Bom Dia PessoalGostaria de pedir ajudada de vocês para os problemas que venho enfrentando com minha maquina de corte a Laser!Comprei a maquina a 6 meses e desde então já estragaram 4 tubos na mesma, estou com com o 5° Tubo Laser em uso, por sorte o importador que me parece muito honesto trocou todos estes tubos sem nenhum custo para mim! Porém os 4 primeiros colocados foram da RECI de 100W, já o 5° tubo que esta em uso também da Reci só que de 90W. Bom! Não estou questionando a redução da potencia pois o importador formalizou que irá me dar um desconto futuramente para compra de um tubo de 100W pelo valor do de 90W.O importador enviou seu técnico diversas vezes para analisar a maquina e trocar o tubo! O técnico me parece ter muita experiencia mas não tem um conhecimento teórico em relação a eletrônica! De qualquer forma este técnico alega que o problema é no lote de tubos da Reci, porém estou com um pé atras quanto a esta afirmação visto que o ultimo tubo trocado (4° tubo ) a etiqueta não estava no nome da RECI e sim no Nome da Beijing Lasea Laser Technologys (acho que é mesma empresa!, mas a etiqueta era diferente!) e a fabricação pela etiqueta é de março de 2016, diferente dos anteriores que eram de 2015! Analisei toda maquina e encontrei algumas coisas que achei fora do normal ou com problemas:1° A fonte Chaveada (GY400W-B-1) (fonte que fornece 46V para os Drivers, 24Vcc para a controladora e 5V para diodo Laser) esta com suas ventoinhas de refrigeração ligadas direto, acredito que as mesmas deveriam ligar somente quando a temperatura da fonte estivesse alta (liga / desliga automático de acordo com necessário), ou seja, ao ligar a maquina as ventoinhas já ligam automático sem mesmo a energia da fonte estar sendo consumida, pois a maquina esta em repouso!2° Levei alguns choques na maquina, então fui medir se tinha energia na carcaça e encontrei 42Vac na carcaça da maquina,desta maneira fui verificar o aterramento, foi neste momento que identifiquei que o fabricante chinês colocou o cabo de aterramento da carcaça em uma parte plastica da maquina , ou seja, todo aterramento que fiz com haste de cobre, etc não estava servindo de nada pois o fabricante colocou o cabo em um material isolante! Fiz um novo aterramento da carcaça, agora colocando o parafuso em uma parte metálica, medi novamente a carcaça sendo que desta vez encontrei 0Vac. OK! Problema resolvido! Porém este problema poderia estar interferindo em diversas partes eletrônicas pelo que estava verificando aqui mesmo no fórum. Peço a opinião de vocês para os dois problemas relatados acima e principalmente analisar se o 2° problema pode ter alguma relação com os danos nos tubos ou se o problema dos tubos é apenas problemas de fabrica como o técnico do importador me informou. DADOS TÉCNICOSMinha maquina tem área de corte de 130/90, tubo Laser de 100W as características são as seguintes:- Controladora RDC6442S (EC) - Painel de Controle RDLC320- Fonte do Tubo Laser MYJG100W (esta foi trocada junto com o 4° tubo), a que veio com a maquina era a HY-DY13- Chiller CW5200- Fonte Chaveada GY400W-B-1 esta fonte é alimentada pelo filtro = EMI Filter ZJ-2025-10A- Tenho Estabilizador na alimentação de entrada (estou sem os dados dele agora!)TUBOS - 1°, 2° e 3° Tubo 100W Modelo W4 da RECI (data de produção 2015 de todos eles, porém a data exata de cada um esta ilegível, pois foi escrita com caneta com uma letra ilegível sob a etiqueta).- 4° Tubo LASEA ZS-1450 100W date March 1 2016 Beijing Lasea Laser Technologys- 5° Tubo em uso (estou sem os dados dele agora) mas é RECI e o técnico afirma ser de outro lote assim como ele havia afirmado no 4° tubo
Boa tarde Maurício....Realmente a Reci de 2 anos pra cá após uma reformulação na empresa os seus tubos não tem mais a qualidade de antes e muito amigos aqui do fórum tiveram problema com os mesmo fabricado nesse período do fina de 2014 em diante...Creio eu que o seu problema era realmente o tubo...Quanto as ventoinhas em todas essas fontes elas ligam automaticamente ao serem energizadas e não tem controladores de temperatura igual vc está achando...Sore o fato do aterramento pode ser que ela possa ter te dado alguma interferência mais muito pouco provável e já que fez o aterramento certo agora espero que tenho bons corte a partir de agora e sem problemas por um longo tempo...Qual a marca de sua máquina para ficar relatado aqui?AbraçoRodrigo Martins
Sou testemunha, o meu deu pau com menos de 200 horas....
analizando tudo que escreveste, alias muita coisa mesmo rsrs, mas me diga uma coisaO QUE ACONTECEU COM OS TUBOS?
Para bom funcionamento do tubo laserCorrente e tensão de acordo com modelo do tubo laserTemperatura da agua abaixo de 25°CBaixa umidade do ar.Com tantos problemas assim, o ideal seria trocar a fonte do tubo laser também.Apesar que já tive muitos problemas com tubo Reci, mas não tem tubo que corte igual a eles, sua velocidade é bem superior. Mas por outro lado, tem muitos problemas. Estranho esses tubos ficarem com você.Porque a Reci pede a quebra do tubo laser quando está na garantia. Oque pode ter acontecido, é do importador está com um lote muito antigo. Essa seria a resposta por muitos problemas e de não ter quebrado esses tubos.
A primeira foto é Reci a Segunda foto é da marca EFR
ja escutei falar que este EFR, é um excelente tubo, ou estou errado nobre edvaldoabraço