Clube CNC Brasil | |||
Fiz aquela dica e não resolveu. Minto, os eixos que ja funcionavam parece que ficaram mais limpos no movimento e no som dos motores.
Mas acho que descobri o vilão... A porta paralela é que tá variando, ou às vezes nem mandando o sinal pro drive. Isso por que já a tinha testado. Agora fiz um teste mais demorado e apareceram muitas variações (alta e baixa) nos sinais. Conhece onde encontro alguma placa de I/O bbb? Clube CNC BrasilClube CNC BrasilAlebe
É, o problema é na paralela. Usei outro pc e funfou tudo.
Brigadão pela ajuda. Clube CNC BrasilClube CNC BrasilAlebe
Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Agora falta consertar a placa do Mercury ! Veeeenha... ![]() Clube CNC Brasildasipa
galera, desculpa eu estar caindo d paraquedas no meiu da discursão, mas eh o seguinte montei um driver p apenas um eixo c o l297, o mesmo funcionou corretamente, mas observei um problema:
quando não estou dando passos no motor um ou duas bobinas de acordo com o modo do passo ficam acionadas o tempo inteiro super aquecendo o motor e os transistors, alguem sabe se existe um circuito ou alguma configuração no proprio L297 que perceba que apos um tempo que o sistema está sem clock e reduza o nivel de corrente do motor a 30% ou 40% da nominal, evitando que os mesmos aqueçam tanto e mantendo o mesmo na posição correta sem a perda de passo??? Estou pensando em programar um PIC caso isto não aconteça ai vou pensar um jeito de reduzir o nivel de tensão no motor, mas caso já exista um circuito mais simples inicialment estaria dando preferencia. Grato desde já, Att, Daniel. Clube CNC BrasilAlebe
Ola Daniel,
Geralmente quem controla isso é o programa de controle do drive. Existem drives que automaticamente diminuem a corrente se não há sinais de passo durante um tempo. Até para não haver perda de passos. Ao desligar totalmente as bobinas, vira loteria perder ou não passos. Citar Estou pensando em programar um PIC caso isto não aconteça ai vou pensar um jeito de reduzir o nivel de tensão no motor Não tenho certeza, mas talvez fosse melhor tentar reduzir a corrente. Clube CNC BrasilO L297 não tem este tipo de controle ... os drivers Apoena reduzem a corrente, mas possui um circuito externo para fazer isto ...
Clube CNC Brasildasipa
utiliza-se um microcontrolador para fazer isto correto??
bom eu programo alguns microcontroladores acho que não eh dificil fazer a variação de um valor de tensão analogico, vou montar uma placa com o circuito basico do CNC 3AXIS e acrescentar um pic para reduzir a tensão caso o pino de clock fique sem receber pulsos, dpois eu posto dizendo os resultados... talvez saia um cnc3AXIS ++ rsrsrrs vlw, só qria confirmar q n tem esta função no proprio L297. obrigado pela informação T+. Att, Daniel Clube CNC BrasilDasipa,
O caminho é por ai mesmo, mas não vou passar a receita toda, embora não haja nada de excepcional nisto ... ehehehee ![]() Clube CNC Brasil |