Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC Brasilbom, antes de mais nada, obrigado desde ja pelas dicas e toques, resumindo toda a historia, o hd deu pau e tento instalar um novo ubuntu, como comprei a maquina do saudoso gilberto (guimbaBF), seguem todos os assuntos pertinentes que encontrei da maquina.....
Olá, a máquina que uso atualmente tem área útil de 60 x 88 cm, o spindle é um motor siemens de 1/2 cv casco de alumínio + inversor weg CFW10 + porta pinça ER11 com jogo de pinças até 7mm, esse motor chega a 18000 rpm, o deslocamento é por cabo de aço (rápido e eficiente), os motores são de 15 Kgf o drive é o cnc3ax modificado para maior tensão, se voce fornecer um PC para instalar o programa de controle entrego a máquina funcionando e com alguns arquivos prontos para corte x.x.x.x.x.x..x.x.xx. Em uma barra roscada o passo fica em torno de 2mm, dependendo da rosca, já o eixo de 22mm que vou usar para mover o X tem um passo de aproximadamente 70mm, por isso é necessário uma grande redução, comprei uma polia grande de 90 dentes e três pequenas de 10, 12 e 15 dentes + correia sincronizada, o que dá uma redução de 9:1, 7,5:1 e 6:1 respectivamente, para experimentar várias reduções. Com a barra roscada eu tinha uma resolução de: 2,31 /400 =0.0057, com o cabo de aço 70/9=7.7777/400=0.0194, isso usando meio passo, vou ter uma velocidade pelo menos três vezes superior à barra roscada, e ainda a vantagem de poder mudar a relação fácilmente, nada de trepidação com a barra empenada, nenhum ajuste crítico em relação ao alinhamento barra roscada e porca, etc. x.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x o cabo de aço tem diâmetro de 1,5mm e é comum sem revestimento, acha fácil em casas de ferragens, o eixo tem 22mm de diâmetro o que dá um "passo" de aproximadamente 70mm, por isso a redução de 9:1 x.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x Hoje instalei o cabo de aço no eixo Y, como o X tinha ficado muito rápido aproveitei e diminuí o diâmetro do eixo na parte onde vai a rosca para 17mm X e Y, ficaram com um perímetro de 56,1 mm, com a relação de 9:1 deu uma resolução de 15,5 milésimos em meio passo x.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x Velocidade: testei os eixos com 6 metros por minuto sem perder passo, para uso deixei os eixos X e Y limitados em 4,5 metros por minuto, não achei necessário mais velocidade, se mais tarde precisar eu aumento, nessa velocidade com motores de 15K precisa fazer muita força para segurar o eixo, com a placa cnc3ax. para a redução de 9:1 comprei uma polia fora de linha de 90 dentes de alumínio, mas para reduções grandes tem a solução de usar uma dupla redução, fica bem mais barato, por ex: duas reduções de 3:1 = 9:1 x.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x conseguí resolver o problema de perder passos em determinadas frequencias, vou deixar a dica vai ajudar quem usa a cnc3ax; na janela de configuração do drive do EMC2, sempre deixava copnfigurado para o L297, cliquei em outros e mudei o primeiro quadro de 500 para 550, e o último quadro de 1000 para 1200, após isso acabaram as perdas de passo. mexendo nas acelerações e velocidades dos eixo sempre uso 250 na aceleração e mudei para 1000, o que acontecesse usar uma aceleração mais alta e pós com código G de parada exata ? Clube CNC Brasilcontinuando, partindo destas ideias, comecei a instalar o linux ubuntu. na bios utilizei paralela mode NORMAL E ECP. (op gilberto dizia que nao tinha diferença)
a minha versao do linux é 10.04 LTS Lucid Linux. minha maquina é placa mae é asus m5a78l-m (zero) com processador sempron 145 (zero) e 4 gigas dd3 (zero),placa de video off board 1 mega... PRIMEIRA TELA. o Gilberto sempre usou driver tyoe other, com esses parametros igual na foto.... alem destes, eu tambem usei o driver do L297, que a minha cnc3ax...o valor de 40100 foi o valor maximo de latencia de memoria que achei. o que devo mudar nessa telaW Clube CNC Brasilcontinuando, na segunda tela abaixo, devo marcar algum item? include halui ou include classiciadder? nao marquei nada.
seguindo terceira tela - parallel port setup. estou seguindo como esta ai na tela, mas acho que aqui temos um problema, porque, por exemplo, depois de tudo pronto. o eixo Z é acionado quando aperto o icone do splinder, como se o eixo Z estivesse nos pinos 14 e 16, mais pra frente eu explico melhor. Clube CNC Brasilseguindo, na parte de configuração dos eixos, me corrijam, por favor, estou fazendo a configuração abaixo. quando coloco os valores aleatórios de maximum velocity em 7000 e maximum aceleration em 7000 e peço pra fazer o teste, o eixo X se movimenta normalmente. Esses valores eu nao tenho noção de como sao, pois a maquina tem o sistema de cabo de aço.... nao tive essa aula com o gilberto.....
o que acontece, pelo que pude perceber o diametro do eixo ta com 17mm aonde vai a rosca, o que me fez colocar 60 para leadscrew pitch, tanto o eixo X quanto o Y tem o mesmo diametro, por isso repeti a configuração, apenas mudando o tamanho da mesa para cada um. ja o eixo Z, tem 16mm de diametro, como nao tenho mais dado nehum, eu fui chutando 150mm para curso... explico que para os tres eixos, especialmente o eixo X e Y, eu tentei de todos os valores, desde aceleração 5 a evelocidade 5, como 250 e 1000, 5000 e 7000, o unico valor que moveu o eixo X foi este ultimo de 5000 e 7000. acontece que o eixo Y e o Z, NAO FIZEREM NEM POR NADA A MOVIMENTAÇÃO DE JOG.....com nenhum dos valores... baixo ou alto.... sem redução, com redução...... aqui pe que estou perdido.... nao sei o que fazer..... Clube CNC Brasilpara finalizar, a tela de sindle configuration, uso um motor siemens 1/2 cavalo como sinplde com inversor.... estou deixando a tela como esta, nao mexi em nada.
agora a tela quando eu abro programa da cnc, reparem as mensagens de erro nas linhas, o que me deixa encucado é que quando clico no icone spindle stop, ela aciona o motor do eixo Z mas nao da jog. Nenhum dos eixos se movimentam. bom pessoal, é isso, se a maquina funcionar, va ter um churrascao 0800 aqui, ta todo mundo convidado a passar um otimo final de semana aqui em casa....rsrrs..saudações a todos Clube CNC Brasilveja esta tela
você configurou isso corretamente? veja aqui como fazer e diga o que não está conseguindo pra podermos ajudar, ou melhor, pode fazer um video do que está acontecendo, assim conseguimos ajudar melhor edit: deixa eu explicar a imagem melhor, pino 1 unused pino 8 ao 15 unused no restante deixe como está, pelo que lembro é isso pra fazer funcionar, amanha a tarde vou ligar a maquina pra conferir pois por enquanto não tenho mais instalado, vou ver pelo cd... Clube CNC Brasillendo o seu post que foi juntado aqui agora;
primeira tela; drive type, escolha L297 terceira tela, pino 1 unused, pino 8 em diante idem, a configuração da redução não sei como fazer nas três telas seguintes, spindle configuração, também não sei pois na ultima vez que vi o linux não tinha esta opção... espero ter ajuda e tendo duvidas grita daí que escutamos daqui! ![]() Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login lendo o seu post que foi juntado aqui agora; Valeu Ednei !!! ... ![]() Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Valeu Ednei !!! ... to aqui pra isso Mac! faço sempre que posso! ![]() Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login veja esta tela Ednei, ai é que esta.... na tela de paralell port setup, no meu emc nao tem essa opção.... include custon hal configuration.......por um acaso seria essa informação da tela 3 que postei??? ela vem antes da configuração da paralela Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login lendo o seu post que foi juntado aqui agora; Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Ednei, ai é que esta.... na tela de paralell port setup, no meu emc nao tem essa opção.... include custon hal configuration.......por um acaso seria essa informação da tela 3 que postei??? ela vem antes da configuração da paralela ai que tá, mas veja bem, ali é a tela de quando era ainda o emc² agora como tudo foi atualizado deve de ter alguns botões diferentes, include custon hal configuration... bom, antes de querer escrever bobagem vou ter que instalar o ubuntu novamente pois havia abandonado ele faz mais de um ano, só assim pra ver se consigo te ajudar melhor pois minhas alternativas se foram e não lembro mais a fundo... Clube CNC BrasilBom dia senhores, consegui algum progresso. Seguinte; nos pinos 14 e 16, habilitei para STOP OUT e os eixos Y e Z passaram a funcionar. O estranho é que durante a configuração, quando faz o jog, eles nao se movimentam, mas depois de finalizada a confguração, quando abro o programa, eles funcionam. Sei que tem explicação tecnica, mas tudo bem. Agora preciso ajustar a velocidade dos eixos, ai é que estou me perdendo. Acho que estou com problema de latencia tambem, porque o teste esta assim. Começa com 4000 e ao abrir somente o terminal, ja pula para 80.000. Minha placa mãe é zero, memória nova (4 gigas) e processados novo..... estou usando uma placa de video of board de 1 mega......o engraçado é que o meu monitor é lcd cce e na configuração do ubuntu aparece CRT... isso pode estar influenciando ? o que voces me aconselharm? nao pretendo ouvir musica, nem usar o ubuntu para mais nada, alem do emc....
Clube CNC BrasilSenhores, em que pesem os contratempos, a maquina esta funcionando novamente. Depois de dois dias de muita leitura e noite de sono perdida, estou de volta, aos que me apoiaram, mesmo de forma indireta, o meu muito obrigado....
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Clube CNC Brasil |