Clube CNC Brasil | |||
Retornando a aquele assunto do cabo conversor, eu falei com o Ricardo da Tekkno Mecatrônica e ele me disse que um ex funcionário dele conseguiu configurar p/ CNC e que vai procurar p/ ver se encontra alguma documentação ... vamos aguardar ... ![]() Qualquer coisa eu posto aqui. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login .........Eu tb nunca dei sorte com a cnc3ax, a minha é barulhenta e esquenta motores, (hoje ela é a segunda reserva, depois de umas hobbycnc) hoje estou em lua de mel com uma xing ling TB6560 Toshiba com motores 9,9 em modo bipolar que esta sendo uma tranquilidade. Pela primeira vez tenho paz eletronicamente, ![]() abraço Clube CNC BrasilEstou fazendo outra placa e soldar novos componentes, ao invez de trocar todos novamente, já estou vendo a hora das trilhas se soltarem da placa!
O que não está acontecendo na placa! rsrs! não dá sinal algum!! Agora estou testando só no eixo "Z" como me foi sugerido, troquei os FET's e CI's e nada funciona ainda, 1 ou 2 dos FET's esquentam demais, daí acabo desligando pra não correr o risco de acontecer o pior. Como eu já tinha passado o lay pra outra placa, estou fazendo outra, daí coloco novos componentes e vou testando passo-a-passo na montagem, monto 1 eixo por vez e faço o teste, componente por componente e eixo por eixo! Alguem tem aí uma descrição do que tem que ter em cada pino dos CI's e FET's?! (não é o datasheet) Assim uso como referência, só não dá pra fazer um teste muito legal porque não tenho ociloscópio. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Jair, Essa é uma boa noticia!!! Vamos ver se conseguimos usar esse monte de porta USB disponível!! hehe!! Clube CNC BrasilHoje obtive algum sucesso!!
Troquei os FET's e CI's do eixo Y e fiz o teste sem e com motor, sem ok, com esquentou, queimaram novamente! Mas a culpa foi minha, troquei os fios dos motores! ![]() ![]() ![]() Fui para o eixo Z, colquei os CI's e FET's novos, testei com o motor e ok!!! Não fritou!! Não sei se realmente havia comunicação com o PC, pois parecia não haver força ou comando para o motor, meio que tremia e não girava nem pra um lado nem pro outro! Tirei o cabo paralelo e continuou a mesma coisa, parece realmente não haver comunicação, Como testar se há comunicação?! Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Hoje obtive algum sucesso!! Vc configurou o software ? Ver se tem comunicação precisa de um scope p/ ver os sinais na entrada step do L297. Vc diz que esta tremendo, ligou os fios do motor corretamente ? Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Vc configurou o software ? Desta vez foi feita a ligação correta no motor, os FET's não esquentaram até torrar, hehe! Quanto a confuguração da pinagem... Clube CNC BrasilVc esta usando match3 e eu não tenho as manhas deste software, a configuração esta correta porem precisaria ver se o resto está ...
Vc não quer tentar configurar com o TurboCNC e depois partir p/ o Match3 ? Pelo menos eliminaria a duvida sobre o software. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Vc esta usando match3 e eu não tenho as manhas deste software, a configuração esta correta porem precisaria ver se o resto está ... Hehe!! Está em vantagem! Você não tem as manhas deste, eu por outro lado nem desse nem de nenhum outro!!! rsrs! É um mundo novo para mim! Eu tentei com o TurboCNC, porém acho que os FET's já estavam estourados! Assim que terminar de corroer e montar a outra placa faço os teste legais no TurboCNC. Então! O motor meio que tremia mas não dava pra ver, só pelo tato, como se estivesse ocioso, sei-lá! O Step é o Clock pin 18 né?! Me tira uma dúvida! Dá para testar com um frequêncimetro ou só ociloscópio mesmo?! Ainda não chegou, mas comprei um frequêncimetro digital numérico, na verdade é um multimetro com esta função. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Hehe!! Está em vantagem! Você não tem as manhas deste, eu por outro lado nem desse nem de nenhum outro!!! rsrs! É um mundo novo para mim! Está fazendo um chiado, tipo ovo frito ? Se sim, é normal ! Citar O Step é o Clock pin 18 né?! Isto, pino 18 do L297. Citar Me tira uma dúvida! Dá para testar com um frequêncimetro ou só ociloscópio mesmo?! Ainda não chegou, mas comprei um frequêncimetro digital numérico, na verdade é um multimetro com esta função. Dá sim ! porem eu acredito que o problema esta no software e não no hardware, mas não posso afirmar nada ainda?! Clube CNC BrasilNada de chiado, só tremores sentidos apenas pelo tato, isso em apenas em um eixo, não testei nos outros por falta de FET's e CI's, pois eles queimaram.
Os motores são de 5,5kgf Mod. 57BYG 059 Clube CNC BrasilEstas placas são mais complexas do que parecem, sem contar que p/ comprar L297 bom é muito difícil ... já cheguei a pegar 5 pifados em um lote de 10.
Eu recomendo vc a seguir os tópicos sobre a CNC3AX que temos aqui no forum pois muitos mistérios já foram revelados ... rs Clube CNC Brasil
|