John,voce vai precisar de um trafo na saida do dimmer por dois motivos,1º o ISOLAMENTO,para isolar e abaixar a tensão de saida para um patamar seguro,visto que terá sempre alguem esperando a peça de isopor.2º FIO de NiCr,dependendo do comprimento do fio temos que ter uma tensão compativel senão voce não consegue controle de aquecimento dele,então antes de voce fazer o dimmer,teria que ter os dados do fio para calcular a corrente e tensão dele,aí sim se calcula o trafo,o dimmer é só questão de acertar o triac certo depois,esse da foto é superdimensionado pro uso de sua maquina.
Abraços
Pravato Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
sendo mais especifico: um fio com 0,020 mills(equivalencia de 0,5mm aprocimadamente)
corrente necessaria para uma temperatura de 1400graus(não é o seu caso, mas serve de referencia maxima) wire sise 0.020 volts per cm 0.12 corrente 5.6 amp (fio de tungstenio) ou seja um trafo de 12volts 5amps toca o seu projeto
Voce nao tem permissao p/ ver este link.
John,voce vai precisar de um trafo na saida do dimmer por dois motivos,1º o ISOLAMENTO,para isolar e abaixar a tensão de saida para um patamar seguro,visto que terá sempre alguem esperando a peça de isopor.2º FIO de NiCr,dependendo do comprimento do fio temos que ter uma tensão compativel senão voce não consegue controle de aquecimento dele,então antes de voce fazer o dimmer,teria que ter os dados do fio para calcular a corrente e tensão dele,aí sim se calcula o trafo,o dimmer é só questão de acertar o triac certo depois,esse da foto é superdimensionado pro uso de sua maquina.
Abraços
Sim pretendo usar um trafo. Vou mandar enrolar conforme ficar decidido aqui a necessidade. o fio seria esse: Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login comprimento 1 metro. Talvez outro fio seria melhor, aceito sugestoões.
John sendo mais especifico: um fio com 0,020 mills(equivalencia de 0,5mm aprocimadamente) corrente necessaria para uma temperatura de 1400graus(não é o seu caso, mas serve de referencia maxima) wire sise 0.020 volts per cm 0.12 corrente 5.6 amp (fio de tungstenio) ou seja um trafo de 12volts 5amps toca o seu projeto luciano
Luciano, conforme ficar decidido aqui, vou mandar enrolar o trafo em Goiania. O dimmer já me sugeriram da outra vez fazer com desses de lampada, adicionando um triac. aceito susgestoes. abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!
Ola John, eu uso um trafo de 36v x 10amperes e uso o proprio fio para controlar a temperatura. Abraços.
É o que eu tava falando ali atras,Pardal a sua maquina só não tem uma definição de tamanho de fio,nem de regulagem,pode ser usado tambem,esse sistema é chamado MPI.(Mais Pelado Impossivel),é o uno mille dos cortadores
Pravato Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Ola John, eu uso um trafo de 36v x 10amperes e uso o proprio fio para controlar a temperatura. Abraços.
OK, desculpe a minha ignorancia, mas essa tensão de 36v CA com 10A não ofereçe nenhum risco de choque né? Em todo caso eu precisarei de um dimmer, pois a maquina é encomenda. abraço
Eu ja usei um controlador de velocidade de ventilador de teto para controlar a temperatura,aqui na cidade onde moro ele custa $30,00. Abraços
Ok, eu vou compar o fio niquelcromo e enquanto ele não chega posso usar algum outro fio para ir testando? Tenho um trafo 12 + 24V que não sei a amperagem (era de uma CNC3AX) já ouvi falar de corda de violão, um tipo de linha de pesca metalica e mesmo resistencia de chuveiro;D o dimmer vou comprar na loja de mat. eletrico. achei esse outro fio aqui: Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login abraço
« Última modificação: 30/11/12 - 13:14 por john »
Use fio de resistencia de chuveiro faminho, de preferencia que seja de resistencia 220v, pois o fio é mais fino que o de 127v.Esta resistencia voce encontra em lojas de materiais eletricos, custa $10,00. Abraços.
John este fio do ml esta caro demais procure a casa ferreira na florencio de abreu. concordo com o pardal tenho um pouco de fio de 0,4mm peguei um trafo usado que ia para o ferro velho saida 30vca e esquentou o fio legal aproveitei e medi a corrente 4 amperes
John este fio do ml esta caro demais procure a casa ferreira na florencio de abreu. concordo com o pardal tenho um pouco de fio de 0,4mm peguei um trafo usado que ia para o ferro velho saida 30vca e esquentou o fio legal aproveitei e medi a corrente 4 amperes luciano
Eu tenho essa trafo 12+24 que era de uma cnc3ax, posso usar os 12+24 em paralelo para obter 36V e maior amperagem? estou a mais de mil km da Florencio de Abreu hehehehe abraço
« Última modificação: 30/11/12 - 13:43 por john »
Eu tenho essa trafo 12+24 que era de uma cnc3ax, posso usar os 12+24 em paralelo para obter 36V e maior amperagem? estou a mais de mil km da Florencio de Abreu hehehehe abraço
Em serie pode,a amperagem nao vai somar,a tensao sim, 24 + 12=36. Se a bitola dos fios for diferente amperagem vai diminuir.