Falando em preço de materia prima....Aqui uma tábua de pinheiro (araucaria), de primeira, custa 80 pila se fizer pedaços de 500 x 300 x 25 dá pra fazer 10 pedaços e sobra uma de 400 x 30 ou seja tenho uma madeira de lei de primeira por R$ 8,00 para cada pedaço de 500 x 300 x 25. Em outras partes desse nosso enorme País existem outras madeiras e outro preços, mas considerando que a araucaria é simbolo do Paraná, em Curitiba ou se acham e querem valorizar o seu simbolo, ou deveria ser mais barato .De qualquer maneira o tipo de madeira usada valoriza ou não o preço final da peça. Se usarmos pinus idiota, digo illiottis, o mesmo trabalho valeria menos de 50% do que se for feito na araucaria. O trabalho e o tempo de usinagem para nós é o mesmo, só por causa de uns dois ou tres reais na materia prima, deixaremos de ganhar 40 ou 50 no final, então pensem na qualidade antes de pensar no quanto se gasta. O importante é quanto sobra.
Tens total razão quanto à valorização do produto final. Mas, não estou buscando somente preço. Estou buscando qualidade também. Um painel de teca pode me trazer isso, como pode ser um tiro no pé. Confesso que andei olhando pra umas tábuas de araucária, mas o frete inviabiliza ela aqui.As madeiras que uso tem o problema do tempo para a secagem. Algumas racham ou empenam e me dão um trabalho extra.Hoje devo ter mais de R$ 3.000,00 em madeira, parado e esperando secar. Se fosse uma madeira seca e aparelhada já tinha virado tábua de churrasco e grana no meu bolso. É claro que uma tábua feita no angelin fica muito bonita e é bem valorizada. A de teca pode não agradar muita gente ou não, nunca fiz uma. Mas, agradando ou não vou ter uma segunda opção para os clientes. Quem sabe uma terceira com a araucaria?Os preços também serão distintos, assim como a oferta. Daqui a pouco começo a fazer no marmore ou granito, quem sabe? Ou, nem me preocupar com a madeira e fazer uma tábua onde o local de cortar a carne seja de plástico (aff tem outro nome mas é um tipo de plástico), como esse exemplo da foto. A gente tem que ir procurando alternativas, o problema é ficar parado sem materia prima, madeira, com tanta por ai.Também estou me preparando para outras alternativas, vou começar a cortar depron, balsa e compensado, pra fazer aeromodelos, coisa que domino bem. Posso começar a fazer quadros ou outro artesanato é questão de saber valorizar um pedaço de madeira, que é o meu caso. Quando penso que estou mexendo com CNC a menos de 5 meses ainda me arrepio, mas é um campo muito vasto e pouco explorado.Mas, como esse sábio disse: "O importante é quanto sobra!" Vitorette
Bem vindo ao clube dos com madeira mas sem madeira. rsrsrs;.....
Olha a minha ai ! ... (Sorry, but you are not allowed to access the gallery)(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)
Muito bom chefe!
Puxa saco.
Márcio, dá para você divulgar para nós o desenho da tábua do curintia, prá nóis dá um ctrl c nela, obrigado.
Pessoal,Bom dia.Tenho visto tanta tábua para churrasco que estou pensando em colocar a disposição de venda para vocês uma tropinha de boizinhos sobreano. Estão gordos - como costumamos dizer por aqui - de cola enterrada.Por favor, é de amadurecerem as idéias - ajudem este velhinho.... jcs