PESSOAL TO QUERENDO ADAPTAR UMA VALVULA COMUM DE JARDIM ETC... PARA REALIAR O CONTROLE DE ABERTURA E FECHAMENTO ELETRICO , TENHO TODO UM SITEMA QUE TO DESENVOLVENDO COM MICRO CONTROLADORES , DAI QUERIA UMA IDEIA PARA ADAPTAR UM MOTOR DE PASSO NESTA VALVULA .ALGUEM PODE ME AJUDAR COM ESSA IDEIA.OBRIGADO VLW GALERA.
Eu seguiria a dica do Sir Jorge, PWM, não acho que seja muito preciso mas resolve o problema com tranquilidade.
Agora eu também tenho uma ideia :
Um pedaço de barra roscada direto no eixo do motor, uma válvula esfera com alavanca, uma porca louca na ponta desta alavanca com um rasgo p/ ela correr.
Tem umas palavrinhas que eu o-de-i-o dicumforça e babando ... precisão é uma delas ... Exercício f-útil: pensemos na precisão, na exatidão e na resolução necessárias pra um sisteminha como o proposto ...
Eu não entendi o exemplo do motor com aquela rosca sem fim e a válvula com a porca?
Só uma pergunta , esse método aumenta a força do motor ?
Ahhh pode me dizer que programa é esse que você fez essa simulação ?
Equalizar a temperatura da agua não é uma tarefa tão simples assim ... se não houver um controle bom (Talvez até um PID ?!) vai esquentar e esfriar o tempo todo ...
Vendo a animação que Sir Jorge postou me lembrei do motor de maquina de vidro (Carros) ou o do limpador de parabrisas ... já tem tudo isto dentro, só não é motor de passo, porem dá p/ fazer com servo facim ... ou quem sabe adaptar um motor de passo ?! Força acredito que tenha de sobra ?!
Eu preferiria o motor de passo pra simplificar as coisas, dois sistemas em malha fechada - o servo e o termostato - oneram bastante o projeto ... mas tb dá pra adaptar um stepper à máquina do limpador de para-brisa, claro.
Ou trabalhar com pulsos fixos, um pulso gira x° ... ele só precisa que a válvula abra ou feche com uma boa resolução, quem vai controlar é o sensor de temperatura ...
Mas me veio em mente mais uma variável que precisa ser considerada, Vazão ... quanto maior a vazão mais difícil controlar e a vazão não é constante.
Imagine alguém tomando banho, eu sei que é difícil pra vc que tem pouco experiência no assunto, mas faça um esforço
Não importa muito a vazão, desde que dentro dos limites do sistema ... isto não impõe dificuldade, o verdadeiro prob em qualquer sistema de controle é a variação e sua correção ... para obter a maior latitude possível para o ajuste eu pensaria em controlar tanto a entrada de água quente quanto da fria ... Não gosto quando a gente fala em muito / pouco, grande / pequeno ... vá lá saber o que cada um tem em mente ... o ideal seria discutirmos os limites do sistema ... qual a vazão máxima / mínima, temperatura de conforto máxima / mínima, do ambiente, da água quente / fria, limites de variação, volumes dos reservatórios, velocidade de correção etc etc etc ...