina parada e comecei a lidar com ela ontem novamente.

Bom, pelo que eu encontrei de respostas fora o seguinte:

Só o eixo X tem polias então:

  • Motor 15 dentes e Fuso 20 dentes.
  • de um recorte que deveria ser de 50mm resultou em 49,8mm
  • então segundo informações fiz o seguinte:X=50 sob 15 e 49,8
  • 15,06 e 20,08
  • Mas o resultado foi de 49,6mm
  • Se fiz a conta certa da regra de 3, essa formula não dá certo
  • Se fiz errado preciso voltar pra escolinha do Raimundo
  • Fiz mais umas vezes e o resultado foi diminuindo sempre, então eu aumentei o valor até que chegou em 15.3 e 20.3 = 49,95mm
  • aí entrou outro problema pois qualquer valor a menos ou a mais resulta em valores menores que 49,8mm

Gente tá dificil hehe, que saudades da minha ex máquina... que cagada.. fiz negócio com ela para pegar uma maior, mais precisa e mais robusta e agora estou com essa máquina que só me dá dor de cabeça.


Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #6 Online: 30/09/11 - 08:18 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #7 Online: 30/09/11 - 09:27 »
Alex,

Minha máquina tem uma pequena redução entre motor e fuso (1.25:1) e tive um problema parecido - vou tentar te colocar como resolví a coisa:

Antes de mais nada, certifique-se que os motores "REALMENTE" se desloquem o comandado...

O que quero dizer é que, supondo que esteja comandando os motores em meio passo, sabemos que serão necessários 400 pulsos para que ele dê 1 volta "exata" - o mesmo vale para quaisquer outras contagens de micropasso...

Para isso, olhe apenas para o eixo do motor, e faça uma marca no eixo (e na estrutura) e observe se o deslocamento está correto - eu costumo ajustar o JOG para um deslocamento conhecido onde sei que teríamos teoricamente a correta quantidade de passos. (uso o prisioneiro Allen como ponteiro)

Se a cada movimento "sempre na mesma direção" e naquela quantidade de passos (por exemplo 400 pois meu drive é de meio passo) o ponteiro NÃO pára ma mesma posição, sempre ficando um pouco para trás, significa que voce está acionando o drive com o sinal de passo em nivel errado.

Explico - muitos drives só reconhecem um passo quando o sinal vai para nivel alto - se no programa ele estiver ao contrário (nivel baixo), ele sempre perde um passo cada vez que começa um movimento qualquer.

Se o deslocamento para o mesmo lado é sempre igual, e as dimensões das polias está correta, tenhoi a sensação de que o erro pode ser da fresa que corta fora de medida ou mesmo da soma de diversas folgas naturais do sistema...

Muitas vezes a máquina erra os deslocamentos em certas faixas de medidas porque pode ser um erro matemático - depende do passo da rosca, o resultado de deslocamento matemático resulta num numero fracionário, e op programa tem um algoritmo que arredonda os deslocamentos para mais e para menos, porque sempre tenta compensar este erro...

apenas por comentar:
Minha máquina tem fusos de passo 5mm, mas os motores são de 400 passos - criei uma pequena redução para que o sistema "veja" o pasos do fuso como sendo de 4mm (teoricos), então tenho deslocamentos centesimais exatos e menos erros de arredondamento matemático...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #7 Online: 30/09/11 - 09:27 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #8 Online: 30/09/11 - 15:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Alex,

Minha máquina tem uma pequena redução entre motor e fuso (1.25:1) e tive um problema parecido - vou tentar te colocar como resolví a coisa:

Antes de mais nada, certifique-se que os motores "REALMENTE" se desloquem o comandado...

O que quero dizer é que, supondo que esteja comandando os motores em meio passo, sabemos que serão necessários 400 pulsos para que ele dê 1 volta "exata" - o mesmo vale para quaisquer outras contagens de micropasso...

Para isso, olhe apenas para o eixo do motor, e faça uma marca no eixo (e na estrutura) e observe se o deslocamento está correto - eu costumo ajustar o JOG para um deslocamento conhecido onde sei que teríamos teoricamente a correta quantidade de passos. (uso o prisioneiro Allen como ponteiro)

Se a cada movimento "sempre na mesma direção" e naquela quantidade de passos (por exemplo 400 pois meu drive é de meio passo) o ponteiro NÃO pára ma mesma posição, sempre ficando um pouco para trás, significa que voce está acionando o drive com o sinal de passo em nivel errado.

Explico - muitos drives só reconhecem um passo quando o sinal vai para nivel alto - se no programa ele estiver ao contrário (nivel baixo), ele sempre perde um passo cada vez que começa um movimento qualquer.

Se o deslocamento para o mesmo lado é sempre igual, e as dimensões das polias está correta, tenhoi a sensação de que o erro pode ser da fresa que corta fora de medida ou mesmo da soma de diversas folgas naturais do sistema...

Muitas vezes a máquina erra os deslocamentos em certas faixas de medidas porque pode ser um erro matemático - depende do passo da rosca, o resultado de deslocamento matemático resulta num numero fracionário, e op programa tem um algoritmo que arredonda os deslocamentos para mais e para menos, porque sempre tenta compensar este erro...

apenas por comentar:
Minha máquina tem fusos de passo 5mm, mas os motores são de 400 passos - criei uma pequena redução para que o sistema "veja" o pasos do fuso como sendo de 4mm (teoricos), então tenho deslocamentos centesimais exatos e menos erros de arredondamento matemático...

Hum.. ?_12
Vamos por partes então...
Antes obrigado pela atenção

A minha esta com 200 passo e o drive é smile 1/2 passo. Acho então que os motores sejam 400 e na configuração do EMC2 aparece 200 como sendo metade dos 400 ok?
Eu acho, mas mais tarde eu tiro essa dúvida se for necessário quando estiver lá em casa com ela.
Os fusos tem passo 5 também. Então deve ser algo bem próximo do seu.
Mas esqueci de mencionar que só há correias (estranhamente) no eixo X e nos outros os motores estão acoplados diretamente nos fusos e suas configurações no EMC2 estão como 1 - 1.022 mas mesmo estes estão dando uma diferença no paquimetro.
Sobre a fresa, eu coloquei uma fresa novinha de 6mm de HSS.
Vou fazer um esquema lá para ver quanto menos ela dá numa volta completa.
Mas fica outra dúvida aqui. Tem onde determinar 400 passos (ou mesmo 200) onde? Como!?
Seria em graus?
360º igual a 400 passos, mas entra a diferença das polias, putz.. matemática zero pra mim.
essa de usar o jog para "a correta posição" seria então girar a marca até que ela dê a volta completa ok?

Mais a noite eu volto depois e posto algum resultado prévio!


Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #8 Online: 30/09/11 - 15:05 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #9 Online: 30/09/11 - 18:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A minha esta com 200 passo e o drive é smile 1/2 passo. Acho então que os motores sejam 400 e na configuração do EMC2 aparece 200 como sendo metade dos 400 ok?
OK - normalmente o Rudolf entrega os drives pré configurados em meio passo ou seja, muito provavelmente voce está em meio passo.

Se o EMC está configurado para 200 passos das duas uma - ou está compensando a diferença em outro lugar ou está configurado errado - digo isso porque não conheço as janelas de configuração do sistema
Citar
Mas esqueci de mencionar que só há correias (estranhamente) no eixo X e nos outros os motores estão acoplados diretamente nos fusos e suas configurações no EMC2 estão como 1 - 1.022 mas mesmo estes estão dando uma diferença no paquimetro.
o que são estas medidas 1 - 1.022?

Citar
Sobre a fresa, eu coloquei uma fresa novinha de 6mm de HSS.
O que não quer dizer que é real, mas por enquanto vamos aceitar que são 6mm reais...

Citar
Mas fica outra dúvida aqui. Tem onde determinar 400 passos (ou mesmo 200) onde? Como!?

Eu não lembro direito, mas há um utilitário de configuração e para cada eixo há diversos ajustes a ser feeitos...

Se me lembro, num dos campos o operador informa a quantidade de passos por volta - alí o valor deve ser 200

Logo em baixo, há um campo onde se indica a quantidade de micropassos - normalmente se coloca 2 para meio passo

Depois há campos onde se colocam as relações de redução entre motor e eixo - alí se colocam os valores de contagem de dentes das polias por exemplo...

Só me lembro disso...

Citar
Seria em graus?
360º igual a 400 passos, mas entra a diferença das polias, putz.. matemática zero pra mim.
Calma - não é ciencia de foguetes... a coisa é mais simples do que parece.

Citar
essa de usar o jog para "a correta posição" seria então girar a marca até que ela dê a volta completa ok?
Mais ou menos isso, mas eu não sei fazer isso com o EMC - talvez usando uma linha de MDI...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #9 Online: 30/09/11 - 18:45 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #10 Online: 30/09/11 - 20:53 »
Alex,

Utiliza o EMC2 StepConf Wizard e no campo Motor "Step per Resolução" (onde esta 200) vc coloca 400.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #10 Online: 30/09/11 - 20:53 »

Offline pjr

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #11 Online: 30/09/11 - 21:11 »
Alex,

no emc você pode deixar a configuração dos motores como 200 passos, apenas informe que o driver está em 1/2 passo na opção Driver Microstepping colocando o numero 2 no campo. um exemplo na figura abaixo

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

« Última modificação: 30/09/11 - 21:49 por Mac_RC »

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #11 Online: 30/09/11 - 21:11 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #12 Online: 30/09/11 - 22:25 »
Pessoal, obrigado pelas informações. Acabo de chegar em casa (23:00) e amanhã pela manhã vou para SP e volto a noite.
No domingo logo cedo vou ver com calma e fazer as modificações e passar no que deu.
Estou passando para deixar o recado que não perguntei e deixei o tópico a deriva.
Estou muito agradecido pela atenção de vcs e vamo que vamo, não vejo a hora de por o bixo pra rodar direito, estou com uns trabalhos para fazer e semana que vem já começo me apertar com o prazo.
Obrigado e até domingo!!
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #12 Online: 30/09/11 - 22:25 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #13 Online: 02/10/11 - 10:53 »
Domingo é uma coisa. Familia que aparece sem avisar, convite para churrasco, aniversário emeu descanso?  ?_7 hahaha

Mas vamos as setagens conforme informações acima.

Primeiro como esta agora no EMC

1. Configurações básicas da máquina conforme veio do fabricante (não mudei nada)
2. O X é o único eixo com polias- 15 no motor e 20 dentes no fuso. O melhor resultado, o mais próximo deu como esta na imagem.
3. O Y esta agora com 1 : 1 mas estava com melhor resultado com 1 : 1.022
4. O Z esta bom com 1 : 1
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #13 Online: 02/10/11 - 10:53 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #14 Online: 02/10/11 - 10:55 »
Conforme passou o Gilli a setagem deveria ser assim ou como ele usa.
Não entendo se meus dados (fuso, polias, passo, etc) se equivalem aos dele e então este valores seriam os mesmos aplicados a minha configuração do X

 
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Configuração/Ajuste da fidelidade das dimensões
« Resposta #14 Online: 02/10/11 - 10:55 »

 

SiteLock