Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilHe, he, he ... o cara raspa os CIs mas não bloqueia o firmware ? Sonhar não custa nada, né ? ![]() Vou por enquanto apostar em probs com a configuração ... desconfiado de que o endereço do escravo [ o MPG ] pudesse estar errado, planejava testar e procurava um prog capaz de automatizar a busca ( são 248 endereços e o escravo modbus não responde absolutamente nada se não reconhecer seu próprio endereço ) quando chegou uma msg do gringo com um screenshot ... adivinha ? O dele tem endereço diferente ![]() Mais tarde vou testar ... tem que ser este o prob ... ou pelo menos um dos probs ![]() Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login eu tambem ja tinha aberto o equipamento e notei que todos CIs foram raspados propositalmente...que o amigo sugere?... Por enquanto continuar tentando diferentes configurações ... a coisa é espinhosa pq o escravo não responde a nada que não reconheça, ou seja, probs com endereço, velocidade de comunicação etc redundam apenas naquela msg de timeout, que significa apenas que não há rsposta ... mesmo com um osciloscópio é difícil determinar se há probs no hardware pq simplesmente não há sinais do escravo a verificar se a configuração não estiver correta, apenas do mestre e isto sei que há ... Clube CNC BrasilClube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Jorge, Pelo hardware não tem como saber o endereço ? Que eu saiba, não. Estou refrescando a memória, re-estudando Modbus, mas até agora não encontrei um meio de assegurar que estou usando o endereço correto. Há ainda outros complicadores, como diversas funções e seus endereços ... pior, nem sempre a implementação do protocolo é plena e canônica ... ou seja, nem sempre a coisa funfa de acordo com a norma ... Em suma, só haverá uma resposta do escravo se tudo estiver certinho ... incluindo a velocidade de transmissão ... Tô procurando alguma coisa capaz de fazer uma varredura, ou seja, cutucar todos os endereços e todas as funções e fazer o log ... ainda não achei ... quando se tem a certeza dos endereços e funções é bico, há um monte de monitores por aí ... mas nesta situação, quando não se tem certeza de nada, nenhuma documentação confiável, é osso ... Há uma função broadcast - o mestre envia uma requisição a todos os escravos, todos a reconhecem, mas não respondem ... é write only ... Testei há pouco o endereço que o gringo tá usando e ... neca ! Clube CNC BrasilJorge,
Estou muito cru neste assunto, já estudei muito sobre ModBus, porem nunca implantei nada neste sentido ... no entanto lendo o que vc escreveu posso dar alguns pitacos ... Se entendi direito, acho que não, mas tu diz que não responde a um comando universal onde algo deveria acontecer independente do endereço estar, ou não, correto ... Creio que vc já percebeu, mas não custa escrever ... se eu estiver certo no que escrevi acima, a parte de endereço, por enquanto, pode ser deixada de lado, pois não esta respondendo mesmo quando ele deveria ser ignorado, portanto o problema agora se concentra na comunicação ... Ai pode ser níveis de sinais do RS232, velocidade, protocolo ou etc ... stop bits, paridade, start bits e etc etc etc ... Isto deveria vir bem claro no manual, mas estamos falando em chines ... então .... sei la ?!?!?! ... rsrsrs ![]() Vou, também, rever meus (Plagiando a vc mesmo) alfarrábios .. ehehehe ![]() Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login ... o problema agora se concentra na comunicação ... Pois é ... é "só" disto que se trata ... ![]() Citar Ai pode ser níveis de sinais do RS232, velocidade, protocolo ou etc ... stop bits, paridade, start bits e etc etc etc .. Sim, pode ser qualquer coisa ... há milhares de possibilidades ... a nobre arte do troubleshooting consiste em nada mais que reduzir o número pra algo tratável, né ? ![]() Citar Isto deveria vir bem claro no manual ... O manual até que tá claro, pena que não funfa ... ![]() ![]() ![]() ![]() Citar Vou, também, rever meus (Plagiando a vc mesmo) alfarrábios .. ehehehe Como referência primária tô usando isto: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Clube CNC BrasilJorge,
Não sei se ajuda, mas é algum material especifico do Mach3 Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (são 3 páginas) Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Sim, pode ser qualquer coisa ... há milhares de possibilidades ... a nobre arte do troubleshooting consiste em nada mais que reduzir o número pra algo tratável, né ? Exagero de sua parte, é só ir por etapas : ... 1 - Os sinais estão com nível de tensão correto ? 2 - O trem de pulsos chega no Moscão com níveis de tensão adequado? 3 - Não há curto na saída do moscão p/ o conversor RS232 ? Chinês adora curto ... rsrsrs Estando estas etapas OK é só arriscar um Protocolo mais comum, exemplo : Baud Rate - 9600 , 1 start bit , 8 de dados e 1 stop bit ou Baud rate - 19200 , 1 start bit , 8 de dados e 1 stop bit Pode se jogar com os stop bits colocando 2. Citar O manual até que tá claro, pena que não funfa ... Na minha opinião, a menos que se queira aprender algo com a manivela, não vale a pena queimar os neurónios tentando adivinhar o que esta errado ... me parece obvio que o Alex não deu sorte ... joga na lixeira e compra outro ... mas é só a minha opinião ... rsrsrs ![]() Clube CNC Brasil
|