Bom dia! O Marcão te dirá a coisa certa, mas vai minha opinião meio cavalo é muito pouco rsrsrrs, dica compra um de 3CV e não menos, senão estará trocando mato por mato, os de 3CV geralmente alcançam 24 mil RPM , a já ia esquecendo compra com refrigeração a água e com inversor de frequência, mas se lembre depois de tudo você terá que fazer um trocador de calor, isto é simples.
Eu logo quero comprar um spindle destes porque quero trabalhar pelo menos 12 horas por dia direto, mas vai uma dica eu uso uma tupia americana da marca Porter Cable, ela tem 1 e meio CV, e é valente ja usinei aluminio usando fresa de PCD, mas assim quando eu deixo ligada por mais de 5 horas ela esta quase fritando porque não tem refrigeração, e ja penso ? Esquenta , dilata os rolamentos e tranca o spindle.
O legal que a tupia da Porter Cable possui uma capa de plástico externa é só desparafusa-la que parece um tubo Spindle. Segue foto abaixo
« Última modificação: 21/04/14 - 09:11 por felipegaldino »
Registrado
Técnico de usinagem na Wetzel SA Projetista mecânico free lancer Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.
Ainda nao abri uma tupia antes! Mas sera´que não podemos usar refrigeração forçada a ar comprimido? Ou quem sabe, passar finos tubos de cobre entre os enrolamentos para refrigerar com água! Ou ainda fazer uma especie de camisa refrigerada a agua, e depois fixar a tupia nela! Achei tupias no ML por 129 dilmas, alguem já usou uma antes?
Parceiro este povo já tentou de tudo rsrsrs, eu pesquisei muito sobre tupia, o problema é achar um motor de alta frequência com bastante cavalos, no Brasil eu acho que da pra confiar em uma bosh talvez, mas como eu disse a Porter Cable é a mais top, quem tem aprova, e em relação a refrigeração forçada, da para fazer sim e eu já vi, uma camisa de alumínio em forma de cilindro com furos em cascatas como se fosse refrigeração em molde de injeção e gelam a cápsula dos rolamentos, mas com ar comprimido já vou dizendo é fria, até mesmo porque o ar comprimido é caro hein, compressor......
Olha se não fosse tão pesado eu usaria um motor elétrico da Weg monofásico com uma correia dentada até uma camisa com 2 rolamentos e um mandril e refrigeração, não sei se entendeu, mas seria eficaz.
Registrado
Técnico de usinagem na Wetzel SA Projetista mecânico free lancer Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.
Mais ou menos isso, mas o problema é que estes motores são muito pesados, na foto até que é pequeno deve ter no máximo 1 CV, não adiantaria para o seu caso.
Em centros de usinagem de grande porte sempre são usados motores elétricos trifásico com um encoder que mandam e receptam a velocidade de rotação requerida pelo programa CNC, na empresa em que trabalho estes motores possuem em média 13 CV e acionam o Spindle( Cápsula com rolamentos e fixação pneumática da ferramenta-pinça) com correia dentada, nestas máquina não existe pórtico, o Z é independente fixado em uma plataforma de ferro fundido que geralmente tem um fuso de esfera de 40 milimetros e patins de 50, o X e Y se movem independente, por isso a máquina aguenta os motores elétricos tão grandes para rotação do spindle.
Registrado
Técnico de usinagem na Wetzel SA Projetista mecânico free lancer Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.