Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilPergunta feita pelo Brenck.
Citar Citação de: Brenck em 10 de Janeiro de 2008, 13:59 Bom ... vamos calcular : 3 Motores de 2 Amp por fase ... Sendo que cada motor vai ter 2 fases acionadas por vez, então o consumo de cada um sera => 2 x 2 Amp = 4 Amp por motor ... Total de drivers a serem alimentados, no seu caso é igual a 3, então ficara uma corrente total de => 3 x 4 Amp = 12 Amp total ... Seguindo a formula abaixo : Corrente da Fonte3 = ((Vmotor / Vfonte)* Itotal)* Ms Onde: Vmotor = Tensão da bobina do Motor. Vfonte = Tensão retificada da Fonte3 (Fonte do motor). Itotal = Corrente total do motor (Corrente do motor por fase * 2 = Itotal ). Ms = Margem de segurança (Pode ser de 1,5 a 2,5 - aconselho utilizar 2) De acordo com os valores que voce passou, ficara assim: Vmotor = 4,5 Volts Vfonte = 40,8 VDc (Supondo um trafo de 30 VCA - para calcular outros, é só multiplicar a tensão do trafo por raiz quadrada de 2 e subtrair 1,6 =>( 30 x 1,4142) - 1,6 = 40,8 volts DC) Itotal= 12 Amp Ms = 2 Aplicando a formula => ( ( 4,5 / 40,8 ) * 12 ) * 2 = 2,64 Amperes => arredondando => 3 Amperes Portanto o Trafo para fonte3 sera de 30VCA por 3 Amperes ... Calculando o capacitor: C = ( 80000 * I ) / V Onde: C = Valor do capacitor em MicroFarads (uF). I = Corrente máxima que será utilizada. V = Tensão de saída da fonte. De acordo com os valores que acabamos de calcular: I= 3Amp V= 40,8 Vdc Aplicando a formula => ( 80000 * 3 ) / 40,8 = 5882 uF => arredondando p/ um valor comercial => 6200uF por 63 Volts Seu capacitor sera de 6300uF 63VDC eletrolitico ... Conclusão final: Trafo para fonte3 sera de 30VCA por 3 Amperes e capacitor sera de 6300uF por 63VDC eletrolitico Citar Citar Um carregador de celular, mesmo que tenha uma saida de 5 VCC, ela não é regulada, portanto não vai servir ... é extremamente importante que a fonte1 (5VCC) seja regulada ... Minha sugestão é para que voce compre um eliminador de pilhas de 12VCC por uns 800mA e coloque um 7805 para fazer a "regulação" ... veja um exemplo na figura abaixo ... OBS: Esta fonte no exemplo é suficiente para os tres drivers ... Citar Citar Sim, para a fonte2 serve, mas observe que cada driver vai precisar de 800mA, então seu eliminador de pilhas precisara fornecer no minimo 3 amperes ... ou então utilize um eliminador para cada driver ... Citar Citar Sim Brenck, é verdade e ja fiz seus calculos baseado na formula apresentada pelo Jorge ... Foto com sugestão para a fonte dos isoladores opticos. Clube CNC BrasilOlá.
Estou com dúvidas ![]() Bom, tenho um transformador com saida efetiva de 23V e 2A Quando retifico (em ponte) e filtro com capacitor (10.000uF 100V), consigo 31,2V com o motor de passo desligado (cnc3ax) Quando os motores são ligados, a tensão cai para 25,6V Esta queda de tensão é normal? Vou mandar fazer um trafo. Para projetar a tensão de saída do trafo, esta deve ser com os motores ligados ou desligados? Visto que irei trabalhar perto dos limites da cnc3ax (IRF640 com modificações necessárias a placa) Se eu mandar fazer um trafo de 33v no secundário, teoricamente terei 45V depois de retificado e filtrado (33*1,41-1,6). Mas pelo o que vi, esta tensão vai cair quando eu ligar os motores, certo? E pelo o que aconteceu com o meu trafo de 23v, caiu 5,6V. Então devo projetar meu trafo, considerando esta queda de 5,6V quando ligo os motores? Ou esta tensão a mais pode ser prejudicial ao IRF640? Qual o valor máximo, porém seguro para preservar a vida útil dos fets para mandar fazer meu trafo? Falando nisso, o preço que encontre aqui para mandar fazer um trafo 120v p/ 33v, 8A variou entre 72 e 125 reinaldos Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Olá. Não é normal não ! Ou voce esta puxando mais corrente do que o trafo pode fornecer. Ou seu trafo esta configurado p/ 220v e esta ligado em 110v. Ou voce esta usando apenas um enrolamento primario de 110volts e deixando o outro aberto. Ou seu capacitor é uma roubada e não tem 10000uF. Diz pra nos qual a corrente dos seus motores ? Citar Vou mandar fazer um trafo. Para projetar a tensão de saída do trafo, esta deve ser com os motores ligados ou desligados? Visto que irei trabalhar perto dos limites da cnc3ax (IRF640 com modificações necessárias a placa) Voce deve pedir o trafo de acordo com a formula ... estando tudo correto a tensão não ira cair mais que 1 volt, se cair ... Meu trafo com os três motores ligados não cai nadica ... Clube CNC BrasilClube CNC BrasilAlebe
Acho que o trafo ta no limite de corrente.
Mesmo não sabendo da corrente dos motores eu pensaria em pelo menos usar + 50% ou o dobro no trafo. Clube CNC BrasilO motor é de 3V 3A..
Na cnc3ax, usando aquela planilha do excel, com a saída de 23v do trafo, necessitaria de 0,8A para 1 motor de 3V 3A. A ponte é com 4 diodos de 6A Peguei este transformador velho de algum equipamento que estava jogado aqui. O problema deve estar realmente com este trafo então, como vcs disseram. Tem um rabisco de caneta, dizendo que é de 2A, deve ser bem menos.. Porém ele é meio grandinho. Só tem 1 entrada de 110 e 1 saída Enfim, já to cheio de transformadores aqui e nenhum serve, hehe. De qualquer maneira, vou mandar fazer um trafo para maior tensão. 33v de saída está bom ou da pra aumentar até quanto com o IRF640 de maneira segura? Obrigado! Clube CNC BrasilMercury,
O trafo é o maior suspeito, mas verifica o capacitor tambem ... derrepente voce comprou um daqueles batizados que colocam um menor dentro da caixa de 10000uf ... rsrsrs Sobre tensão, eu aconselho a usar 45 VCC maximo ... Mesmo sabendo que os FETs suportam tensões maiores, ha outros detalhes que não constam da CNC3AX para que seu motor não ferva no caso de elevar esta tensão ... Clube CNC BrasilClube CNC Brasil
|