Olá amigos do forum, hoje chegou minha cnc3ax, comprada montada no mercado livre, segundo o antigo dono, a placa foi apenas usada para um projeto de facudade, e depois a maquina foi desmontada.Gostaria de realizar algum teste na interface, para ver se esta tudo ok.Desmontei duas sucatas que tinha de impressora (Lexmark Z22 e Epson CX4900) e os motores de passo são bipolares (4fios) como a cnc3ax só aceita motores unipolares, não tenho nada para realizar o teste. Obrigado desde já!
Não sem motores,mas pode usar uns ledezinhos pra imaginar como é e ver o funcionamento dos mesmos...
Ou poderia ligar com led, utilizando o esquema abaixo?
Olá Mac_RC, boa-tarde ... Vou ligar todos os negativos do led (cátodos), nos soquetes (ex: K10, K11) e ligar todos os possitivos do led em paralelos com uma resistencia de 1k no final do quinto pino (ex:K11)O +12v irei utilizar de uma fonte de PC ATX, ligo no sexto e ultimo pino do k11? Os soquetes (K9, K6, K3) irá ficar sem nada ligado? Repito esta mesma ligação em todos os soquetes? (K7,k8 e K4,K5)? Nos potenciometros, terei que fazer algum ajuste ou posso deixar do jeito que esta?Por gentileza, me confirme se o esquema de ligação esta correto, como mostra na figura abaixo?Se poder ajudar com essas duvidas, ficarei muito agradecido.Obrigado desde já.
Você sabe qual a função de cada borne destes (K9, K10 e K11) ? Se souber me fala que fica mais facil p/ eu te ajudar..Os catodos dos LEDs são conectados nos Drenos dos 4 FETs (bobina) e o resistor (comum) é ligado no Positivo da alimentação dos motores +12vcc ou 24vcc.Vc precisa ajustar os TrimPots p/ uma corrente baixa ou até que os Leds acendam ... não é um fator critico pois só servira p/ testes.
Alexandre,Achei o esquema aqui e coloquei os pinos de acordo com seus bornes ...Qualquer duvida da um toque !AbsReinaldo