Muito show. Valeu aí as explicações. Realmente, algumas mudanças podem fazer uma grande diferença no produto final.
Registrado
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...
Obrigado Cássio , por mais esse vídeo esclarecedor. Sempre que têm um vídeo seu, sei que alguma coisa nova, iremos aprender. Parabéns, e fico no aguardo do próximo!
Show de bola o Vídeo meus parabéns caro amigo Cássio pela iniciativa de passar um pouco do seu conhecimento ,para nós ...simples mortais...valeu amigo.
Só uma dúvida , se eu mudar o comprimento focal da minha lente, tenho que mudar a caneta também .... Senão pelo que eu entendi o feixe vai esbarrar no furinho da caneta... Se eu estiver errado por favor me corrija.
NOBRE CASSIO Quando comprei a maquina o técnico me disse que a lente tinha que estar com a parte concava para cima, e pelas fotos que aparece no video, a parte concava esta para baixo qual a diferença poderia ter muita diferença no corte, pois aqui sempre usei a parte concava para cima como uma colher né abraço e aguardo
Grato Cássio Alvarenga, pela explicação...10, creio que somente foi invertido o desenho da lente, sobre sua abordagem distância focal corte e gravação....foi simplesmente fantástica...segue uma ilustração que você fez em uma outra explanação sobre o assunto...novamente 10...para ti.
Sei que há uma corrida para melhorar...às lentes para cortes e gravações...tenho pesquisado um pouco sobre este assunto e creio que há dois tipos de lentes no mercado...segue desenhos...
Ricardo...não é que o Cássio colocou no desenho a lente invertida...é para este teste ou fim de distância focal é necessário coloca-la de cabeça para baixo para calcularmos esta distância de foco...ok...ele deve falar sobre isso...
Agora, quando fomos colocar a lente na caneta da máquina...ai sim...parte reta para baixo e côncava para cima...feito.
Apesar da otica geometrica ser reverssivel (um raio indo vai fazer a mesma trajetoria voltando) o que não implica em problema para focalização deixar uma lente plano-convexa de um lado ou de outro, deixar o feixe incidindo na parte convexa, diminui um pouco a aberração e "scattering" na ampulheta, Então o ideal mesmo é a parte convexa para cima, mas na hora que eu desenhei nem lembrei disso é só um esboço pra visualizar melhor o que eu falo.
E tanto faz medir a distancia focal de um lado ou de outro em lentes plano-convexa, em lentes concavo-convexa (positivo-menisco) sempre vê o foco com a luz batendo na parte convexa.
a diferença da concavo-convexa pra plano-convexa é a correção de aberração, a top é a lente asférica, que só achei ate hoje para maquinas de alta potencia, a aberração desas lente é praticamente zero, porem é mais complexa de fabricar e o preço é bem alto em comparação a outra.
« Última modificação: 10/12/15 - 17:29 por Cassio Alvarenga »
Dias atrás ajudei um cliente instalar uma máquina laser 100W que comprou usada de alguém aí na internet. Verificamos que a máquina veio com uma lente negra, tentei fazer um teste com uma mini lanterna colocando a luz sobre a lente para tentar medir a distancia focal, porém a luz da lanterna não atravessa a lente, enquanto que com uma lente digamos, normal, essas amarelas consigo fazer o feixe de luz ultrapassar e assim com o auxilio de uma régua ter uma noção da distancia focal. Consultando um fabricante chines sobre a lente negra ele me disse que é apropriada para máquinas de potencias maiores, acima de 150W, pois absorve menos o calor então melhora a performance. Porém observamos que mesmo na maquina de 100W a lente negra dá melhores resultados que a lente convencional amarela.