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0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilOlá Waldiney, não sei se é opinião de todos, mas cera de canaúba tem seu melhor rendimento e aplicação em madeira maciça, em mdf creio ser mais dificil a aplicação principalmente quando se tratar de vãos como arabescos e afins, é apenas minha opinião, abços.
Clube CNC Brasilse for pintar eu indico primer automotivo. depois uma lixa Dágua e tinta! eu faço assim e fica bom, se tem outro modo não sei. time que tá ganhando não se mexe rsrs
Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login olá amigos, estou me dirigindo a vocês por causa de peças com acabamento, algumas eu uso seladora e depois uso verniz incolor, é um processo que demora e trabalhoso. Que tipo de paça? Que Material? Qual finalidade? Casa caso é um caso, seja mais específico para uma melhor ajuda. ![]() Clube CNC BrasilTodas as peças que faço acho legal fazer algum tipo de acabamento, normalmente as bandejas, oratórios, cestas e quadros.
sem ser a pintura, eu estava pensando em isolar as peças MDF com seladora ou verniz, só quero ver se tem alguma técnica menos trabalhosa para dar acabamento Clube CNC BrasilO mais "prático", sem dúvida é a aplicação de selador com pistola. o "melhor" resultado é a dica da amiga Mara.
![]() Ambos estão entre áspas pois dependem de fatores... Clube CNC BrasilO processo q uso aqui para qualquer tipo de MDF independente de uso ou finalidade que irá receber pintura é o seguinte:
02 demaos de seladora concentrada diluida na proporção 1/1, para impermeabilizar e fechar os poros, lixar muito bem com lixa 400. duas demaos de primer universal e finalmente a tinta. Fica bem lisa a superficie com bom acabamento. Clube CNC BrasilValeu pelas dicas, vou tentar algumas teorias minhas, só to com pouco tempo, mas assim que fizer
![]() obrigado a todos que contribuiram waldiney Clube CNC BrasilOlá a todos!!!
Vou dar minha opinião também, pela data da dúvida deve ter até feito os testes...mas o que sei na verdade é que o mdf vem mudando bastante, quando foi lançado era bem denso, bom de usinar e fácil de fazer acabamento nas bordas. Mas com o passar dos anos e a necessidade de baixar custos, as indústrias diminuiram a densidade da mesma. Hoje sofremos com tal efeito" banana" que ninguém explica, empenamento e facilidade de absorção de umidade. Sendo assim hoje está mais difícil de dar acabamento no mdf, principalmente na borda, onde é necessário uma boa camada de tinta pra tirar o efeito felpudo, mas existem boas tintas que ajudam nesse processo. Mas quanto a dúvida sobre a cera, acredito que consiga fazer um acabamento na face, nas laterais só se for cortado a laser, caso contrário vai ativar as felpas da madeira, e sem contar que a cera é orgânica, ou seja será absorvida pelo mdf e terá de ser repassada de tempos em tempos. Desculpe se me alonguei... ![]() Abraço! Clube CNC BrasilVc não se alongou, já fiz teste com a cera de carnauba e ficou bom - na hora - realmente ela repele a agua, so que ela é de acabamento, somente depois de vc envernizar usa para conservar e dar brilho. Então não resolve muito, acho que vale o que nossos companheiros já comentaram, fundo ou seladora+verniz e se for pintar fundo, primer+tinta
Clube CNC BrasilEntão meu amigo, é f..., que bom se tivesse dado certo...acho que madeira daria certo hehehe. Mas você poderia tentar com fundo pu incolor e depois verniz pu, ai fica bala.
Abraço Clube CNC BrasilE o preço ?
![]() Será que o valor compensa, pois o cliente pode reclamar no preço final ! Clube CNC BrasilBom, tinta PU não é barato, porém é o que te dará melhor acabamento. No caso do branco existem fundos acabamento em que não é necessário pintar a ultima demão que seria digamos a laca. Já no incolor é a mesma coisa, mas caso deseje passar o verniz PU, você poe optar desde acabamento fosco até alto brilho. A maior desvantagem é que o que você preparar,precisa usar, por se tratar de bi componentes, endurece até dentro da pistola. A vantagem é que te dá um ótimo acabamento e seca rápido. Sempre lembrando que a lixação é que define o acabamento final.
Abraço. Clube CNC BrasilProcesso de pintura:
etapa 1. apos a pesa ser cortada passar uma lixa branca indasa 220 para limpar o mdf e tirar as rebarbas mais grosseira. etapa 2. utilizar o prima universal branco ou cinsa maxrubens com diluicao de 70% de tinner de limpeza. etapa 3. apos a secagem utiliza lixa indasa 360 para tirar as falhas e o excesso de prime na peca deixando ela lisa. etapa 4. se for para um otimo acabamento utilizar massa acrilica para fechar emendas e falhas do mdf, para tampos o idela eh usar uma espatula dessas de parede para espalhar a massa em toda superficie. etapa 5. apos a secagem da massa lixar com lixa 360 indasa removendo todo excesso da massa deixando a peca totalmente lisa. etapa 6. dar um segunda mao de prima fina apenas para cobrir a massa, pois a se nao for feito isso a massa chupa a tinta. etapa 7. apos secagem utilizar lixa 600 indasa apenas para alisar a peca deixando bem lisinha. etapa 8. ai vem a tinta, se for PU moveleira utilizar a branca brilho montana com diluicao de 90 a 80% de catalizador e 20 a 10% de diluente (tinner de acabamaneto 2002) se for de cor da farben utilizar de 50 a 70% catalizador e 20 a 10% de diluente (tinner de acabamento) OBS. esses valores sao para regiao nordeste onde existe menos umidade. Para linha de decoracao e festa paramos por aki. mas se eh moveis residenciais como mesas, cadeiras, homes, paineis, etc. temos mais duas etapas. etapa 9. apos secagem usar lixa 1200 apenas pare cegar a peca ou seja ficar sem brilho nenhum. etapa 10. em seguida utilizar o verniz pu cristal que já vende um kit com as medidas certas e catalização. espero q tenha ajudado. Clube CNC BrasilClube CNC Brasil |